Guardiões da Natureza: leia as redações vencedoras da Escola Talma Sarmento
Projeto é idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna
Escute essa reportagem

Aos 13 anos, Yasmin Santos Mello de Souza acredita que cada pessoa tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente. “Todo mundo tem que se juntar para fazer o melhor. Sonho com um planeta preservado para a minha família e para os meus netos no futuro”, ela disse.
Com esse pensamento em mente, a jovem, que estuda no 8º ano da escola municipal de ensino fundamental Talma Sarmento de Miranda, em Cariacica, escreveu texto sobre mudanças climáticas. A redação dela foi uma das ganhadoras da 3ª edição do projeto Guardiões da Natureza.
Priscila Oliveira Siqueira, 13, que estuda no mesmo ano, foi a outra selecionada para receber o título de “Guardiã da Natureza”. Para ela, a iniciativa a incentivou a pensar na preservação. “Temos que usar menos transporte por conta dos poluentes. Quando puder, andar a pé e de bicicleta. Estou fazendo a minha parte e falando com a minha família”, comentou.
O diretor Enoque Rocha comentou que essa é a terceira vez que a unidade participa do Guardiões.
“Neste ano, o meio ambiente veio com uma temática forte para a escola até porque é um tema que o mundo todo está trabalhando”, disse. “E as redações do projeto vieram como um ápice. Os alunos estavam ansiosos pois já sabiam dos anos anteriores”.
O Guardiões da Natureza é idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna. Nesta edição, participam alunos do 7º ao 9º ano de nove escolas públicas municipais e estaduais com redações com o tema “Mudanças Climáticas”.
Em setembro, os dois vencedores de cada escola, junto a seus professores, farão um passeio na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.
Segundo Hemerson Costa, gerente de Projetos da Rede Tribuna, o Guardiões da Natureza tem o potencial de mudar a vida dos alunos, oferecendo a eles uma oportunidade única de refletir sobre questões ambientais e se engajar ativamente na preservação do meio ambiente.
“Ao envolver os estudantes em concursos de redação sobre um tema tão relevante como as mudanças climáticas, o projeto não só amplia seus conhecimentos, mas também os estimula a pensar criticamente e a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades”, disse.
Fique por dentro
Guardiões da Natureza
Participam da iniciativa alunos do 7º ao 9º ano de nove escolas públicas municipais e estaduais.
Com o tema “Mudanças Climáticas”, cada escola faz um concurso de redação internamente, selecionando as 25 melhores. Semanalmente, os autores dessas redações participam de uma visita à sede da Rede Tribuna, em Vitória.
Durante a visita, os estudantes conhecem as instalações do jornal A Tribuna ,Tribuna Online, TV Tribuna e rádios Tribuna FM e Legal FM, além de assistirem a vídeos institucionais sobre os trabalhos desenvolvidos na Reserva Águia Branca e na Rede Tribuna.
Em cada visita, dois alunos são premiados com o título de Guardião da Natureza e os textos vencedores ganham destaque nas páginas do jornal A Tribuna, no portal Tribuna Online e ainda são tema de reportagens veiculadas no telejornal Tribuna Notícias 1ª Edição.
A temporada se encerra em setembro, com uma cerimônia especial na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.
Lá, 18 alunos e nove professores serão homenageados e receberão o certificado de Guardiões da Natureza, reforçando o papel de multiplicadores do cuidado ambiental.
Redações selecionadas
O perigo das mudanças climáticas

As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças da atualidade. Elas representam alterações significativas no clima da terra causadas, principalmente, pela ação humana. A emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono (CO2) resultante da queima de combustíveis fósseis, têm aumentado o efeito estufa e aquecido o planeta em ritmo acelerado.
Esse aquecimento global, provoca consequências graves, entre elas podemos citar o derretimento das calotas polares, a elevação do nível do mar e o aumento dos eventos extremos como furacões, secas e enchentes. Além disso, afeta diretamente a fauna e a flora, colocando várias espécies em risco de extinção.
A agricultura também sofre com o desequilíbrio climático, a escassez de chuvas ou o excesso dela pode prejudicar plantações e gerar insegurança alimentar. Regiões que antes tinham clima estável, hoje enfrentam mudanças que dificultam a produção de alimentos e o abastecimento de água potável. Outro ponto importante é o impacto nas populações mais vulneráveis.
Países pobres que emitem menos gases poluentes e possuem menos recursos para enfrentar os desastres naturais muitas vezes são os mais afetados e isso gera um aumento na desigualdade que precisa ser rompido com a cooperação internacional.
A solução para o problema passa por várias ações: É necessário reduzir a emissão de gases do efeito estufa, investir em energias renováveis, como a solar e a eólica, e adotar práticas sustentáveis no dia a dia. Pequenas atitudes como economizar energia, reduzir o consumo de carnes e reciclar o lixo também fazem a diferença.
Além disso, é fundamental cobrar ações do governo e empresas públicas e privadas que incentivem a preservação ambiental.
Efeitos da mudança climática

As mudanças climáticas são transformações que acontecem no clima do nosso planeta, principalmente por ações diretas dos seres humanos. Um dos principais motivos é o aumento da poluição, como a fumaça de carros, fábricas e queima das florestas, tudo isso libera gases como dióxido de carbono (CO2), que ficam presos na atmosfera e aumentam a temperatura da terra. Esse efeito é chamado de aquecimento global.
Com o planeta ficando mais quente, várias coisas ruins podem acontecer. O gelo dos pólos começa a derreter, o nível do mar se eleva e isso pode causar enchentes em cidades litorâneas. Além disso, o calor muda o jeito que chove, causando secas em alguns lugares e chuvas intensas em outras, afetando a agricultura, a natureza, as cidades e até a nossa saúde.
Os animais também sofrem. Muitos perdem seu habitat natural pois, com a mudança do clima, florestas, rios e oceanos entram em desequilíbrio com queimadas, enchentes, etc. Por isso é tão importante cuidarmos do meio ambiente.
Todo mundo pode ajudar, com economia de energia, diminuindo o uso de materiais plásticos não recicláveis, reciclando o lixo, plantando árvores, andando a pé ou de bicicleta ao invés de sempre de carros ou motos. São atitudes simples, mas que fazem a diferença. Não podemos minimizar a importância de cobrarmos ações do governo e empresas para criarem leis e executá-las, pois elas têm um grande poder de mudança efetiva.
O clima está mudando por causa das ações humanas e essas ações precisam mudar pois, se nada for feito, a tendência é piorar, mas, com a ação de todos, ainda podemos realizar ações de cuidado ao planeta.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários