Orquestra de violões revela talentos da rede pública
Pelo menos mil alunos de todo o Espírito Santo mostraram o que aprenderam em festival do Programa Música na Rede
Cerca de mil crianças e adolescentes participaram na terça-feira (16) de um evento musical gratuito em Vitória, que revelou talentos da rede estadual de educação. A iniciativa integra o Programa Música na Rede, por meio do Projeto Orquestra de Violões nas Escolas, que atende, anualmente, cerca de 3 mil alunos em 65 escolas públicas de 34 municípios do Espírito Santo.
“Foi emocionante. O projeto proporciona autonomia e também autoestima para esses meninos e meninas, com os aplausos que recebem ao final das apresentações”, disse o subgerente de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Marcos Valério Guimarães.
O segundo Festival Orquestra de Violões Música na Rede aconteceu ontem, no Centro de Celebrações, na capital, e reuniu 69 grupos de 34 municípios.
O festival é uma apresentação de alunos que participam do Projeto Orquestra de Violões nas Escolas, que integra o Programa Música na Rede, realizado pela Sedu em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
“Temos quatro grupos, o de orquestra de violões, com pelo menos 20 integrantes em cada um, o de orquestras sinfônicas, de bandas de desfile tradicionais e de corais escolares”, explicou Marcos.
O objetivo do programa é proporcionar formação integral ao estudante, com aprofundamento acadêmico por meio da música, destacou a subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional, Andréa Guzzo.
“O programa proporciona ampliação do repertório acadêmico, combate à evasão escolar e dá oportunidade de aprendizado que pode ser aproveitada para ingresso no mercado profissional”, disse.
Feras da música
“Me profissionalizei”
O Programa Música na Rede foi uma inspiração para Ana Clara Soares, de 19 anos, e para os amigos da jovem.
“Eu comecei a me interessar por música depois que entrei no projeto, e cresci demais, me profissionalizei na música. Hoje estou cursando licenciatura em Música na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e tenho amigos que também seguiram o mesmo caminho devido ao projeto”, disse.
“Já participei outras vezes da orquestra, mas dessa vez foi surpreendente, porque foi a primeira vez que todos os grupos, de todas as escolas do Estado performaram juntas na apresentação”, destacou.
Do clássico ao forró
Música clássica, MPB, rock e Alemão do Forró. Esse foi o repertório que Pedro Henrique Manga, de 20 anos, tocou junto de outros mil estudantes violonistas.
“Foi gratificante, vimos a finalização do trabalho que as escolas desenvolveram. Tocamos músicas clássicas, o Hino Nacional, músicas da banda de rock Linkin Park e do Alemão do Forró. Meus amigos gostaram bastante”, disse.
Pedro participou do programa no ensino médio e, ao se formar, ingressou na Fames e hoje trabalha como professor de violão.
Saiba Mais
Programa Música na Rede
Cerca de 3 mil alunos da rede pública do Espírito Santo recebem, anualmente, aulas gratuitas de instrumentos musicais e canto.
Em torno de mil estudantes participaram do 2º Festival Orquestra de Violões Música na Rede em Vitória.
65 escolas participam do projeto.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários