“Tour gastronômico” para aprender Arte e História
A iniciativa faz parte do projeto “Chefe do Saber”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Viana
Escute essa reportagem

Dezesseis alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais de Viana visitaram, nesta terça, o Aleixo Restaurante, na Praia do Canto, Vitória, para uma experiência gastronômica.
Na ação, eles puderam ajudar na preparação de pratos e também fizeram a degustação deles. A iniciativa faz parte do projeto “Chefe do Saber”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Viana.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui
A visita ao restaurante foi a finalização da primeira fase da ação, que foi trabalhada nos últimos 20 dias em sala de aula por meio de várias disciplinas, de uma maneira lúdica, a fim de facilitar o aprendizado das crianças.
“O 'Chefe do Saber' proporciona que a gente trabalhe o currículo através da culinária e nas diversas áreas de conhecimento. Um dos pratos que eles trabalharam no restaurante é o risoto. Com esse tema, podemos abordar Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa, Ciências e Arte”, explicou Ângela Merícia Cavati, secretária de Educação de Viana.
Para fora das salas de aula, a experiência no restaurante Aleixo foi bastante importante, de acordo com ela.
“É uma oportunidade dos alunos conhecerem novos lugares, espaços, ambientes e profissões. Antes de estarem na cozinha, puderam ouvir a história dos profissionais do restaurante para saber a trajetória deles. Isso inspira os alunos. Vai ficar marcado na história deles e na nossa para sempre”, comentou.
Edna Tavares, doutora em Educação que colabora com o projeto, finalizou, abordando pontos sobre a iniciativa.
“Por meio do 'Chefe do Saber', falamos para a criança que ela é capaz de ser o que quiser, desde que percorra o caminho da educação. Também atendemos a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo o de fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, e educação de qualidade”.
Edna também afirmou que o objetivo é estender o “Chefe do Saber”, com a ida aos restaurantes, para outros estudantes, e ter novas edições.
“A gente pretende depois trazer as outras crianças para o restaurante também”, explicou. Atualmente, os alunos contemplados são de cinco escolas da rede municipal.
De olho no futuro
Pequena cozinheira de mão cheia
A pequena Jenifer Emanuely, de 9 anos, disse que participar do “Chefe do Saber” foi incrível. Ela gostou das aulas diferenciadas e também de visitar o restaurante Aleixo. “Sei fazer bolo, mousse e pudim. Estar aqui é muito legal e me motiva a fazer mais receitas”.
Ela, que tem o sonho de trabalhar com comida no futuro, disse que a experiência vai ficar guardada para sempre. “Isso tudo vai me ajudar quando eu crescer. Quero ser uma cozinheira de mão cheia”, contou.
Leia mais
Prêmio para boas ideias de estudantes empreendedores
O que a educação fez por mim: Nésio Fernandes e Leila Aparecida
Comentários