Líderes se organizam para criar mais atrações no ES
No Caparaó, há estudo para modernizar a estrada que corta os municípios da região. Já no Noroeste, ideia é desenvolver nova rota
Escute essa reportagem
Para planejar ações que impulsionem o turismo e criem mais atrações nas cidades capixabas, líderes de diversas entidades e das chamadas instâncias de governanças regionais têm se unido.
O secretário de Estado de Turismo, Weverson Valcker Meireles, explicou que existem as governanças federal, municipal e estadual para se pensar o turismo, e as governanças regionais, que são os coordenadores de cada uma das 10 regiões turísticas que compõem o Espírito Santo, além da voz de associações e sindicatos.
“As governanças debatem e planejam ações que impactarão no desenvolvimento do turismo da região, fortalecendo os segmentos e potencializando novos produtos”.
Uma das propostas da Secretaria de Estado de Turismo é investir R$ 1 milhão em eventos e dar continuidade ao projeto Turismo de Experiência, com estruturação de até 60 empreendimentos, onde o viajante pode vivenciar a rotina, os costumes e a cultura da região.
“Além disso, vamos capacitar 200 agentes e participar de, no mínimo, sete feiras nacionais e duas estaduais, para mostrar o Espírito Santo”, frisou o secretário.
Na região do Caparaó, a proposta de profissionais de turismo é criar a estrada parque modelo na via do entorno do Parque do Caparaó, que interliga os municípios da região.
“Estamos trabalhando com o Sebrae e debatendo com o governo do Estado para ter uma estrada com pontos de contemplação, sinalização diferenciada para o turista ver para onde quer ir”, explicou Dalva Rigueti, diretora-executiva do Consórcio Caparaó.
Já na região Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras (Noroeste), a ideia é criar a Rota De Minas ao Mar, já que há uma rodovia que liga o Norte de Minas Gerais às praias do Norte do Espírito Santo.
“As cidades de nossa região estão no caminho dos mineiros. Queremos mostrar nossas montanhas, o agroturismo, turismo de aventura e o cultural”, contou Libian Timm, coordenadora da região.
Outro parceiro do turismo é o Sebrae. O analista do órgão, Leandro Dalcolmo Tononi, explicou que a entidade atua com palestras, capacitações, consultoria para ajudar empreendedores a criarem novos produtos turísticos, entre outros. “Também auxiliamos os municípios a criar leis e fazer planejamento estratégico na área”.
Nova rota turística
Os proprietários do Café na Tuia, em Castelo, Sérgio Ricardo Barbieri, 58, e Caio Sérgio Campos, 28, estão animados com a nova Rota Azul, que une Domingos Martins, Castelo e Venda Nova do Imigrante. “Estamos esperançosos com a rota. Com certeza dará mais visibilidade para todos nós”, frisou Caio.
Leia mais: Belezas e novos roteiros de lazer em 10 regiões turísticas do ES
ENTENDA
Governanças de turismo
As governanças Regionais de Turismo são entidades ou colegiados formadas por representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor que, instituídas como esferas de gestão responsável pela interlocução entre a governança estadual e a municipal, representam as regiões turísticas. No Espírito Santo, são 10 regiões turísticas.
O objetivo das governanças é promover a gestão descentralizada e integrada do turismo. São espaços que debatem e planejam ações que impactarão no desenvolvimento do turismo da região, buscando fortalecer os segmentos indutores e potencializar novos produtos, dinamizando a oferta de turismo dos destinos, gerando empregos e oportunidades de renda.
os representantes das 10 regiões turísticas
> Dalva Rigueti
Diretora-executiva do Consórcio Caparaó, que é a instância de governança da região do Caparaó Capixaba. É cientista social, especializada em Turismo e Educação Ambiental.
> Monica Siqueira
Presidente da instância de governança da Região Turística da Costa e da Imigração. Jornalista, é presidente da Adeturci e conselheira no Contures e no Conselho de Turismo de Piúma.
> Reginaldo dos Santos
Presidente da instância da Região Turística Doce Pontões Capixaba, gerente geral de hotel e atua há mais de 30 anos com turismo.
> Rodrigo Roque
Presidente e interlocutor da instância de governança Região Turística Doce Terra Morena. Membro do Contures e secretário de Meio Ambiente e Turismo de Ponto Belo.
> Edvania Fiorotti
Presidente da Imigrantes Convention Vistors Bureau, instância de governança da região dos Imigrantes.
> Paulo Fonseca
Presidente do ES Convention, instância de governança da região Metropolitana. Formado em Administração, desde 1994 atua com turismo no Estado.
> Andréia Rosa
Executiva de projetos do Montanhas Capixabas Convention, gestão de governança da região das Montanhas Capixabas. Administradora, especialista em Gestão Turística. Atua no setor desde 2008.
> Libian Timm
Coordenadora da Região Turística Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras. É pedagoga e secretária de Cultura e Turismo de Vila Pavão.
> Helen Lima
Presidente da instância de governança da região Sul Capixaba dos Vales e Café. Produtora rural, é técnica em Gestão de Agronegócio e faz pós em Gestão de Turismo.
> Andréa Blunk
Turismóloga, professora e presidente interina da instância de governança da Região Turística do Verde e das Águas.
Leia mais:
Comentários