Prêmio para boas ideias de estudantes empreendedores
Alunos dos cursos de Biotecnologia e Biomedicina do Ifes de Vila Velha foram destaque em premiação internacional
Escute essa reportagem
Novas experiências e aprendizado. Foi isso que estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vila Velha, ganharam ao participar do Prêmio Internacional Poliempreende. Quatro equipes foram reconhecidas na iniciativa: duas com o 1ª e o 3º lugares, enquanto as outras receberam um diploma de menção honrosa.
A premiação reuniu equipes do mundo todo com propostas de projetos inovadores durante a Semana Nacional do Empreendedorismo, organizada pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Portugal. A apresentação dos alunos do Ifes ocorreu on-line no dia 14 deste mês, com o resultado divulgado no dia 15.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui
Para participar do concurso, os alunos, que estudam nos cursos técnico integrado em Biotecnologia e bacharelado em Biomedicina, passaram pelo Desafio da Inovação realizado pelo Núcleo Incubador de Empreendedorismo do Ifes, campus Vila Velha.
A professora Marcela Paes, que ministra aulas de Genética e Biotecnologia no instituto, e Lívia Naman, gerente de Inovação do Núcleo, foram as responsáveis pela supervisão da ação.
“Queremos que os alunos percebam o conteúdo da disciplina de uma forma diferente e prática, que notem os problemas das pessoas e utilizem disso para montar um negócio próprio”, disse Marcela.
O desafio contou com 24 grupos que trabalharam ideias inovadoras de março a abril. Ao longo desse período, tiveram mentoria com profissionais de startups que ajudaram a transformar a ideia inicial em um modelo de negócio.
Posteriormente, houve a avaliação dos grupos e foram escolhidos os quatro que tiveram a maior pontuação para participar da premiação portuguesa.
A preparação durou um mês e os grupos receberam orientação de outros mentores, que os ajudaram a pensar no modelo de negócio para o mercado externo. Como resultado, criaram um plano de negócios que foi apresentado para a bancada do Poliempreende.
O grupo de Maria Fernanda Zandonadi, Pedro Antônio Mandarano, Pedro de Souza e Pedro Monteiro, que faz curso técnico em Biotecnologia, conquistou o primeiro lugar com o projeto “Produção em larga e pequena escala de insumos agrícolas microbiológicos”, e recebeu um prêmio de 1.500 euros (R$ 7,9 mil).
Novas experiências
“Um mundo de oportunidades”
Menção honrosa para o grupo de Felipe Pedrini, Tiago Silva, Henrique de Oliveira e Maria Eduarda Macedo, todos de 17 anos.
Os jovens, que estão no terceiro ano do ensino médio, no curso técnico de Biotecnologia, receberam o reconhecimento pelo projeto “Modificação genética de bactérias para produção de enzimas que degradam plástico”.
“A ação nos permite pensar um pouco fora do convencional quando se trata de educação e olimpíadas, nos possibilitando perceber que há um mundo inteiro de oportunidades fora do Brasil”, ressaltou Felipe Pedrini.
Incentivo para empreender
O grupo de Inara Teixeira, 23, Isadora Aiko, 21, e Mariana Dalrio, 20, recebeu menção honrosa pelo projeto “Teste rápido para identificação de bactérias em lesões inflamatórias no tecido epitelial”. O trio, que cursa o 3º período do bacharelado em Biomedicina, gostou de participar da premiação.
“Tivemos a oportunidade de ir além da sala de aula, conhecer mentores brasileiros e portugueses que foram de suma importância no nosso projeto, além de explorarmos assuntos que não tínhamos domínio e de nos incentivar a nos tornarmos empreendedoras”, disse Inara.
Interatividade
O grupo de Ayra Lima, 22, Milena Ribeiro, 21, Renata Silvares, 22, e Vitória de Aguiar, 20, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Internacional Poliempreende com o projeto “Knowing Cosmetics”, que oferece serviço de confecção e produção de rótulos cosméticos acessíveis por meio de interatividade (QR Code). As jovens cursam bacharelado em Biomedicina.
Por ficarem em terceiro lugar, receberam um prêmio de 750 euros (cerca de R$ 3,9 mil).
Leia mais
O que a educação fez por mim: Nésio Fernandes e Leila Aparecida
Comentários