X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Escola de Cariacica viraliza com vídeo sobre Matemática

Alunos da Emef Hemogênia Maria da Conceição estão fazendo sucesso com aprendizagem através de dobraduras


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escola de Cariacica viraliza com vídeo sobre Matemática
A professora Priscila Silva Sant'Ana com seus alunos: vídeo conta com mais de 1,4 milhão de visualizações |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Educação viralizada. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hemogênia Maria da Conceição, localizada em Cariacica, divulgou um vídeo de Matemática no Instagram que rendeu muitas visualizações.

Compartilhado recentemente, o conteúdo mostra um exercício que trabalha a disciplina de exatas de forma lúdica: alunos do 5º ano participam de uma atividade de composição e decomposição de números por meio de dobraduras em papel.

Até o momento, o vídeo conta com mais de 1,4 milhão de visualizações e mais de 30 mil curtidas. Para a professora de Matemática Priscila Silva Sant'Ana, o sucesso da publicação foi uma surpresa.

“A gente sempre coloca as boas práticas da escola no Instagram. É uma maneira de incentivar os pais a estarem visualizando-as e deles verem os filhos participando. Ficamos surpresos com o sucesso, porque é uma atividade que outros professores já fazem. Eu adaptei à realidade da minha turma”, disse.

No exercício, todos os alunos da sala participam. A professora dá aos pequenos os números a serem trabalhados e eles, em dobraduras de papel, fazem a decomposição e composição. Cada estudante vai ao quadro compartilhar a resposta e o gabarito é corrigido coletivamente.

“A gente entende que para aprender, a pessoa passa por algumas fases: o nosso cérebro necessita de ter atenção e precisa ter memorização para depois aquilo virar uma aprendizagem”, disse a profissional.

“Quando trazemos uma atividade assim, os alunos já passaram pela leitura, escrita e agora é uma prática onde todos têm que ir na frente explicar de uma forma coletiva o gabarito. Eles se sentem confiantes, pertencentes e a turma aceita de maneira muito simples o erro, porque educar passa pelo processo de erro”, completou.

Segundo a diretora Lilian Stieg Radaelle, o vídeo pode servir de inspiração para outros docentes.

“Tivemos muitos comentários de outras escolas e professores que falaram ‘que legal, vou fazer com meus alunos’, e ‘estou ensinando isso, estava precisando de algo para ilustrar’, Não é algo rebuscado, não precisou de uma tela, de um projetor. Foi algo simples, mas didático”, comentou.

Heloísa Santos Pereira, Luísa Ferrarini Oliveira e Sâmela dos Santos Jardim, todas de 10 anos, fazem parte das aulas e amam os estudos práticos. “Sempre gostei de Matemática, mas com esse tipo de aula prática, gosto mais ainda. Todo mundo consegue aprender”, disse Sâmela.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: