Grêmios estudantis formam novos líderes
A votação para escolha de representantes de turma ajuda a ensinar sobre o processo democrático, dizem especialistas
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A habilidade de liderança não está disposta nos livros e apostilas, mas é ensinada de várias maneiras dentro da escola, afirmam especialistas. Um exemplo disso são as representações escolares ou grêmios, que estão formando novos líderes.
A votação para a escolha dos líderes de turma, além de ensinar sobre o processo democrático, também dá oportunidade para o desenvolvimento de características que são importantes para um bom líder, como a capacidade de argumentação, de organização e resolução de problemas.
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Louise Cruz Coutinho Grillo, 13 anos, é um exemplo de liderança no Colégio Marista.
Junto com os colegas Laura Novelli Acorda, 11; Eduardo Ataydes Botelho, 12; Luiza Monteiro Rangel, 12; Ana Carolina Soncini Silva, 12, e Mateus Rocha Venturim Guimarães, 13, ela participa do projeto Liderança Marista.
Louise, que já foi eleita pelos colegas de sala três vezes para ser representante de turma, conta que o segredo de um bom líder tem que ser sempre a empatia.
“Um bom líder tem de se colocar no lugar do outro para entender o que as pessoas estão sentido e, com isso, executar os projetos da melhor maneira. Mas não sem pensar sempre na coletividade e sem construir uma relação de confiança”, conta a aluna, que diz ter certeza que tal experiência como líder de turma será muito boa para o seu futuro.
A orientadora educacional do Marista, Eliane Martins Maia, explica que o projeto ajuda no desenvolvimento integral dos alunos em um trabalho sério e cheio de responsabilidades.
“A gente sempre orienta que o líder tem que ser exemplo e, como somos um colégio cristão, sempre damos como exemplo a liderança de Jesus, que é uma liderança de servir e não de chefe ou melhor do que o outro, é uma democratização escolar”.
Na Escola Americana de Vitória os alunos também têm a oportunidade de exercer sua liderança. “O Conselho Estudantil da Escola Americana de Vitória é um projeto que implementamos para alunos a partir do 6º ano”, explica o diretor-geral da Unidade Álvares Cabral, Cristiano Carvalho.
“Temos representantes de sala para trazer à administração da escola propostas para exercer seu protagonismo e ser coautor das melhorias. Esta semana, por exemplo, criaram os clubes de interesse acadêmico, fizeram pesquisas, e os mais viáveis foram criados”, conta.
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Qual a importância de se desenvolver liderança?
A liderança não é apenas mandar, ser chefe ou exercer o cargo de chefia. Desenvolver a habilidade de liderar é ensinar a inspirar confiança e ajudar as crianças e os adolescentes a resolverem problemas de forma criativa, a trabalharem em equipe e a colaborarem com outras pessoas.
As habilidades de liderança permitem que os jovens tenham controle sobre suas vidas, desenvolvam o senso de responsabilidade e a capacidade de fazer as coisas acontecerem. Quanto mais cedo a pessoa começar esse processo, mais bem desenvolvidas serão as habilidades necessárias.
Como ajudar a desenvolver
- Trabalhe a inteligência emocional.
- Dê responsabilidades.
- Ensine, com exemplos práticos, a negociar e tomar decisões.
- Não se sinta culpado por dizer não e contrariar as expectativas deles.
- Evite resolver os problemas pelos filhos. Estimule que eles encontrem soluções.
- Deixe crianças e adolescentes assumirem riscos controlados.
Fonte: Escola da Inteligência.
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Elo entre turma e escola
Por meio do Projeto Liderança, do Darwin, os alunos do ensino fundamental II e do ensino médio escolhem os representantes de turma, anualmente, para serem o elo entre a turma e a escola.
O representante é escolhido em uma eleição com candidaturas em duplas e a votação é feita de forma digital, no tablet, com auditoria, inclusive.
Além de se tornarem líderes de classe, os alunos eleitos, como Lucca Croce, 14 anos, Clara Devens, 14; Ana Maria Madureira, 13, e Julie Freire, 13, são o elo da instituição com os alunos, como explica a orientadora educacional do ensino fundamental II do Darwin Vitória, Maristela Orlandi.
Reuniões semanais
No Conselho Estudantil da Escola Americana de Vitória, os alunos representantes das turmas têm reunião com os diretores da escola toda quarta-feira para debater projetos e reivindicação.
Como exemplo de resultado dessa liderança e organização dos alunos, o diretor-geral da Unidade Álvares Cabral, Cristiano Carvalho, citou a permissão para usar o celular 20 minutos antes de ir para casa.
“Em um mundo cada vez mais colaborativo são importantes habilidades que você desenvolve pela rotina e prática colaborativa”, comenta.
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