Volta às aulas conta com três novas creches e mais vagas em Vila Velha
Com a abertura de três novas unidades de tempo integral para a educação infantil, serão oferecidas mais 573 vagas nesta modalidade
O número de vagas nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) aumentou este ano. As unidades em tempo integral dobraram. Isso significa 573 novas vagas exclusivamente nessa modalidade.
Além disso, para quem quer matricular seu filho, o município ainda tem 3.329 vagas disponíveis em Umei. Outras novidades do ano letivo 2026 são novas escolas de ensino fundamental, ampliação dos projetos esportivos e Centro de Línguas.
“Estamos ampliando as vagas para as Umeis. Teremos mais três unidades de tempo integral da educação infantil. Elas estão nos bairros Glória, Paul e Itapuã”, destaca a secretária de Educação de Vila Velha, Carla Lima de Moraes Cabidelm acrescentando que, com isso, essa modalidade conta com seis escolas.
A secretária de Educação explica que a demanda por vagas do município é grande, por isso, estão sendo realizadas construções e aquisições para atender aos moradores. “Estamos organizando duas novas unidades de ensino fundamental nos bairros Alecrim e Jardim Marilândia, representando um aumento de mais de 1.200 vagas”, destaca.
Para o primeiro semestre, também está prevista a entrega de uma escola no bairro Ponta da Fruta que atenderá aos moradores da região 5, tanto para ensino infantil quanto fundamental.
Para garantir uma maior permanência dos estudantes nas escolas, a aposta é nos projetos esportivos. Segundo a secretária, mais de 12 mil vagas serão disponibilizadas em 21 modalidades.
O Centro de Línguas, que será entregue no primeiro trimestre, também é uma novidade que pode fazer a diferença na vida dos alunos da rede pública, destaca Carla.
Nele, será oferecido um curso de extensão de inglês para os estudantes do 6º ano da rede pública através de um processo seletivo. São 120 vagas por semestre.
“É um projeto muito bacana e estamos com uma expectativa bem positiva”.
Além disso, a Secretaria destaca a realização do II Congresso Municipal de Gestores Escolares e a Jornada Pedagógica com os demais profissionais da educação, já realizados. Neste mês, informa, serão entregues os kits e uniformes para os estudantes.
Escolas
118 unidades escolares.
62.441 vagas foram oferecidas no município de Vila Velha.
46.430 são para o ensino fundamental.
15.900 para a educação infantil, sendo 3.329 nas Unidades Municipais de Educação Infantil.
5 mil professores, aproximadamente, são responsáveis pelo ensino.
Matrículas
53 mil estudantes estão matriculados atualmente.
Fique por dentro
Novidades em 2026!
Creches
Mais três Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei) de tempo integral estão em funcionamento nos bairros da Glória, Paul e Itapuã. Com isso, houve um aumento da oferta de 573 vagas exclusivamente nessas unidades.
No total, o município conta com seis Umeis dessa modalidade.
Ensino fundamental
Mais de 1.200 vagas, do 1º ao 9º ano, foram acrescentadas ao ensino fundamental com a organização de duas novas unidades nos bairros Alecrim e Jardim Marilândia.
No primeiro semestre, mais uma escola será entregue no bairro Ponta da Fruta, abrangendo tanto a educação fundamental quanto infantil. A estrutura permitirá mais de mil novas vagas.
Além disso, algumas escolas tiveram ampliação e reforma para receber os alunos. Uma delas é a Umef Professora Leopoldina.
Escolas de tempo integral
Há 14 escolas de tempo integral no município. A Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (Semed) informa que o foco, inicialmente, é garantir que todos os estudantes tenham vagas.
Projetos
Fortalecimento dos projetos esportivos é uma das novidades apresentadas pela Semed.
Cerca de 12 mil alunos das redes municipais serão contemplados em 21 modalidades.
Centro de Línguas
Será inaugurado no primeiro trimestre deste ano um centro de línguas em Vila Velha.
O curso de extensão de inglês será oferecido para os alunos do 6º ano. O processo seletivo será interno, com 120 vagas disponibilizadas a cada semestre.
Cine Estação
Vai atender aos alunos da rede municipal com vídeo e trabalho de monitoria. A proposta é que cada trimestre tenha uma temática e potencialize o trabalho das escolas.
Oficinas de teatro, dança e música também serão oferecidas aos estudantes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários