X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Praias de São Mateus são atração do verão capixaba

O litoral do município no Norte do Estado tem 43 quilômetros de extensão, somando os balneários de Guriri e de Campo Grande


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Praias de São Mateus são atração do verão capixaba
Praia de Barra Nova fica localizada no distrito de mesmo nome e encanta turistas que passam por lá |  Foto: Divulgação/Tadeu Bianconi

Verão tem tudo a ver com litoral. E, quando se fala em litoral no Espírito Santo, o município de São Mateus é referência. Logo, se a ideia é curtir a estação mais quente do ano, a dica é incluir no roteiro um passeio pela cidade do Norte do Estado.

A menos de 50 dias do início do verão, o momento é ideal para saber mais sobre as belas praias de São Mateus, porque ainda dá tempo de planejar a viagem. O litoral do município tem 43 quilômetros de extensão, somando as praias de Guriri e de Campo Grande.

A Praia do Bosque fica em Guriri e tem esse nome por ser muito arborizada. E a Praia de Campo Grande tem uma extensa faixa de areia que, somada ao encanto da água, forma uma linda paisagem.

Barra Nova, nome do distrito e da praia, é um paraíso, pela beleza e tranquilidade.

Urussuquara, entre São Mateus e Linhares, é a praia que ficou conhecida como o Caribe Capixaba e merece ser incluída no passeio, que pode ficar ainda melhor com a contemplação do pôr do sol no rio Mariricu e com uma volta pelo Porto Histórico de São Mateus, às margens do rio Cricaré.

Como se não bastassem as praias, São Mateus também tem cachoeiras. Uma delas é a Cachoeira do Inferno, localizada no quilômetro 47 da rodovia ES-381. Com corredeiras, é ideal para um passeio ecológico com belas fotos.

O mesmo pode ser dito sobre a Cachoeira do Cravo, a três quilômetros do distrito de Nestor Gomes, em uma propriedade onde antigamente funcionava um engenho de açúcar.

O secretário de Turismo de São Mateus, Adriano Nascimento de Oliveira, destaca as ações que estão sendo realizadas no município.

“Estamos fazendo em São Mateus, em parceria com o Sebrae-ES, um Inventário Turístico e um Plano Municipal de Turismo, a fim de identificar o perfil e os interesses dos visitantes e os nossos potenciais turísticos. Isso vai nos permitir planejar estratégias”, disse.

Gianni Arley Thomazini Fagundes, analista do Sebrae e gestora do Projeto de Turismo no Norte do Espírito Santo, destacou a inclusão de São Mateus no Programa Acelera Turismo de Experiência. “Prestamos assistência a empresas, que estão sendo capacitadas para criar produtos turísticos baseados na oferta de experiências únicas”.

Novas rotas para curtir a cidade

Imagem ilustrativa da imagem Praias de São Mateus são atração do verão capixaba
Ruínas da Igreja Velha, no Centro, patrimônio histórico e um dos cartões-postais de São Mateus |  Foto: Divulgação

O turismo em São Mateus vai ser fortalecido com a criação de roteiros que vão valorizar as potencialidades do município. Para destacar os atrativos existentes e aumentar o fluxo turístico, estão em desenvolvimento quatro rotas: Histórico-Cultural, Litoral Norte, Litoral Sul e Rural.

“A implantação dessas rotas vai proporcionar a preservação de recursos culturais e naturais, a educação patrimonial, a formação de agentes multiplicadores e a geração de renda para as comunidades locais”, disse o secretário municipal de Turismo, Adriano Nascimento de Oliveira.

Os critérios utilizados para definir as atrações de cada rota são a potencialidade e a relevância turística regional que possuem.

A ideia é, com elas, agregar diferenciais a São Mateus enquanto destino e favorecer a atração de novos nichos de mercado, permitindo que os turistas usufruam de viagens mais enriquecedoras.

A rota Histórico-Cultural vai resgatar a história, a cultura, os hábitos e os valores locais, destacando museus, sítio histórico, igrejas, casarões, quilombos, comidas típicas e artesanato.

Na Rural, visitantes e comunidade vão poder conhecer e vivenciar a produção agrícola sustentável, os costumes e as tradições regionais. Nas rotas dos litorais Norte e Sul, serão valorizados rios, praias, manguezais e suas respectivas fauna e flora.

Opiniões

Imagem ilustrativa da imagem Praias de São Mateus são atração do verão capixaba
|  Foto: Reprodução/jornal A Tribuna
Imagem ilustrativa da imagem Praias de São Mateus são atração do verão capixaba
|  Foto: Reprodução/jornal A Tribuna

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: