X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Censo Escolar: ES se destaca na educação durante a pandemia de covid-19

Uma das estratégias foi a avaliação para compreender lacunas de aprendizagem entre alunos


Ouvir

Escute essa reportagem

Junto com o Ceará, o Espírito Santo se destacou positivamente na pandemia de covid-19 em relação à educação na rede pública ao adotar grande parte das estratégias educacionais de 2021 investigadas pelo Censo Escolar.

Dentre as ações de educação desenvolvidas estão a busca ativa para evitar a evasão de alunos, avaliação de lacunas de aprendizagem e priorização de conteúdos e habilidades específicas.

As informações sobre o desempenho do Estado foram compartilhadas pelos pesquisadores Maria Helena Bravo, Maria do Carmo Meirelles, Karina Carrasqueira e Wagner Rezende, que utilizaram dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2021 e 2022.

Segundo o levantamento, a estratégia que mais teve adesão nos estados brasileiros foi a busca ativa, sendo no Ceará onde mais escolas realizaram o procedimento (96,9%), posteriormente Goiás (94,9%), e, em terceiro lugar, o Espírito Santo (94,9%).

“Em 2019 já tínhamos o programa de busca ativa em parceria com a Unicef, chamado ‘Todos na Escola’. A gente fazia um monitoramento junto com as escolas sobre a entrega e devolução de atividades”, comentou Andréa Guzzo Pereira, subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional.

Outra estratégia em que o Estado se destacou foi a de avaliação para compreender lacunas de aprendizagem entre alunos.

Em 2021, ele contou com mais escolas realizando a avaliação (94,3%), seguido de São Paulo (89,9%) e das escolas cearenses.

“Em janeiro de 2021, elaboramos a primeira avaliação diagnóstica de todas as matérias para sabermos sobre os conhecimentos dos alunos. A partir da avaliação, começamos a revisar e fazer um novo plano curricular. E é válido ressaltar que ela é mantida até hoje”, comentou Andréia.

Imagem ilustrativa da imagem Censo Escolar: ES se destaca na educação durante a pandemia de covid-19
Andréa Guzzo, subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional, explicou que foram adotadas medidas como doação de cestas básicas e apoio socioemocional com psicólogos e assistentes sociais |  Foto: Divulgação

Ela ressaltou que outras medidas foram adotadas, como aulas sobre tecnologia para professores, doação de cestas básicas, apoio socioemocional com psicólogos e assistentes sociais, e união de Estado e município com o compartilhamento de conteúdos.

Maria do Carmo Meirelles, junto a outros pesquisadores de universidades do Brasil, Chile, França e Guiana Francesa, citou em um estudo 12 estratégias para escolas seguirem em contexto de pandemia.

Organizar sistemas de informação entre secretarias, escolas e alunos, e criar materiais pedagógicos estruturados para plataformas digitais são algumas delas.

Estudo

Um estudo realizado por vários pesquisadores apontou estratégias educacionais para uma possível crise sanitária. Confira abaixo:

1 Fortalecer o regime de colaboração entre União, estados e municípios.

2 Ampliar a conectividade em escolas e municípios (dispositivos e internet).

3 Ampliar o letramento digital de professores e alunos.

4 Formar professores para a utilização pedagógica de tecnologias digitais.

5 Criar materiais pedagógicos estruturados para plataformas digitais de ensino.

6 Organizar sistemas de informação entre secretarias, escolas, servidores e alunos.

7 Investir no vínculo permanente entre escola e família.

8 Formar um conselho com múltiplos atores que tomem decisões com base em dados sanitários, a serem adotadas na rede.

9 Acolher docentes e estudantes para aumentar o vínculo e reduzir a evasão.

10 Adotar estratégias de busca ativa dos alunos evadidos.

11 Garantir a segurança alimentar da comunidade escolar.

12 Fornecer apoio psicológico para a comunidade escolar.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: