Estudantes têm aulas de bem-estar e equilíbrio emocional em Vitória
Disciplina eletiva propõe reflexão sobre qualidade de vida e autoconhecimento em meio a rotina intensa de estudos
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Em um cenário cada vez mais acelerado e exigente, o equilíbrio emocional deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Pensando nisso, a Escola Leonardo da Vinci, em Vitória, incluiu no currículo da 1ª série do ensino médio a disciplina eletiva “Vida Plena: bem-estar e equilíbrio emocional”.
Considerada inovadora, a proposta busca proporcionar aos alunos uma pausa na rotina puxada do ensino integral para que possam refletir sobre qualidade de vida e autoconhecimento.
Ministrada pela professora Erika Saleme, a disciplina oferece uma abordagem prática e sensível para lidar com o corpo e as emoções.
“Nossos alunos entram às 7h30 e saem às 17h30. A carga de estudo é intensa. A eletiva surgiu da observação dessa necessidade de buscar uma vida equilibrada. Equilíbrio entre estudo, movimento, esporte, alimentação e emoções”, afirma.
A metodologia aplicada foge do formato tradicional de sala de aula. Com rodas de conversa, sessões de ioga e mindfulness, escaneamento corporal, jogos, filmes e até momentos na piscina, os estudantes são incentivados a reconhecer suas emoções e cuidar do próprio corpo.
“Propomos jogos de tabuleiro, atividades físicas e momentos de relaxamento. É uma metodologia ativa, com participação direta dos alunos. Eles são protagonistas desde o início”, explica a professora.
A disciplina também tem foco no bem-estar físico, com iniciativas como a elaboração de um cardápio saudável em parceria com uma nutricionista.
“A gente está construindo esse cardápio junto com os alunos. Eles observam o que comem, como se alimentam e em que momento. Já estão refletindo sobre a própria rotina”, conta Erika.
Para a professora, que também tem formação em ioga e mindfulness, o objetivo vai além do desempenho escolar. “Mais do que tirar boas notas, o aluno precisa aprender a se escutar, a entender seus limites e a cuidar de si. Se a escola não abrir esse espaço, quem vai?”, questiona.
A experiência tem sido bem recebida pelos estudantes, que encontram, na eletiva, um tempo de respiro em meio ao cotidiano intenso. “Eles se entregam. O mais bonito é ver como, ao final de cada atividade, eles próprios avaliam como se sentiram. Esse é o caminho: formar pessoas conscientes de si, e não só bons alunos”, conclui Erika.
O que a educação fez por mim
“A educação mudou tudo na minha vida. Cresci no interior de Guarapari, filho de agricultores, cercado por animais e com muitos sonhos, mas poucos recursos. Sempre acreditei que estudar seria o meu caminho.
E foi. Por meio da educação, cheguei à universidade, me formei em Medicina Veterinária e abri minha própria clínica.
Atender cães e gatos todos os dias e ver a gratidão nos olhos de cada tutor é uma recompensa enorme, mas saber que isso só foi possível porque tive acesso ao ensino me dá ainda mais orgulho.
A educação me deu autonomia, visão de futuro e consciência coletiva. Foi ela que me levou até a Coopbenevente, onde hoje atuo como presidente. Lá, aprendo todos os dias sobre cooperativismo, gestão e inovação no campo.
Eu defendo a educação porque ela não apenas transforma vidas; ela constrói futuros, fortalece comunidades, culturas e cria pontes onde antes havia muros.
Sem educação, não há escolha. Com ela, tudo é possível. O mundo torna-se um pouco mais fácil, melhor para se viver.”
Leone Bull, 24 anos, médico veterinário e presidente da Coopbenevente
Opiniões


Benefícios da disciplina
Mais inteligência emocional
A disciplina estimula alunos a reconhecerem e lidarem com suas emoções de forma consciente, favorecendo o autocontrole e a empatia.
Redução de estresse e ansiedade
Atividades como mindfulness, ioga e escaneamento corporal ajudam a identificar e aliviar tensões físicas e mentais, promovendo relaxamento.
Promoção de hábitos saudáveis
Com apoio de uma nutricionista, os alunos refletem sobre alimentação e montam um cardápio equilibrado, desenvolvendo consciência alimentar.
Melhoria nos relacionamentos
Jogos e dinâmicas em grupo fortalecem o respeito, a escuta ativa e a convivência saudável.
Protagonismo juvenil
O estudante como agente principal do processo de aprendizagem, fortalece sua autonomia e senso de responsabilidade.
Incentivo à rotina equilibrada
A disciplina promove reflexões sobre gestão do tempo e organização pessoal, essenciais para equilibrar estudo, lazer e descanso.
Integração corpo e mente
O foco no movimento, nas posturas e no cuidado com o corpo, combinado a práticas mentais, promove uma percepção integral de bem-estar.
Fortalecimento da saúde mental
Ao tratar o tema de forma direta e contínua, a escola contribui para desestigmatizar o cuidado com a saúde emocional e acolher demandas reais dos alunos. Esses novo modelo de educação forma não apenas bons estudantes, mas indivíduos mais conscientes e preparados para a vida.
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