X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!
WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Guardiões da Natureza: leia as redações vencedoras da Escola Antônio Egrácio

Afirmação é da estudante Ester Zagne Oliveira, de 14 anos, que teve redação selecionada no projeto Guardiões da Natureza

foto autor
Flávio Carvalho, do jornal A Tribuna
09/07/2025 - 16:56

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: leia as redações vencedoras da Escola Antônio Egrácio
Alunos da EEEFM Antonio Engrácio, em Feu Rosa, visitaram a Rede Tribuna. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Aos 14 anos, Ester Zagne Oliveira acredita que a mudança para um mundo mais sustentável começa individualmente, cada um de sua casa. Em sua residência, a aluna discute sobre a importância de cuidar do meio ambiente, principalmente, com a irmã, que estuda medicina veterinária.

“Primeiro a gente tem que rever as nossas ações, o nosso jeito de ser, antes de pensar em algo maior. No nosso dia a dia, temos várias atitudes que afetam o mundo, como andar de carro e queimar lixo”, opina a aluna do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Engrácio.

Ester está entre os estudantes da instituição, localizada em Feu Rosa, na Serra, que tiveram a redação selecionada na 3ª edição do projeto Guardiões da Natureza. É a segunda vez que ela participa.

“Estou muito feliz, não pensei que eu iria ganhar. Mas pesquisei bastante em vários sites e em alguns livros também”, lembra ela.

Marcelo Nascimento, 12, foi o outro aluno da escola que teve a redação escolhida. Assim como Ester, ele tenta fazer a sua parte para contribuir com um mundo melhor.

“Na minha casa, nós fazemos coleta seletiva. A gente separa o lixo seco do lixo úmido. Uma ideia que partiu da minha madrasta”, conta o aluno do 7º ano.

A professora de Língua Portuguesa Rafaela Gomes afirma que os alunos ficaram empolgados com a participação no projeto idealizado pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna.

“Antes de escreverem as redações, eles tiveram aulas sobre mudanças climáticas com os professores de ciências. Então, quando pegaram para escrever os textos, ficaram superanimados”, conta ela durante a visita dos alunos à Rede Tribuna.

“É uma alegria ver os estudantes dentro da Rede Tribuna, mantendo contato com nossas inovações tecnológicas e, ao mesmo tempo, conhecendo de perto veículos de comunicação com tanta participação na história do Espírito Santo”, afirma Luciano Rangel, Diretor de Jornalismo de A Tribuna e do portal Tribuna Online.

Nesta edição do Guardiões da Natureza, participam alunos do 7º ao 9º ano de nove escolas públicas municipais e estaduais com redações com o tema “Mudanças Climáticas”. Em setembro, os dois vencedores de cada escola, junto a seus professores, farão um passeio na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.

Redações Selecionadas

Atividades humanas na mudança do clima

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: leia as redações vencedoras da Escola Antônio Egrácio
Ester Zagne Oliveira, 9º ano. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas alterações podem ser naturais, como por meio de mudanças no ciclo solar. Mas as atividades humanas têm sido os principais estimuladores das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo e gás.

A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa que agem como um cobertor em volta da terra, conservando o calor do sol e aumentando as temperaturas. Algumas emissões desses gases de efeito estufa que estão causando mudanças climáticas, eles incluem dióxido de carbono e metano. Isso vem do uso de gasolina para dirigir veículos ou o desmatamento de florestas.

As mudanças climáticas podem afetar nosso modo de vida, afetando nossa saúde, o cultivo de alimentos, a redução da disponibilidade de água e eventos climáticos extremos. Os cientistas afirmam que o aquecimento do clima está tornando as ondas de calor mais frequentes e intensas.

Para diminuir os efeitos das mudanças climáticas é exigida a colaboração de empresas, governos e da população. Várias ações podem ser realizadas para moderar as emissões de gases do efeito estufa como a adoção de energias renováveis, a conservação de florestas e replantar as áreas desmatadas. Preservar a natureza é algo essencial, pois é por meio dela que sobrevivemos; precisamos aprender a conviver com ela. Adotar práticas sustentáveis é fundamental, pois as nossas ações têm sido prejudiciais, temos que reverter a situação antes que se agrave e cause uma destruição maior.

Prevenção dos impactos à natureza

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: leia as redações vencedoras da Escola Antônio Egrácio
Marcelo Nascimento dos Santos, 7º ano. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

As mudanças climáticas são mudanças significativas do clima atualmente em nosso planeta. Elas são ocasionadas por alguns fatores.

O primeiro fator que podemos mencionar é o efeito estufa. Com seus gases, ele absorve a radiação do sol e mantém nosso planeta aquecido.

Um dos gases que podemos identificar é o gás carbônico, que está presente na atmosfera, nas plantas e nos combustíveis fósseis e que, com a combustão dele, emite grandes quantidades de gás carbônico no ar aumentando o efeito estufa e ocasionando o aquecimento global.

O aquecimento global também é outro fator para a mudança climática, que consiste no aumento da temperatura do planeta terra.

Com isso, gera várias consequências como, por exemplo: secas, chuvas intensas, aumento do nível do mar, dentre outras consequências.

Podemos prevenir os impactos à natureza com o uso de energias renováveis, redução do desmatamento e das queimadas, dentre outras formas de prevenção existentes.

Com a conscientização antecipada, conseguiremos mudar ou tentar amenizar o impacto dessas mudanças climáticas na natureza.

Saiba Mais 

Multiplicadores do cuidado ambiental

Guardiões da Natureza

Participam da iniciativa alunos do 7º ao 9º ano de nove escolas públicas das cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e interior.

Com o tema “Mudanças Climáticas”, cada escola faz um concurso de redação internamente, selecionando as 25 melhores. Semanalmente, os autores dessas redações participam de uma visita à sede da Rede Tribuna, em Vitória.

Durante a visita, os estudantes conhecem as instalações do jornal A Tribuna, Tribuna Online, TV Tribuna e rádios Tribuna FM e Legal FM, além de assistirem a vídeos institucionais sobre os trabalhos desenvolvidos na Reserva Águia Branca e na Rede Tribuna.

Em cada visita, dois alunos são premiados com o título de Guardião da Natureza e os textos vencedores ganham destaque nas páginas do jornal A Tribuna, no portal Tribuna Online e ainda são tema de reportagens veiculadas no telejornal Tribuna Notícias 1ª Edição.

A temporada se encerra em setembro, com uma cerimônia especial na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta. Lá, 18 alunos e nove professores serão homenageados e receberão o certificado de Guardiões da Natureza, reforçando o papel de multiplicadores do cuidado ambiental.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Marcelo Nascimento dos Santos, 7º ano.

A TRIBUNA NAS ESCOLAS

“Sonho com um mundo melhor”: jovens de Cariacica se destacam em projeto ambiental

Marcelo Nascimento dos Santos, 7º ano.

A TRIBUNA NAS ESCOLAS

Uma viagem pela história em aulas sobre monumentos do Centro de Vitória

Marcelo Nascimento dos Santos, 7º ano.

A TRIBUNA NAS ESCOLAS

Guardiões da Natureza: leia as redações vencedoras da Escola Nova Carapina

Marcelo Nascimento dos Santos, 7º ano.

A TRIBUNA NAS ESCOLAS

Capixabas conquistam 1º lugar em olimpíada de robótica

Ícone tags Tags Educação Meio Ambiente mudanças climáticas projeto escolar sustentabilidade
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM