X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Escaladas, trilhas e piscinas naturais no ES

A região das montanhas capixabas tem atrativos para todos os gostos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escaladas, trilhas e piscinas naturais no ES
Escalada no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo: horário de funcionamento é das 8h às 16 horas |  Foto: Leonardo Merçon/Últimos Refúgios

Aventura é o que não falta na região que integra o corredor ecológico entre os parques de Pedra Azul e Forno Grande, nas montanhas capixabas. Escaladas, trilhas, cachoeiras e piscinas naturais fazem parte do roteiro de atrações para os visitantes.

Leia mais sobre Caçadores de Destinos

O Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, funciona de terça-feira a domingo. A entrada é gratuita, mas precisa ser agendada com antecedência pela internet, no portal de agendamento do governo do Estado.

Por conta das obras para construção de uma nova sede, previstas para terminarem no final deste ano, agendamentos de grupos estão temporariamente suspensos.

No local, é possível curtir um circuito de trilhas autoguiadas com atrativos como mirantes, piscinas naturais e animais silvestres.

O circuito parcial tem aproximadamente um quilômetro de percurso e dá acesso à base da Pedra Azul e aos mirantes do Lagarto e do Forno Grande. O tempo estimado de percurso é de 40 a 60 minutos. O circuito completo tem 3,5 km e demanda de 2 a 3 horas de caminhada, com acesso a todos os mirantes e às piscinas naturais.

Para chegar às piscinas naturais é preciso subir uma ladeira íngrime, sobre pedra, com auxílio de um corrimão de corda.

A escalada ao topo da Pedra Azul deve ser agendada pelo site do governo do Estado. O acesso é de terça a domingo, das 6 às 8h. O limite diário é de 21 pessoas, divididas em três grupos de sete pessoas, com agendamentos individuais.

Para curtir a aventura, é preciso usar equipamentos de segurança e ter experiência ou contratar um guia especialista na condução de visitantes em paredes de escalada.

No Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, o horário de funcionamento é das 8h às 16 horas, e não precisa de agendamento individual. O acesso às trilhas só é permitido até as 14 horas.

A escalada ao Pico do Forno Grande, com mais de 2 mil metros de altura, pode ser feita diariamente, com saída às 6h e às 6h30, e é preciso agendar pelo site do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O limite é de 20 pessoas por dia e não é permitido o acesso à via de escalada em grupo com mais de 10 integrantes. Também é preciso usar os equipamentos de segurança para a atividade.

Distante cerca de 400 metros do Centro de Visitantes do parque, seguindo por uma trilha, fica a Cachoeira de Forno Grande, com 30 metros de altura.

Luxo e lazer aliados à natureza

O passeio pelo corredor ecológico das montanhas capixabas se torna mais atrativo graças às hospedagens do entorno. Hotéis e pousadas na região combinam luxo e lazer, em cenários que proporcionam conexão com a natureza.

Imagem ilustrativa da imagem Escaladas, trilhas e piscinas naturais no ES
Natureza Eco Lodge: acomodação em Vargem Alta, bem ao lado da Reserva Águia Branca |  Foto: Divulgação

Em Vargem Alta, o Natureza Eco Lodge está localizado ao lado da Reserva Águia Branca, habitat de mais de 800 espécies diferentes de animais e plantas, e a 100 metros de uma cachoeira.

“Temos uma estrutura completa de lazer, que alia conforto, acolhimento e requinte. O hotel fica em uma região de preservação ambiental com mais de 2.200 hectares e oferece hospedagem e uma experiência diferenciada”, disse Ramadan Bullus, gerente do hotel.

Além da floresta do entorno, o espaço tem estrutura completa de lazer, com quadras de tênis e beach tennis, campo de golfe, quadra poliesportiva, salão de jogos, piscina, sauna, parquinho e brinquedoteca. São 33 acomodações, entre quartos e chalés.

Próximo à Pedra Azul, o Hotel Fazenda China Park oferece uma estrutura com parque aquático e mais de 40 itens de lazer, como teleférico e tirolesa, e diversas atividades ao ar livre. São 250 unidades de hospedagem, entre chalés e apartamentos.

“Temos capacidade para receber até 800 hóspedes e acabamos de finalizar um moderno espaço para eventos onde cabem 600 pessoas. Até o final deste ano, teremos estrutura de resort, com salão de beleza e até agência de turismo”, disse o proprietário Valdeir Nunes.

Na Pousada Chapéu das Montanhas, em Alto Chapéu, zona rural de Castelo, os hóspedes desfrutam de suítes equipadas com banheira de hidromassagem, com parede de vidro e vista para as montanhas, a uma altitude de mil metros.

Observação de aves atrai turistas estrangeiros

Entre os parques estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande, nos municípios de Castelo e Vargem Alta, fica a Reserva Kaetés, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Imagem ilustrativa da imagem Escaladas, trilhas e piscinas naturais no ES
Saíra-apunhalada, exclusivamente capixaba, é a “estrela” da Reserva Kaetés: aves encantam turistas e fotógrafos |  Foto: Marcelo Renan/IMD/ Divulgação

No local, o Instituto Marcos Daniel (IMD) desenvolve um programa de turismo científico com atividades voltadas especificamente para a observação de aves, que atraem turistas de diversos países

Segundo o médico veterinário Marcelo Renan de Deus Santos, presidente do IMD, a reserva recebe visitantes de diversas cidades capixabas e de outros estados brasileiros, mas cerca de 50% são estrangeiros vindos de países como Reino Unido, Estados Unidos, Chile, Austrália e Holanda.

“Já registramos 370 espécies de aves na região. Existem algumas raras, mas a estrela é a Saíra-apunhalada, que é a única ave exclusivamente capixaba. Existem apenas 15 da espécie na reserva e outros cinco em Santa Teresa. Por isso, temos o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada. Durante o passeio, os visitantes têm a chance de acompanhar nossos biólogos no monitoramento dela”, disse Marcelo.

Além de um veículo 4x4 adaptado usado no transporte dos visitantes pela área, existe uma torre com 37 metros de altura para facilitar as atividades de observação.

As visitas à Reserva Kaetés são agendadas de acordo com a rotina do monitoramento, geralmente todos os dias, exceto às quartas-feiras, das 6h às 17h. A alta temporada para observação de aves é no segundo semestre. Mais informações sobre as visitas pelo WhatsApp, (27) 99987-2652, ou pelo e-mail [email protected].

Onde se hospedar na região

Hotel Fazenda China Park

Onde: Domingos Martins, próximo à Pedra Azul

Contatos: (27) 3208-0861/ (27) 3441-9770

Pousada Peterle

Onde: em Pedra Azul, Domingos Martins

Contato: (27) 99601-6291

Aroso Paço Hotel

Onde: em Pedra Azul, Domingos Martins

Contato: (27) 99902-4417

Hotel Eco da Floresta

Onde: em Aracê, Domingos Martins

Contato: (27) 99655-1198

Hotel Pousada Aracê

Onde: em Aracê, Domingos Martins

Contato: (27) 99986-1386

Pousada Pedra Azul

Onde: em Pedra Azul, Domingos Martins

Contato: (27) 99222-5626

Pousada Rabo do Lagarto

Onde: em Pedra Azul, Domingos Martins

Contato: (27) 99942-6121

Natureza Eco Lodge

Onde: Vargem Alta

Contato: (28) 99966-9580

Chalés do Vale

Onde: em Piraí, Vargem Alta

Contato: (28) 99992-9023

Refúgio Richimond

Pousada

Onde: Vargem Alta

Contato: (28) 99968-0518

Pousada Chapéu das Montanhas

Onde: em Alto Chapéu, Castelo

Contato: (28) 99982-8790

Pousada Lua & Sol

Onde: em São Miguel, Castelo

Contato: (28) 3542-0119

Hotel Fort Esperança

Onde: Castelo

Contatos: (28) 3310-2591/ (28) 99931-2591

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: