X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 19°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • Inovação e Mercado
      • Tribuna Agro
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Polícia
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Agro
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
    • TRÂNSITO
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 19°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • ESPECIAL SAÚDE 2026
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Sono pode dar pistas sobre o risco de demência, revela estudo

Estudo internacional aponta que alterações cerebrais durante o sono podem estar ligadas ao surgimento da doença

Camila Lima
Camila Lima
30/05/2026 - 4:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Não é de hoje que médicos alertam para a importância do sono de qualidade para a saúde, inclusive a mental. E se você não se preocupa com isso, deveria mudar de opinião.

Um novo estudo internacional, realizado por pesquisadores dos Estados Unidos e Austrália e publicado na revista científica Jama Neurology, demonstrou que alterações cerebrais durante o sono podem estar diretamente ligadas ao risco de desenvolver demência no futuro.

A pesquisa analisou exames de sono de mais de 7 mil adultos, acompanhados por até 17 anos. Os pesquisadores utilizaram exames de polissonografia – teste que monitora a atividade cerebral durante o sono – aliados a sistemas de IA.

A tecnologia avaliou padrões das ondas cerebrais e criou o chamado Índice de Idade Cerebral, que compara a “idade” do cérebro à idade cronológica da pessoa.

Segundo análise feita durante o sono, diferença de 10 anos entre idade do cérebro e idade real pode elevar risco de declínio cognitivo em cerca de 40%. Na prática, um indivíduo de 50 anos que apresentava atividade cerebral semelhante à de alguém de 60 tinha maior risco de demência.


          Imagem ilustrativa da imagem Sono pode dar pistas sobre o risco de demência, revela estudo
O neurologista Jasper Guimarães afirma que o sono funciona como uma verdadeira “faxina cerebral” |  Foto: Leone Iglesias/at

Para o neurocirurgião Pablo Fruett, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o estudo traz uma confirmação importante: sono não é luxo, mas prevenção.

Segundo o médico, em um futuro, muito próximo, médicos terão acesso a essa ferramenta (polissonografia associada à IA), o que poderá auxiliar na orientação de mudanças de hábitos para melhorar a qualidade do sono. “A fase de sono mais profunda, em que sonhamos e fixamos as memórias, diminui em pacientes que não dormem bem”.

O neurologista Jasper Guimarães afirma que o sono funciona como uma verdadeira “faxina cerebral”. “O cérebro funciona, mas fazendo uma limpeza de substâncias nocivas que organismo sintetiza ”.

Doenças como insônia e apneia, segundo o neurologista Leonardo Maciel, possuem forte relação com maior risco de demência.

Dormir pouco ou mais de 10 horas causa problemas

Quantas horas são necessárias para que o sono seja considerado suficiente e de qualidade? Para um adulto, essa quantidade pode variar entre sete a nove horas por noite, para indivíduos saudáveis e que não sofram distúrbios de sono.

Especialistas alertam que o sono de curta duração (abaixo de seis horas) e de longa duração (acima das 10 horas) estão associados ao desenvolvimento de graves problemas de saúde.

“Temos quatro fases de sono, que vão ciclando durante a noite. O tempo de cada ciclo desse é em torno de 90 a 115 minutos e precisamos, no mínimo, de cinco ciclos desses enquanto dormimos, dando em torno de sete a oito horas de sono por noite ininterruptos”, destaca o neurocirurgião Pablo Fruett, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

O neurologista Jasper Guimarães alerta: o padrão elétrico do cérebro muda conforme a pessoa envelhece. “Jovens costumam ter sono mais profundo, menos despertares e maior estabilidade nas fases do sono. Porém, quando envelhecemos nosso sono profundo diminui, fica mais fragmentado e há mais despertares”, explica.

Fique por dentro

Estudo

Um novo estudo internacional, realizado por pesquisadores dos Estados Unidos e Austrália e publicado na revista científica Jama Neurology, demonstrou que alterações cerebrais durante o sono podem estar diretamente ligadas ao risco de desenvolver demência no futuro.

A pesquisa analisou exames de sono de mais de 7 mil adultos, acompanhados por até 17 anos. Nenhum dos participantes tinha demência no início do estudo.

Como a pesquisa foi feita

Os cientistas utilizaram exames de polissonografia — teste que monitora a atividade cerebral durante o sono — aliados a sistemas de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.

A tecnologia avaliou padrões das ondas cerebrais durante a noite e criou o chamado Índice de Idade Cerebral (BAI, na sigla em inglês), que compara a “idade” do cérebro com a idade cronológica da pessoa. O estudo reuniu dados de cinco grandes pesquisas populacionais dos Estados Unidos, envolvendo participantes entre 40 e 94 anos.

Índice de Idade Cerebral

É calculado a partir da atividade elétrica cerebral registrada durante o sono por meio do eletroencefalograma (EEG).

Na prática, o sistema identifica se o cérebro apresenta padrões considerados mais “jovens” ou mais “envelhecidos” para aquela faixa etária. Por exemplo: uma pessoa de 50 anos cujo cérebro apresentava atividade semelhante à de alguém de 60 anos era considerada com envelhecimento cerebral acelerado.

Descoberta

Segundo a pesquisa, cada diferença de 10 anos entre a idade cerebral e a idade real elevou em cerca de 39% o risco de desenvolver demência. Ou seja, quanto mais “velho” o cérebro parecia durante o sono, maior era a probabilidade de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, ao longo dos anos.

Os autores destacam que o método ainda precisa de mais estudos antes de ser usado rotineiramente na prática clínica. Mesmo assim, os pesquisadores apontam que a tecnologia pode se tornar, futuramente, uma ferramenta não invasiva para identificar precocemente pessoas com maior risco de demência.

Limpeza cerebral acontece à noite

A função do sono vai muito além do que promover descanso. De acordo com o neurologista Leonardo Maciel, do São Bernardo Samp, há pesquisadores que acreditam que o descanso não é a principal função do sono, já que é possível descansar sem dormir.

Uma das principais funções do sono, segundo Maciel, é promover uma limpeza cerebral por meio do chamado sistema glinfático, responsável por remover resíduos metabólicos associados à demência.

“Essa limpeza é mais eficiente à noite, igual ocorre com o hormônio do crescimento. Além disso, durante o sono, há ainda uma função anti-inflamatória, que diminui a inflamação dos neurônios e do corpo inteiro, sendo muito importante quando o sono é de qualidade”, explica.

“Há também a diminuição de substâncias tóxicas, como a beta-amiloide, sendo uma das precursoras da doença de Alzheimer”, alerta o médico

Leonardo aponta ainda que dormir bem, sem qualquer luz no ambiente, diminui as chances de crianças terem alguns tipos câncer. “Essa luz que os pais deixam no quarto dos filhos aumenta estatisticamente a chance da criança ter alguns tipos de leucemia, e isso já está provado cientificamente”, destacou.

Prevenção

Além do sono, dieta de qualidade, atividade física e intelectual estão entre os hábitos relacionados à prevenção de demências, conforme aponta Leonardo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

O neurologista Jasper Guimarães afirma que o sono funciona como uma verdadeira “faxina cerebral”

SAÚDE

Como a "lei do chocolate" vai afetar a dieta

O neurologista Jasper Guimarães afirma que o sono funciona como uma verdadeira “faxina cerebral”

SAÚDE

Uso de caneta para emagrecer pode aumentar as chances para engravidar

O neurologista Jasper Guimarães afirma que o sono funciona como uma verdadeira “faxina cerebral”

SAÚDE

Especialista alerta para uso de caneta: "Remédio não faz milagre sozinho"

O neurologista Jasper Guimarães afirma que o sono funciona como uma verdadeira “faxina cerebral”

SAÚDE

Vendas de canetas para perder peso aumentam 77% no País

Ícone tags Tags alzheimer DEMÊNCIA inteligência artificial neurologia Polissonografia saúde sono

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Agro Esportes Esporte Capixaba Futebol Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Agro Esportes Esporte Capixaba Futebol Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM