Caçadores de Destinos: lagoa gigante e praias com altas ondas em Linhares
Município no Norte do Estado conta com 69 lagoas, além de balneários que atraem turistas e surfistas de todo o País
Escute essa reportagem
Um paraíso de águas calmas e, ao mesmo tempo, o destino ideal para os surfistas que gostam de “dropar” altas ondas. Linhares, no Norte do Estado, tem diversas lagoas e praias que atraem nativos e visitantes em todas as estações do ano.
A cidade tem o maior número de lagoas da América Latina. Segundo o município, são 69. Entre elas está a Lagoa Juparanã, que tem esse nome não é por acaso: do tupi, “mar de água doce”.
Isso porque ela é a maior lagoa de água doce e a segunda maior em extensão territorial do Brasil, com 26 quilômetros de comprimento e até 5,5 quilômetros de largura. A Lagoa Nova e a Lagoa do Aguiar também se destacam entre as opções de lazer.
Para quem gosta de água salgada não faltam praias. Pontal do Ipiranga é um dos balneários mais conhecidos no município e, no verão, um dos mais badalados do Estado, principalmente por causa dos eventos realizados na estação.
O charme de Regência, por sua vez, é resultado da mistura da cultura local, que tem entre as tradições o Micafubica e a festa de Caboclo Bernardo, da receptividade do povo e dos cenários graciosos. A tranquilidade da vila, entretanto, é um contraponto diante do mar agitado, ideal para os surfistas.
O fotógrafo Ramon Ivo é nativo de Regência e se reveza entre o prazer de pegar ondas e o trabalho de clicar os surfistas fazendo manobras no mar. “Tenho 33 anos e surfo desde os 12. Aprendi em uma escolinha de surfe local. Regência é o diamante dos tubos!”, disse ele, referindo-se ao estilo das ondas.
As praias de Povoação também são muito apreciadas pelos surfistas, enquanto as de Degredo atraem quem curte pescar.
“Para fortalecer o turismo, a prefeitura está estruturando os destinos e os atrativos da cidade”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Roque Chile.
O Sebrae-ES também é um parceiro do município e contribui para desenvolver todo o potencial turístico local.
Única praia de nudismo do Estado
Nas praias comuns, os trajes já expõem partes do corpo, mas, especialmente em uma praia de nudismo, não se pode tapar nada. É proibido estar vestido! Assim acontece na Praia de Barra Seca, em Linhares, a única praia de naturismo no Estado.
Fundada em setembro de 1993, quando foi fincada lá a bandeira da Congregação Naturista do Estado do Espírito Santo (Nates), a praia foi inaugurada oficialmente em fevereiro de 1994 e fica a 54 quilômetros da sede de Linhares, seguindo pela estrada de Pontal do Ipiranga.
No site da Federação Brasileira de Naturismo (FBRN), Barra Seca está entre as oito praias de nudismo oficiais do Brasil.
No local, que recebe turistas de diversos países, há banheiros, chuveiros e área para camping com energia elétrica. A praia é pública. Para frequentá-la não é preciso pagar nem pertencer a um grupo específico.
O que é obrigatório por lá, entretanto, é seguir o Código de Ética da Federação, segundo o qual não pode haver entre os frequentadores comportamento com conotação sexual, é proibido fotografar ou filmar outros naturistas sem a permissão deles, bem como agir de forma desrespeitosa.
Essas condutas podem resultar na expulsão de quem adotá-las.
Tartarugas e reservas naturais
Linhares é uma cidade privilegiada pela natureza. Além de belas praias e lagoas, possui fauna e flora riquíssimas, com destaque para as tartarugas marinhas, que chamam a atenção dos turistas por lá.
As praias de Regência, Povoação e Degredo são locais de desova de tartarugas gigantes ou de couro (Dermochelys coriácea) e cabeçuda (Caretta caretta). Não por acaso, foi criada em 1984 a Reserva Biológica de Comboios, a cerca de 7 quilômetros de Regência, com o objetivo de proteger fauna e flora.
A Fundação Projeto Tamar também desenvolve atividades de proteção no município e tem uma base de campo com pesquisadores.
Apaixonada por tartarugas, a pedagoga Cíntia Rangel Costa não perde a chance de observá-las, quando visita Linhares. “É uma experiência linda, e o trabalho de preservação feito nos balneários é admirável”.
Também são observados no litoral de Linhares plantas características de restinga e animais ameaçados de extinção, como a preguiça de coleira, o tamanduá-mirim e o ouriço caixeiro.
A Floresta Nacional de Goytacazes, maior floresta urbana do Estado e terceira maior em extensão do País, a Reserva Natural da Vale e a Unidade Municipal de Conservação de Degredo são outros pontos de preservação no município.
*KR Comunicação
Comentários