X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Horta geométrica e jogos educativos

A inovação na sala de aula também está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória.


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Horta geométrica e jogos educativos
As professoras Ana Sara da Graça e Mara Cristina Azevedo desenvolveram a Horta Geométrica Sustentável |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Criatividade e inovação em sala de aula? É isso o que não falta na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Darcy Ribeiro, em Vila Velha. Lá, os alunos aprendem as disciplinas por meio de um projeto muito interessante: a Horta Geométrica Sustentável. 

A ação permite que alunos do 5º ano participem do processo de plantio até a colheita de vegetais, que resulta em ingredientes para o preparo da merenda da unidade. 

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui

Além disso, essa iniciativa também é interdisciplinar, pois, por meio da horta, vários assuntos são abordados nas disciplinas de Matemática (ao trabalhar as formas geométricas), Português (com a produção de texto), Ciências (abordando a importância da sustentabilidade), entre outras. 

Mara Cristina Azevedo Silva e Ana Sara da Graça são professoras desenvolvedoras da ação. 

“Por meio da Horta, o estudante ajuda a cuidar do meio ambiente e aprende sobre várias questões. E a gente também tira um pouco o aluno do dia a dia da sala de aula para ter  mais de contato com a natureza. Eles gostam muito”. 

Leia mais

Ideias de professores mudam o ensino e ganham prêmios

O que a escola fez por mim: Euclério Sampaio e Euphrásio Geraldo Rosa

A inovação na sala de aula também está presente na  Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória. Por lá, a professora de Educação Física Fernanda Silva dos Santos colocou em prática o “1° Festival de Jogos Cria-Recria VSP”.   

Imagem ilustrativa da imagem Horta geométrica e jogos educativos
Professora Fernanda Silva ao lado dos alunos Bernardo Viana e Maria Luiza Salles: projeto para vivenciar e criar novos jogos em Vitória |  Foto: Fábio Nunes/AT

Desenvolvido no ano passado, com 49 estudantes do 4º e 5º ano, o projeto permitiu que os participantes vivenciassem jogos de formatos diferentes e criassem novos jogos. Foram trabalhadas variações de queimada e pique bandeira, por exemplo. O projeto deu origem a um e-book escrito pela professora  e pelos estudantes. 

“O projeto contribuiu de forma relevante para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, uma vez que estimulou sua participação ativa e efetiva, suscitando reflexões e significações a respeito do conteúdo”, afirmou Fernanda. 

Os alunos Maria Luiza Salles, 10 e Bernardo Viana, 10, participaram e gostaram da ação.

Leia mais

Bons resultados em competições nacionais

Escolas públicas revelam talentos da robótica

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: