X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Aula divertida para aprender uso consciente de energia

Projeto da EDP leva informações sobre energia elétrica por meio do uso de óculos de realidade virtual em escolas municipais


Imagem ilustrativa da imagem Aula divertida para aprender uso consciente de energia
Alunos da escola Professor Paulo César Vinha, em Vila Velha, utilizaram os óculos de realidade virtual |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Sabia que dá para aprender sobre energia elétrica de maneira divertida? A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a ZAZ Produções, levou para instituições de ensino da Grande Vitória um projeto que trabalha o uso consciente e seguro de energia elétrica por meio do uso de óculos de realidade virtual.

Estudantes das escolas municipais Professora Valéria Maria Miranda, na Serra; Ayrton Senna, em Cariacica, e Paulo César Vinha, em Vila Velha, participaram da iniciativa, que foi voltada para crianças do 4º ao 9º ano do ensino fundamental.

A ação, que se chama Projeto Realidade Virtual, faz parte do Programa EDP nas Escolas, que tem como objetivo colaborar com a qualidade do ensino público por meio de ações formativas, extracurriculares, de inclusão digital, de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.

“Os alunos amaram e ficaram empolgados. Os óculos tornaram a aula atrativa e gostosa”, comentou Silverilzo de Oliveira, diretor da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Paulo César Vinha.

Dominic Schmal, diretor do Instituto EDP, explicou que criar o hábito de um consumo consciente e seguro de energia não traz somente economia e segurança, mas também sustentabilidade.

A ação lúdica e tecnológica com os óculos de realidade virtual se mostra como uma forma de fazer com que os pequenos se interessem pelo assunto.

A doutora em Educação Edna Tavares afirmou que esse tipo de projeto é bastante positivo para a educação das crianças.

“Todas as ferramentas e iniciativas que podem proporcionar conscientização e boas práticas no que concerne à economia de energia, e automaticamente beneficiando o meio ambiente, sempre serão de grande relevância na escola. Essas temáticas, além de agregar, perpassam temas da Base Nacional Curricular, o que facilita o desenvolvimento na sala de aula”.

É válido informar que o Projeto Realidade Virtual está em sua segunda edição. Na primeira, a temática trabalhada foi voltada para as mudanças climáticas.

Fique por dentro

Ação com os óculos

Esta edição do Projeto Realidade Virtual da EDP, em parceria com a ZAZ Produções, abordou a temática “Consumo Consciente e Seguro de Energia”.

As dicas foram dadas aos alunos por meio de um vídeo reproduzido em óculos de realidade virtual, que l teve um conteúdo lúdico. O público-alvo foram alunos de 4º ao 9º ano. Depois da atividade, eles responderam a um questionário sobre o tema proposto e sobre a experiência.

Já os alunos de 1º ao 3º ano tiveram o conteúdo apresentado por meio de um filme.

Dicas de consumo

Evitar banhos demorados com chuveiros elétricos. Além de água, eles gastam muita energia.

Desligar a televisão quando ninguém estiver assistindo.

Se já existe iluminação natural no ambiente, não ligar as lâmpadas.

Sempre que possível, utilizar lâmpadas de LED.

Nunca deixar a geladeira aberta. Abrir várias vezes a porta da geladeira também não é recomendado.

Dicas de segurança

As maiores vítimas com acidente com energia são profissionais de construção. Por isso, é importante instruir sempre a pessoa a manter um boa distância da rede elétrica.

Brincar com pipa é legal, mas quando for empinar, é importante fazer em locais abertos, longe de fios da rede elétrica. Se a pipa prender nos fios, não tente tirá-la.

Ficar atento nas ruas: se ver um fio de energia solto ou caído no chão, não se aproximar dele e não usar objetos para tentar tocá-lo.

Caso haja galhos de árvores em contato com a rede elétrica, é importante acionar a concessionária de energia para realizar podas.

Fonte: EDP.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: