Festa de São Pedro com 4 dias de shows
Os devotos de São Pedro saem pelas ruas de Jacaraípe, todos os anos, puxando um navio de madeira
Escute essa reportagem
A comunidade da Grande Jacaraípe está em contagem regressiva para a tradicional Festa de São Pedro, que será entre os dias 29 de junho e 2 de julho, no pátio da paróquia que leva o nome do santo. A programação inclui atrações religiosas e seculares e terá quatro dias de shows.
LEIA TAMBÉM
Encantos em montanha, praias e lagoas da Serra
Seis circuitos para curtir o agroturismo na Serra
Viradão Cultural na Serra para fortalecer o turismo
Em todos os dias do evento, haverá missa. Entre os shows, destaque para a apresentação do cantor católico Cristiano Fernandes, no primeiro dia de festa. Outros destaques são o grupo musical Família Lima, que subirá ao palco na quinta (29) e na sexta (30), e o Trio Forrozão, no sábado (1º de julho).
O secretário municipal de Turismo, Philipe Lemos, destacou a importância da festividade para o município, que acaba atraindo visitantes de outras cidades.
“É uma festa bem tradicional, que faz parte do calendário oficial da cidade, e muito esperada, principalmente pela comunidade católica da Grande Jacaraípe. Por isso, cuidamos da programação com muito carinho para atrair um público múltiplo, porque não deixa de ser uma festa para todos os cidadãos. Mesclamos as atrações”, esclareceu o secretário.
Os devotos de São Pedro, que é o santo padroeiro dos pescadores, saem pelas ruas de Jacaraípe, todos os anos, puxando um navio de madeira.
“O navio foi refeito, mas o cabeçote permanece o mesmo há mais de 150 anos. A festa ganhou tanta força e importância para a nossa cidade que a data, desde a década de 60, é feriado municipal. Hoje, filhos e netos dos pescadores que iniciaram a tradição dão continuidade a ela”, contou Ricardo Café, membro da comissão organizadora do evento.
Neste ano, a descida do navio, com banda de congo, será no sábado, às 17 horas. A subida do navio será no domingo, no mesmo horário, e a fincada do mastro no pátio da igreja será às 21 horas.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Família Lima fará duas apresentações
Quinta-feira (29 de junho)
Santa Missa na Igreja Matriz, às 19h30. Em seguida, haverá abertura das barraquinhas. Às 20h30, show católico com Cristiano Fernandes. Às 22h, show da Família Lima.
Sexta-feira (30 de junho)
Santa Missa na Igreja Matriz, às 19h30. Depois, abertura das barraquinhas. Às 20h30, show da Família Lima. Às 22h, Grupo Pele Morena.
Sábado (1º de julho)
Descida do navio com banda de congo, às 17h. Em seguida, às 19h, santa missa na Igreja Matriz. Após a missa, abertura das barraquinhas. Às 20h, Quadrilha dos Jovens. Às 20h30, show de Viviane Miranda e, às 22h, Trio Forrozão.
Domingo (2 de julho)
Procissão de São Pedro saindo da Praça Encontro das Águas, às 7h30. A santa missa solene será às 8 horas, na Igreja Matriz. Às 17h, subida do navio com bandas de congo e de Música Estrela dos Artistas. Às 18h30, Quadrilha da Catequese. Às 19h, show com Os Maxuíba. Às 21h, chegada do navio ao pátio da igreja e fincada do mastro. Às 21h30, show luau com Renato Casanova (Banda Casaca).
Fonte: Prefeitura da Serra.
SHOW NACIONAL EM DEZEMBRO
Outra comemoração religiosa que é tradição na Serra é a de São Benedito. Os festejos, que fazem parte do calendário serrano desde 1836, tornaram-se Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade em junho de 2021, quando a lei n° 5.308/2021 foi sancionada pelo prefeito Sergio Vidigal.
As manifestações são de cunho religioso, folclórico e popular e recordam os acontecimentos milagrosos feitos pelo santo. O evento é realizado, anualmente, na Serra-Sede, no mês de dezembro, e faz parte do calendário oficial do município.
O secretário de Turismo da Serra, Philipe Lemos, adiantou que a programação da edição deste ano já está sendo planejada, com negociações adiantadas, inclusive, com artistas nacionais.
“Estamos conversando com uma atração baiana e uma dupla sertaneja. O fato é que teremos show nacional, além de diversas atrações locais, para agradar ao público. Vêm novidades boas por aí”, garantiu.
A Festa de São Benedito destaca uma outra tradição do município, o congo. Diversas bandas da cidade se encontram e recebem bandas de congo convidadas de municípios vizinhos, promovendo a integração do ritmo que é patrimônio da cultura capixaba.
“Estamos superfelizes com o que estamos conseguindo fazer na Serra, valorizando festas que a comunidade espera com ansiedade. Queremos ver o munícipe curtindo e se sentindo feliz por vivenciar as tradições locais. Esses eventos também fomentam e incentivam o empreendedorismo local”, disse.
Festa de Marechal Floriano começa quinta-feira
Enquanto a Serra vai festejar São Pedro, no próximo fim de semana, moradores e visitantes de Marechal Floriano, na região serrana do Espírito Santo, curtirão o tradicional Festival Ítalo-Germânico, popularmente conhecido como Italemanha. A vigésima primeira edição do evento será realizada pela prefeitura entre os dias 29 de junho e 2 de julho.
A programação terá atrações nacionais e municipais. Na quinta-feira (29), será o desfile para escolher quem ficará com os títulos de rainhas e princesas alemãs e italianas, compondo a realeza da festa.
O público vai poder se divertir com shows musicais como de Laís Duarte, no primeiro dia de festa (29); Os Germanos, Jackson Lima e The Fevers, na sexta-feira (30); Ernesto Mathias, Banda 14 Bis, Luiza Andrade e a dupla Humberto e Ronaldo, no sábado (1º), e as bandas Brasitália e Replay, no domingo (2).
Leia mais dicas do Caçadores de Destino aqui
O último dia do evento também vai ter desfile cultural realizado por moradores, famílias e comerciantes da cidade e apresentações de escritores da terra e de grupos de dança. Barracas com as delícias da culinária local vão atrair o público pelo estômago.
Também haverá programação especial para os frequentadores mirins da Italemanha. A dupla Patati e Patatá entreterá a plateia infantil, a partir das 16 horas do domingo (dia 2).
Comentários