X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Jogos escolares revelam talentos no ES

Alunos de escolas públicas e particulares de Vila Velha, Serra, Cariacica e Vitória se destacam do atletismo aos esportes de quadra


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jogos escolares revelam talentos no ES
Amanda Silva Santos pratica futsal há três anos e conta que jogar pela escola dá mais ânimo para estudar |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Oportunidade para revelar talentos em diversos esportes, os jogos escolares nos municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica e as etapas regionais dos jogos estaduais estão a todo vapor.

Do atletismo aos esportes de quadra e até vôlei de areia, cada modalidade é dividida por idade e gênero. A categoria infantil contempla alunos de 12 a 14 anos. Já a juvenil, de 15 a 17 anos, ambas com divisão entre masculino e feminino.

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui

As etapas municipais são de responsabilidade de cada prefeitura. A unidade de ensino vencedora de cada modalidade irá representar o município nas etapas regionais e estaduais. 

Os campeões do Estado vão representar o Espírito Santo nos Jogos da Juventude (categoria juvenil) e nos Jogos Escolares Brasileiros (categoria infantil). 

Na Serra, as competições já acontecem desde o último dia 8 e se estendem até o dia 24. O diretor de Esportes do município, Marcelo Teixeira, destaca a importância do esporte de base nas escolas para o desenvolvimento dos alunos. 

“As crianças que querem participar precisam ter boas notas e ser assíduas na escola. Quando uma escola vai competir, a comunidade toda se mobiliza, e isso é motivo de muito orgulho”, disse.

Aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental  Valéria Maria Miranda, a atacante Amanda Silva Santos, de 13 anos, está há três anos na prática do futsal.

“A minha irmã também é atacante. Foi vendo-a jogar que me inspirei a seguir no esporte”, explicou a menina, que está no 7º ano do ensino fundamental. A dedicação às quadras também levam ao sucesso em sala de aula. “Jogar pela escola me dá ânimo para continuar estudando”, disse ela.

Municípios

Em Vila Velha, a competição reúne cerca de 30 escolas, totalizando mais de 1,5 mil alunos inscritos na edição do torneio. 

Sexta-feira acontecerão as disputas do vôlei de praia, com a categoria infantil pela manhã e juvenil à tarde, na Praia da Costa. As demais modalidades já encerraram.

Em Cariacica, a etapa municipal começou na última segunda-feira e vai até  sexta, na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília. A entrada é franca para quem quiser acompanhar as partidas de vôlei, futsal, basquete e handebol, que acontecem das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas.

Já em Vitória, a abertura da etapa municipal está prevista para começar no dia 8 de julho. As disputas entre as equipes devem ocorrer de 28 de julho a 25 de agosto, e o cronograma está sendo concluído.


fique por dentro

Nos municípios

Serra

Competições começaram no dia 8 e vão até o dia 24 deste mês.

As Categorias masculina e feminina do voleibol e do futsal infantil serão disputadas de hoje até sexta-feira. 

Vila Velha

Teve início no dia 2 e vai até o próximo dia 19.

Final do vôlei de praia: Categoria infantil (de manhã, a partir das 7h30) e juvenil (à tarde, horário a definir). Na Praia da Costa.

Demais modalidades já encerraram os jogos.

Leia mais

Leitura de 80 livros em dois anos

Reencontro de aluno e professora após 56 anos

Cariacica

Os jogos começaram na última segunda-feira e vão até sexta-feira. A entrada é franca para quem quiser acompanhar.

Final do Handebol: Categoria infantil feminino entre Castro Alves e Hilario Vieira da Silva será disputada hoje, às 14h30, na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília.

Vitória

A abertura da etapa municipal está prevista para  dia 8 de julho.

As disputas entre as equipes devem ocorrer de 28 de julho a 25 de agosto, e o cronograma está sendo concluído.

No Estado

As etapas regionais, organizadas pela Sesport, começaram pelos municípios do interior do Estado, no último dia 8.

Os municípios estão divididos em 8 regiões e os jogos serão disputados até o dia 24 de junho.

As finas estaduais (com a unidade de ensino representante de cada município) ocorrerá entre junho e julho.

Os campeões vão representar o Espírito Santo nos Jogos da Juventude (categoria juvenil) e nos Jogos Escolares Brasileiros (categoria infantil).

Fontes: Prefeituras consultadas e Sesport.


feras nas quadras

Expectativa

Imagem ilustrativa da imagem Jogos escolares revelam talentos no ES
Célia Vitória Santos, de 13 anos |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Moradora de Vila Nova de Colares, na Serra, a estudante Célia Vitória Santos, de 13 anos, estava ansiosa para a chegada do dia em que entraria em quadra. “Eu fiquei muito ansiosa para chegar o dia de jogar. Participar dos jogos me traz uma alegria muito grande”, contou a menina, que treinava futsal junto com o pai.

“Parei de treinar por um tempo e agora estou voltando para fazer bonito na quadra”, disse Célia Vitória, que ocupa a posição de ala-direita.

Aniversário em quadra

Imagem ilustrativa da imagem Jogos escolares revelam talentos no ES
Dhiego Crepalde, estudante do 7º ano do ensino fundamental |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Estudante do 7º ano do ensino fundamental, Dhiego Crepalde comemorou o aniversário de 13 anos durante os jogos escolares, na última segunda-feira. Apaixonado por futebol, este é o primeiro ano que ele participa do campeonato.

“Vai fazer seis anos que eu treino futsal e futebol. Quando eu estou triste, jogo bola que passa”, disse o menino, torcedor do Vasco.

Leia mais

Aluno de 9 anos em disputa internacional de Matemática

O que a educação fez por mim: Claudeci Pereira e Aldo José Barroca

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: