Guardiões da Natureza: leia as redações vencedoras da Escola Antônio Egrácio
Afirmação é da estudante Ester Zagne Oliveira, de 14 anos, que teve redação selecionada no projeto Guardiões da Natureza
Escute essa reportagem

Aos 14 anos, Ester Zagne Oliveira acredita que a mudança para um mundo mais sustentável começa individualmente, cada um de sua casa. Em sua residência, a aluna discute sobre a importância de cuidar do meio ambiente, principalmente, com a irmã, que estuda medicina veterinária.
“Primeiro a gente tem que rever as nossas ações, o nosso jeito de ser, antes de pensar em algo maior. No nosso dia a dia, temos várias atitudes que afetam o mundo, como andar de carro e queimar lixo”, opina a aluna do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Engrácio.
Ester está entre os estudantes da instituição, localizada em Feu Rosa, na Serra, que tiveram a redação selecionada na 3ª edição do projeto Guardiões da Natureza. É a segunda vez que ela participa.
“Estou muito feliz, não pensei que eu iria ganhar. Mas pesquisei bastante em vários sites e em alguns livros também”, lembra ela.
Marcelo Nascimento, 12, foi o outro aluno da escola que teve a redação escolhida. Assim como Ester, ele tenta fazer a sua parte para contribuir com um mundo melhor.
“Na minha casa, nós fazemos coleta seletiva. A gente separa o lixo seco do lixo úmido. Uma ideia que partiu da minha madrasta”, conta o aluno do 7º ano.
A professora de Língua Portuguesa Rafaela Gomes afirma que os alunos ficaram empolgados com a participação no projeto idealizado pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna.
“Antes de escreverem as redações, eles tiveram aulas sobre mudanças climáticas com os professores de ciências. Então, quando pegaram para escrever os textos, ficaram superanimados”, conta ela durante a visita dos alunos à Rede Tribuna.
“É uma alegria ver os estudantes dentro da Rede Tribuna, mantendo contato com nossas inovações tecnológicas e, ao mesmo tempo, conhecendo de perto veículos de comunicação com tanta participação na história do Espírito Santo”, afirma Luciano Rangel, Diretor de Jornalismo de A Tribuna e do portal Tribuna Online.
Nesta edição do Guardiões da Natureza, participam alunos do 7º ao 9º ano de nove escolas públicas municipais e estaduais com redações com o tema “Mudanças Climáticas”. Em setembro, os dois vencedores de cada escola, junto a seus professores, farão um passeio na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.
Redações Selecionadas
Atividades humanas na mudança do clima

As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas alterações podem ser naturais, como por meio de mudanças no ciclo solar. Mas as atividades humanas têm sido os principais estimuladores das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo e gás.
A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa que agem como um cobertor em volta da terra, conservando o calor do sol e aumentando as temperaturas. Algumas emissões desses gases de efeito estufa que estão causando mudanças climáticas, eles incluem dióxido de carbono e metano. Isso vem do uso de gasolina para dirigir veículos ou o desmatamento de florestas.
As mudanças climáticas podem afetar nosso modo de vida, afetando nossa saúde, o cultivo de alimentos, a redução da disponibilidade de água e eventos climáticos extremos. Os cientistas afirmam que o aquecimento do clima está tornando as ondas de calor mais frequentes e intensas.
Para diminuir os efeitos das mudanças climáticas é exigida a colaboração de empresas, governos e da população. Várias ações podem ser realizadas para moderar as emissões de gases do efeito estufa como a adoção de energias renováveis, a conservação de florestas e replantar as áreas desmatadas. Preservar a natureza é algo essencial, pois é por meio dela que sobrevivemos; precisamos aprender a conviver com ela. Adotar práticas sustentáveis é fundamental, pois as nossas ações têm sido prejudiciais, temos que reverter a situação antes que se agrave e cause uma destruição maior.
Prevenção dos impactos à natureza

As mudanças climáticas são mudanças significativas do clima atualmente em nosso planeta. Elas são ocasionadas por alguns fatores.
O primeiro fator que podemos mencionar é o efeito estufa. Com seus gases, ele absorve a radiação do sol e mantém nosso planeta aquecido.
Um dos gases que podemos identificar é o gás carbônico, que está presente na atmosfera, nas plantas e nos combustíveis fósseis e que, com a combustão dele, emite grandes quantidades de gás carbônico no ar aumentando o efeito estufa e ocasionando o aquecimento global.
O aquecimento global também é outro fator para a mudança climática, que consiste no aumento da temperatura do planeta terra.
Com isso, gera várias consequências como, por exemplo: secas, chuvas intensas, aumento do nível do mar, dentre outras consequências.
Podemos prevenir os impactos à natureza com o uso de energias renováveis, redução do desmatamento e das queimadas, dentre outras formas de prevenção existentes.
Com a conscientização antecipada, conseguiremos mudar ou tentar amenizar o impacto dessas mudanças climáticas na natureza.
Saiba Mais
Multiplicadores do cuidado ambiental
Guardiões da Natureza
Participam da iniciativa alunos do 7º ao 9º ano de nove escolas públicas das cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e interior.
Com o tema “Mudanças Climáticas”, cada escola faz um concurso de redação internamente, selecionando as 25 melhores. Semanalmente, os autores dessas redações participam de uma visita à sede da Rede Tribuna, em Vitória.
Durante a visita, os estudantes conhecem as instalações do jornal A Tribuna, Tribuna Online, TV Tribuna e rádios Tribuna FM e Legal FM, além de assistirem a vídeos institucionais sobre os trabalhos desenvolvidos na Reserva Águia Branca e na Rede Tribuna.
Em cada visita, dois alunos são premiados com o título de Guardião da Natureza e os textos vencedores ganham destaque nas páginas do jornal A Tribuna, no portal Tribuna Online e ainda são tema de reportagens veiculadas no telejornal Tribuna Notícias 1ª Edição.
A temporada se encerra em setembro, com uma cerimônia especial na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta. Lá, 18 alunos e nove professores serão homenageados e receberão o certificado de Guardiões da Natureza, reforçando o papel de multiplicadores do cuidado ambiental.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários