Praias de São Mateus são atração do verão capixaba
O litoral do município no Norte do Estado tem 43 quilômetros de extensão, somando os balneários de Guriri e de Campo Grande
Escute essa reportagem
Verão tem tudo a ver com litoral. E, quando se fala em litoral no Espírito Santo, o município de São Mateus é referência. Logo, se a ideia é curtir a estação mais quente do ano, a dica é incluir no roteiro um passeio pela cidade do Norte do Estado.
A menos de 50 dias do início do verão, o momento é ideal para saber mais sobre as belas praias de São Mateus, porque ainda dá tempo de planejar a viagem. O litoral do município tem 43 quilômetros de extensão, somando as praias de Guriri e de Campo Grande.
A Praia do Bosque fica em Guriri e tem esse nome por ser muito arborizada. E a Praia de Campo Grande tem uma extensa faixa de areia que, somada ao encanto da água, forma uma linda paisagem.
Barra Nova, nome do distrito e da praia, é um paraíso, pela beleza e tranquilidade.
Urussuquara, entre São Mateus e Linhares, é a praia que ficou conhecida como o Caribe Capixaba e merece ser incluída no passeio, que pode ficar ainda melhor com a contemplação do pôr do sol no rio Mariricu e com uma volta pelo Porto Histórico de São Mateus, às margens do rio Cricaré.
Como se não bastassem as praias, São Mateus também tem cachoeiras. Uma delas é a Cachoeira do Inferno, localizada no quilômetro 47 da rodovia ES-381. Com corredeiras, é ideal para um passeio ecológico com belas fotos.
O mesmo pode ser dito sobre a Cachoeira do Cravo, a três quilômetros do distrito de Nestor Gomes, em uma propriedade onde antigamente funcionava um engenho de açúcar.
O secretário de Turismo de São Mateus, Adriano Nascimento de Oliveira, destaca as ações que estão sendo realizadas no município.
“Estamos fazendo em São Mateus, em parceria com o Sebrae-ES, um Inventário Turístico e um Plano Municipal de Turismo, a fim de identificar o perfil e os interesses dos visitantes e os nossos potenciais turísticos. Isso vai nos permitir planejar estratégias”, disse.
Gianni Arley Thomazini Fagundes, analista do Sebrae e gestora do Projeto de Turismo no Norte do Espírito Santo, destacou a inclusão de São Mateus no Programa Acelera Turismo de Experiência. “Prestamos assistência a empresas, que estão sendo capacitadas para criar produtos turísticos baseados na oferta de experiências únicas”.
Novas rotas para curtir a cidade
O turismo em São Mateus vai ser fortalecido com a criação de roteiros que vão valorizar as potencialidades do município. Para destacar os atrativos existentes e aumentar o fluxo turístico, estão em desenvolvimento quatro rotas: Histórico-Cultural, Litoral Norte, Litoral Sul e Rural.
“A implantação dessas rotas vai proporcionar a preservação de recursos culturais e naturais, a educação patrimonial, a formação de agentes multiplicadores e a geração de renda para as comunidades locais”, disse o secretário municipal de Turismo, Adriano Nascimento de Oliveira.
Os critérios utilizados para definir as atrações de cada rota são a potencialidade e a relevância turística regional que possuem.
A ideia é, com elas, agregar diferenciais a São Mateus enquanto destino e favorecer a atração de novos nichos de mercado, permitindo que os turistas usufruam de viagens mais enriquecedoras.
A rota Histórico-Cultural vai resgatar a história, a cultura, os hábitos e os valores locais, destacando museus, sítio histórico, igrejas, casarões, quilombos, comidas típicas e artesanato.
Na Rural, visitantes e comunidade vão poder conhecer e vivenciar a produção agrícola sustentável, os costumes e as tradições regionais. Nas rotas dos litorais Norte e Sul, serão valorizados rios, praias, manguezais e suas respectivas fauna e flora.
Comentários