Jogos escolares revelam talentos no ES
Alunos de escolas públicas e particulares de Vila Velha, Serra, Cariacica e Vitória se destacam do atletismo aos esportes de quadra
Escute essa reportagem
Oportunidade para revelar talentos em diversos esportes, os jogos escolares nos municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica e as etapas regionais dos jogos estaduais estão a todo vapor.
Do atletismo aos esportes de quadra e até vôlei de areia, cada modalidade é dividida por idade e gênero. A categoria infantil contempla alunos de 12 a 14 anos. Já a juvenil, de 15 a 17 anos, ambas com divisão entre masculino e feminino.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui
As etapas municipais são de responsabilidade de cada prefeitura. A unidade de ensino vencedora de cada modalidade irá representar o município nas etapas regionais e estaduais.
Os campeões do Estado vão representar o Espírito Santo nos Jogos da Juventude (categoria juvenil) e nos Jogos Escolares Brasileiros (categoria infantil).
Na Serra, as competições já acontecem desde o último dia 8 e se estendem até o dia 24. O diretor de Esportes do município, Marcelo Teixeira, destaca a importância do esporte de base nas escolas para o desenvolvimento dos alunos.
“As crianças que querem participar precisam ter boas notas e ser assíduas na escola. Quando uma escola vai competir, a comunidade toda se mobiliza, e isso é motivo de muito orgulho”, disse.
Aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valéria Maria Miranda, a atacante Amanda Silva Santos, de 13 anos, está há três anos na prática do futsal.
“A minha irmã também é atacante. Foi vendo-a jogar que me inspirei a seguir no esporte”, explicou a menina, que está no 7º ano do ensino fundamental. A dedicação às quadras também levam ao sucesso em sala de aula. “Jogar pela escola me dá ânimo para continuar estudando”, disse ela.
Municípios
Em Vila Velha, a competição reúne cerca de 30 escolas, totalizando mais de 1,5 mil alunos inscritos na edição do torneio.
Sexta-feira acontecerão as disputas do vôlei de praia, com a categoria infantil pela manhã e juvenil à tarde, na Praia da Costa. As demais modalidades já encerraram.
Em Cariacica, a etapa municipal começou na última segunda-feira e vai até sexta, na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília. A entrada é franca para quem quiser acompanhar as partidas de vôlei, futsal, basquete e handebol, que acontecem das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas.
Já em Vitória, a abertura da etapa municipal está prevista para começar no dia 8 de julho. As disputas entre as equipes devem ocorrer de 28 de julho a 25 de agosto, e o cronograma está sendo concluído.
fique por dentro
Nos municípios
Serra
Competições começaram no dia 8 e vão até o dia 24 deste mês.
As Categorias masculina e feminina do voleibol e do futsal infantil serão disputadas de hoje até sexta-feira.
Vila Velha
Teve início no dia 2 e vai até o próximo dia 19.
Final do vôlei de praia: Categoria infantil (de manhã, a partir das 7h30) e juvenil (à tarde, horário a definir). Na Praia da Costa.
Demais modalidades já encerraram os jogos.
Leia mais
Leitura de 80 livros em dois anos
Reencontro de aluno e professora após 56 anos
Cariacica
Os jogos começaram na última segunda-feira e vão até sexta-feira. A entrada é franca para quem quiser acompanhar.
Final do Handebol: Categoria infantil feminino entre Castro Alves e Hilario Vieira da Silva será disputada hoje, às 14h30, na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília.
Vitória
A abertura da etapa municipal está prevista para dia 8 de julho.
As disputas entre as equipes devem ocorrer de 28 de julho a 25 de agosto, e o cronograma está sendo concluído.
No Estado
As etapas regionais, organizadas pela Sesport, começaram pelos municípios do interior do Estado, no último dia 8.
Os municípios estão divididos em 8 regiões e os jogos serão disputados até o dia 24 de junho.
As finas estaduais (com a unidade de ensino representante de cada município) ocorrerá entre junho e julho.
Os campeões vão representar o Espírito Santo nos Jogos da Juventude (categoria juvenil) e nos Jogos Escolares Brasileiros (categoria infantil).
Fontes: Prefeituras consultadas e Sesport.
feras nas quadras
Expectativa
Moradora de Vila Nova de Colares, na Serra, a estudante Célia Vitória Santos, de 13 anos, estava ansiosa para a chegada do dia em que entraria em quadra. “Eu fiquei muito ansiosa para chegar o dia de jogar. Participar dos jogos me traz uma alegria muito grande”, contou a menina, que treinava futsal junto com o pai.
“Parei de treinar por um tempo e agora estou voltando para fazer bonito na quadra”, disse Célia Vitória, que ocupa a posição de ala-direita.
Aniversário em quadra
Estudante do 7º ano do ensino fundamental, Dhiego Crepalde comemorou o aniversário de 13 anos durante os jogos escolares, na última segunda-feira. Apaixonado por futebol, este é o primeiro ano que ele participa do campeonato.
“Vai fazer seis anos que eu treino futsal e futebol. Quando eu estou triste, jogo bola que passa”, disse o menino, torcedor do Vasco.
Leia mais
Aluno de 9 anos em disputa internacional de Matemática
O que a educação fez por mim: Claudeci Pereira e Aldo José Barroca
Comentários