Veja como foi o desfile da Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória
A tradicional agremiação do Espírito Santo trouxe para o Sambão do Povo o enredo "Bino Santo e as lutas que ecoam no morro"
Escute essa reportagem
A Unidos da Piedade abriu o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, na noite de sábado (11). A tradicional agremiação do Espírito Santo trouxe para o Sambão do Povo o enredo "Bino Santo e as lutas que ecoam no morro", que contou a história de São Benedito e a influência do santo nas lutas contra o preconceito, a escravidão e a fome.
Leia mais: Veja como foi o desfile da Unidos de Barreiros
Veja como foi o desfile da Mocidade da Praia
A comissão de frente da escola representou na avenida a saga do santo no Centro da capital do Espírito Santo. Os integrantes apresentaram momentos como o processo de escravidão e catequização pelo colonizador, o encontro dos povos negros com o santo e sua adoração e as lavadeiras, responsáveis por propagar através dos cantos os milagres de Bino Santo.
No desfile, a agremiação fez menções a colonização portuguesa e o sistema escravocrata no carro abre-alas, chamado de "O navio negreiro".
O enredo assinado pelo carnavalesco Alex Santiago também trouxe a famosa rixa entre as irmandades de São Francisco, os caramurus, e Nossa Senhora do Rosário, os peroás, nos festejos de São Benedito.
Outro elemento presente na cultura do Espírito Santo, o congo, também foi representado na avenida pela Banda de Congo Beatos de São Benedito, que é formada por competentes percussionistas e inclui em sua formação, pessoas com deficiência (Síndrome de Down, paralisia cerebral, microcefalia, autismo, entre outras), idosos e indivíduos em risco social, ratificando o lema estampado em sua indumentária: "A Cultura Popular como meio de Inclusão Social".
Leia mais: Veja como foi o desfile da Chega Mais
Comentários