Espírito Santo volta à rota dos navios de cruzeiro
Retorno dos cruzeiros acontece em 2025
Escute essa reportagem
Iniciativas importantes estão em andamento, a fim de impulsionar o setor turístico do Espírito Santo. Uma delas é a realização de estudos para viabilizar que o Estado volte a fazer parte da rota de cruzeiros marítimos.
Simulações realizadas no último mês pela Universidade de São Paulo (USP) indicaram que é viável a parada de navios turísticos (cruzeiros) no litoral do Estado.
Em formato 3D, elas representaram ambientes portuários e costeiros de Vitória, simulando os possíveis cenários de passagem dos navios. O resultado definitivo do estudo está previsto para ficar pronto até o final deste mês.
As análises de risco são detalhadas, com técnicas para identificar, caracterizar, quantificar e avaliar os impactos associados à operação. A batimetria, por exemplo, serve para saber a profundidade exata de onde o navio passará; o fundeio define onde o navio vai jogar a âncora e permanecerá parado.
Também será observada a sinalização marítima, a fim de verificar a necessidade de eventuais alterações. “A partir de 2025, o Espírito Santo volta a receber os cruzeiros marítimos, uma decisão que impulsionará o setor turístico e trará uma variedade de benefícios para nossa região”, citou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.
“O retorno desses navios representa não só uma oportunidade para diversificar a oferta de lazer e entretenimento aos turistas, mas também um impulso econômico significativo estimado em R$ 20 milhões para a economia local”, completou o secretário de Turismo.
A previsão, segundo o secretário, é que o Espírito Santo receba cerca de 40 escalas de transatlânticos em uma única temporada.
“Além do intercâmbio entre turistas e capixabas, será uma oportunidade para compartilhar nossas tradições, nossa culinária e nossa hospitalidade com pessoas de todo o mundo, enriquecendo ainda mais a experiência turística em nossa região”, comentou.
Novos atrativos para visitantes
Protagonista no desenvolvimento do turismo no Espírito Santo, o Sebrae-ES atua de Norte a Sul do Estado, com iniciativas junto à Secretaria Estadual do Turismo (Setur), às prefeituras e aos empreendedores locais, para desenvolver novos atrativos. Neste ano, serão lançados 60 produtos relacionados ao turismo de experiência.
A informação é do superintendente da entidade, Pedro Rigo. Segundo ele, o Sebrae vai reforçar a capacidade de atendimento em todo o território estadual.
“Nossas dez agências regionais atuarão diretamente nos pequenos negócios que desenvolvem as atividades turísticas. Com o Programa 360º, chegaremos a todo o território capixaba e, para além desse programa, continuaremos avançando na formatação e na melhoria de produtos de experiência, como forma de aumentar a competitividade dos empreendimentos”, disse.
Rigo destacou que o Espírito Santo vem conseguindo projeção no cenário nacional e despertando o interesse de muitas operadoras e agências de turismo do Brasil.
“A diversidade das belezas naturais e a predominância do mar e da montanha nos permitem ofertar um conjunto de atrativos e produtos que fazem do Estado um destino atraente, mas os desafios são grandes. Precisamos estar preparados para absorver um aumento de fluxo de turistas e garantir que eles possam aumentar a permanência por aqui e, assim, incrementar nossa economia”, comentou.
Para o superintendente, a Lei Estadual do Turismo vai contribuir para isso, uma vez que regulamenta e orienta o planejamento e o desenvolvimento do setor turístico.
Saiba mais sobre a Lei Estadual do Turismo
Comentários