X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Guardiões da Natureza: novos protetores do meio ambiente de olho no futuro

Alunos e professores visitaram a Rede Tribuna nesta semana


0,

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: novos protetores do meio ambiente de olho no futuro
Alunos da escola municipal Gil Bernardes e Aline Lobato, da Reserva Águia Branca, em visita à Rede Tribuna |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Escrita, leitura e cuidado com o meio ambiente reunidos em uma ação especial. O projeto Guardiões da Natureza, idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna, revelou na última terça-feira (14) dois textos selecionados no concurso de redação proposto pela ação.

Os alunos que tiveram os melhores textos foram Ryan Pedro de Mesquita, de 13 an os, do 8º ano, e Alyson Kister, de 15 anos, do 9º ano. Estudantes da escola municipal Gil Bernardes, localizada em Vila Velha, ambos ficaram felizes com o resultado.

O Guardiões contempla nove escolas da Grande Vitória. Alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental de cada unidade produzem uma redação com o questionamento: “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

Os professores selecionam 25 boas redações e os alunos escolhidos, junto com docentes e diretores, visitam a Rede Tribuna, onde conhecem os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também aquele realizado na Reserva Águia Branca.

Na visita, são reveladas as duas melhores redações, e os estudantes que as escreveram farão uma visita à reserva em outubro.

“A Rede Tribuna apoia iniciativas de preservação da natureza e respeito ao meio ambiente. Esse projeto nasceu junto à Reserva Águia Branca e todos os nossos veículos, rádio, TV, digital, impresso, on-line fazem parte, para que possamos comunicar o melhor possível qual é o papel de cada um de nós, especialmente a nova geração, na defesa do meio ambiente”, disse Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna.

Aline Lobato, analista de sustentabilidade da Reserva Águia Branca, comentou sobre os benefícios de visitar o local.

“Quanto mais contato com a natureza, mais a gente conhece esse ambiente, e mais aprendemos a preservar e transformar tanto o presente quanto o futuro. A reserva conta com mais de 800 espécies de animais e vegetais que fornecem serviços importantíssimos para a gente todos os dias”.

A pedagoga do turno vespertino da Gil Bernardes, Maristela Gonçalves, e a diretora da unidade, Marlen Carla Coelho, só tiveram elogios para o Guardiões da Natureza. “Foi um projeto que veio para encantar. Os alunos abraçaram, viram uma oportunidade de se expressar. E o tema trabalho precisa ser colocado em evidência”, disse Maristela.

Redações selecionadas

Ações dos seres humanos

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: novos protetores do meio ambiente de olho no futuro
|  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

As preocupações das ações dos seres humanos sobre a natureza estão cada vez maiores, é só ver algum portal de notícia que você vai encontrar alguma informação sobre desmatamento, poluição, etc.

Podemos citar como exemplo um caso ocorrido em Maceió. A cidade está afundando por causa da empresa Braskem, pois há cerca de 40 anos a empresa trabalha na mineração do sal-gema, esse que é muito usado na fabricação de produtos de higiene e de limpeza.

Essa ação fez com que, ao decorrer do tempo, a cidade perdesse sua estrutura, fazendo que mais de 60 mil pessoas tivessem que abandonar suas casas pelo risco de desabamento, mesmo que não tenha acontecido nenhum episódio fatal ainda.

Outro exemplo que podemos citar é o rio Tietê. Por causa das moradias próximas ao rio e o uso excessivo de agrotóxicos, esses fatores contribuíram para a deterioração do rio, com isso, ficando inutilizável.

Contudo, ainda existem programas para resolver esses problemas como, por exemplo , a Floresta Viva. Uma iniciativa do BNDES que tem como objetivo a restauração ecológica de espaços degradados por meio de espécies nativas e sistemas agroflorestais nos biomas brasileiros.

- Ryan Pedro, 13 anos, do 8º ano

Ser sustentável é necessário

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: novos protetores do meio ambiente de olho no futuro
|  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

A sustentabilidade refere-se em diminuir os problemas presentes para que não afete as gerações futuras, ou seja, sustentabilidade está diretamente ligada a entregar um futuro melhor às gerações.

Hoje em dia, ser sustentável é uma necessidade, porque se não adquirimos hábitos sustentáveis, nós não teremos planeta para viver. E ela traz consigo muitas outras vantagens, como, por exemplo, a preservação do meio ambiente que nos ajuda a diminuir a poluição do planeta, benefício social, que melhora a qualidade de vida das pessoas, inovação e compatibilidade, pois empresas que realmente são inovadoras adotem hábitos sustentáveis e chamam mais atenção dos consumidores.

Essas foram só algumas vantagens que a sustentabilidade está encarregada, então, para darmos um futuro melhor para as gerações futuras, uma opção é que o governo crie leis para incentivar as pessoas a terem hábitos sustentáveis e que fossem mais rígidos quanto a isto.

- Alyson Carlos Kister, 15 anos, do 9º ano


Fique por dentro

- Guardiões da Natureza

O projeto promove o incentivo à leitura, à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

Ao todo, nove instituições de ensino localizadas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra farão parte da ação, que conta com um concurso de escrita.

Cada escola realiza o concurso internamente com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, selecionando as 25 boas redações sobre o tema “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

Até o mês de setembro, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna, onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também aquele realizado na Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.200 hectares mantido pelo grupo Águia Branca em Vargem Alta.

Nas visitas, serão reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola. Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.

Em outubro, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor irão para a Reserva Águia Branca receber os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: