X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Guardiões da Natureza: Emoção com mais duas redações selecionadas

Ana Clara Ferreira e Stefany Camilly dos Santos, de 15 anos, se destacaram entre as turmas do 9º ano da escola Padre Anchieta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: Emoção com mais duas redações selecionadas
Bruno Chieppe, diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, com alunos da escola Padre Anchieta |  Foto: Leone Iglesias/AT

O projeto Guardiões da Natureza revelou os dois textos vencedores entre os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria, em Vitória, e a emoção rolou solta.

As ganhadoras, Ana Clara Ferreira Deptulski Lyrio e Stefany Camilly dos Santos, de 15 anos, não esconderam a felicidade pela conquista. “Estou sem palavras de tanta emoção. Estudei e fiz pesquisas para escrever essa redação importante”, comentou Ana.

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas

Stefany também. “É fundamental falar do meio ambiente. Estou feliz demais com o resultado”.

O Guardiões da Natureza é uma iniciativa idealizada pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna que contempla nove escolas localizadas nos municípios de Vargem Alta, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.

Os alunos do nono ano do ensino fundamental de cada unidade produzem uma redação com o questionamento “Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos?”. O corpo docente das instituições de ensino seleciona as melhores.

Natacha Soares Ribeiro, professora de História e Educação Socioambiental da escola Padre Anchieta, afirmou que o projeto é uma grande oportunidade para os estudantes. “É uma forma de incentivar a preservação do meio ambiente. Eles ficaram bastante envolvidos na produção da redação”.

Os alunos vencedores farão, em dezembro, uma visita à Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.000 hectares. Bruno Chieppe, diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, afirmou que a presença dos estudantes no local será bastante positiva por conta do contato com a natureza.

“Os principais motivos de ter a reserva são a conscientização e a educação ambiental”, ressaltou.

A divulgação das melhores redações é feita enquanto a escola faz uma visita à Rede Tribuna. Lenise Loureiro, diretora comercial do grupo de comunicação, afirmou que foi inaugurada a sala Guardiões da Natureza na sede.

“É um espaço sensorial onde alunos visitam e imaginam a beleza da Reserva Águia Branca e onde os que tiveram suas redações selecionadas são chamados a dar entrevistas, destacando seus talentos”, explicou.


Fique por dentro

Guardiões da Natureza

O projeto promove o incentivo à leitura, à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

Ao todo, nove instituições de ensino localizadas nas cidades de Vargem Alta, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra fazem parte da ação, que conta com um concurso de escrita.

Cada escola realiza o concurso internamente com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, selecionando as 25 melhores redações sobre o tema “Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos?”.

Ao longo deste mês e do mês de novembro, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna, onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também à Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.000 hectares mantido pelo grupo Águia Branca em Vargem Alta.

Nas visitas, são reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola.

Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e também no Tribuna Online.

Em dezembro, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor irão para a Reserva Águia Branca receber os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.


Redações selecionadas

É necessário tomar atitudes para cuidar da natureza

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: Emoção com mais duas redações selecionadas
Stefany é autora da redação "É necessário tomar atitudes para cuidar da natureza" |  Foto: Leone Iglesias/AT

O meio ambiente contribui para o mundo e para a sociedade. Nesta redação iremos abordar sobre o tema: como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro sustentável.

Atualmente, é possível vermos em jornais/TV que está acontecendo uma ebulição global e obviamente isso afeta a natureza e as gerações futuras.

De acordo com o IBGE, 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, como desmatamento, queimadas e poluição do ar.

É necessário tomar atitudes para cuidar da natureza e preservar o meio ambiente, porque é de lá que retiramos alimentos, matéria-prima e, principalmente, oxigênio.

As medidas que podem ser tomadas para ajudar a natureza são: economizar energia e água, reduzir o consumo de plástico, separar o lixo e evitar jogar lixo nos mares/rios. Tudo isso nos ajuda a ter um futuro sustentável.

Concluímos que é importante cuidar da natureza, pois ela é a fonte principal na vida dos seres humanos/animais. Sem ar, sem os alimentos e até mesmo a água, a gente não consegue sobreviver.

Autora: Stefany Camilly dos Santos.

Pequenos gestos que ajudam a preservar a natureza

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: Emoção com mais duas redações selecionadas
Ana Clara é autora da redação "Pequenos gestos que ajudam a preservar a natureza" |  Foto: Leone Iglesias/AT

A natureza é algo muito importante para os seres vivos, com isso a consciência de preservação ambiental é importante para garantir as relações futuras entre sociedade e meio ambiente.

O meio ambiente encontra-se na segunda situação: as reservas de água doce, os peixes e a floresta estão cada vez menores. As terras férteis estão sendo destruídas. Várias espécies de plantas e animais já estão sendo extintas.

Estamos em uma grande necessidade de preservar a natureza, pois é nela onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta Terra poderão acabar.

Com isso, cuidar do nosso meio ambiente/natureza realmente não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar a natureza, como exemplo: cuide bem dos cursos de água, reutilize, reaproveite, recicle, reduza o consumo de energia elétrica, não jogue lixo nas ruas, etc.

Isso trará vários benefícios para a natureza como: qualidade de vida, melhora da economia, preservação do meio ambiente e dos recursos naturais e diminuição de desastres naturais para preservar o presente e para o futuro.

Autora: Ana Clara Ferreira Deptulski Lyrio

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: