Dicas para curtir as férias bem longe das telas
Especialistas afirmam que o período é um convite à criatividade sugerem atividades para os pais fazerem com as crianças
Escute essa reportagem

Entre jogos digitais, vídeos, séries e redes sociais, nem sempre é fácil tirar as crianças das telas durante as férias. Mas para especialistas, o período é um convite à diversão e à criatividade.
A psicóloga clínica Monique Nogueira destacou que as férias escolares são um tempo precioso, uma pausa na rotina e no ritmo exigente da vida escolar.
“É também uma oportunidade de reconexão com o corpo, com o brincar espontâneo e, sobretudo, com os vínculos familiares. Nesse período, vale o convite para um afastamento mais consciente das telas. Não como regra rígida, mas como um presente oferecido, o de viver o tempo real”.
Para a psicóloga, é importante que os pais incentivem os filhos a deixar as telas de lado, ao menos por alguns períodos do dia, já que ajuda no desenvolvimento da criatividade, da regulação emocional, da capacidade de lidar com o tédio e da conexão com o mundo real.
“Aos pais, o convite é que brinquem juntos! Pode ser oficina de massinha, piquenique no chão da sala, tarde de jogos de tabuleiro ou pintura com tinta guache. Mais do que o que se faz, o que importa é o como, com presença, com afeto e com escuta verdadeira”.
A psicóloga Graziely Coutinho Mendes também enfatizou que, durante as férias, a rotina das crianças muda e, muitas vezes, elas passam mais tempo em casa.
“Para os pais, que nem sempre conseguem conciliar o trabalho com atividades para os filhos, as telas acabam sendo uma solução prática para entretê-las”.
Entretanto, ela destacou que o excesso de telas resulta em baixa interação social, isolamento, dificuldade de comunicação e concentração, comportamentos inadequados e irritabilidade.
“Oriento aos pais que tirem um tempinho de lazer para ter com seus filhos, evitem deixá-los muitas horas expostos à tela e estejam sempre observando quaisquer comportamento estranho que seu filho possa ter e, até mesmo, observar em quais sites eles têm acesso”.
Entre as dicas, caça ao tesouro em casa com pistas simples e objetos para as crianças encontrarem.
Outra sugestão é ter um caderno de desenho ou escrita criativa. “Incentive-as a criar histórias ou desenhos sobre o que viveram no dia, promovendo criatividade e conexão com os pais”.
Jogos e pintura

Sempre que chegam as férias, uma das preocupações da pedagoga Michele Sartori, 44, é com o tempo de tela da filha Maria Antonia, de 10 anos.
Ela conta que busca algumas estratégias, como reservar um tempo para jogos de tabuleiros em família ao chegar do trabalho. “Minha filha também é apaixonada por pintar. Em época dos famosos livros 'Boobie Goodies', procuro incentivar comprando de temas diferentes. Aproveito para pintar com ela”.
Opiniões


Dicas para ficar longe das telas
1. Rotina para brincar
Mesmo nas férias, manter a organização ajuda. Estabeleça momentos para brincar, fazer atividades ao ar livre e até um tempo controlado para uso de telas, se necessário.
2. Cantinho da criatividade
Separe um espaço da casa para deixar papel, lápis, tintas, massinha, tecidos e materiais recicláveis. Incentive a criação de desenhos, pinturas, colagens, brinquedos e até histórias em quadrinhos.
3. Natureza
Praia, parque, praça, fazenda, trilha, quintal... Ambiente ao ar livre é um convite à exploração. Montar cabaninhas, fazer piquenique ou observar insetos e plantas é diversão.
4. Clube do livro em casa
Crie um momento diário de leitura, deixando a criança escolher livros em uma biblioteca, livraria ou até mesmo aqueles que já foram lidos há muito tempo e estão em casa. É possível criar momento de leitura conjunta ou propor desafios como desenhar seu personagem favorito.
5. Tardes temáticas
Faça um “dia do cinema”, “dia da culinária”, “dia dos jogos de tabuleiro” ou até “acampamento na sala”. Essas experiências quebram a rotina e engajam sem precisar de telas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários