Medusas e guerreiras na folia da Barra do Jucu, em Vila Velha
Tradicional Bloco Surpresa levou para a rua um desfile marcado por marchinhas autorais e fantasias inspiradas na mitologia
Siga o Tribuna Online no Google
A terça-feira (17) de Carnaval uniu famílias, jovens e crianças para curtirem uma folia animada na Barra do Jucu, em Vila Velha, com direito a trio elétrico, carros alegóricos e personagens que transformaram a avenida em um cenário de fantasia e crítica social.
Com o tema “No Reino Barrense, a Coroa é do Povo”, o tradicional Bloco Surpresa levou para a rua um desfile marcado por estética mitológica, marchinhas autorais e uma narrativa que exaltou a identidade local.
Entre os destaques estavam duas alas exclusivamente femininas: uma inspirada na Medusa, figura da mitologia grega, e outra composta por guerreiras, criando um contraste simbólico entre proteção e conquista.
A encenação ganhou reforço de dois carros alegóricos – o Castelo do Rei e o Cavalo de Troia – além de um boneco gigante no estilo dos tradicionais de Olinda, que abriu o cortejo.
Vice-presidente do bloco, Oscar Soares é filho de um dos fundadores e acompanha a história do Surpresa desde criança. “São 40 anos de tradição. O enredo deste ano traz uma metáfora sobre o poder e reforça que quem manda é o povo”, explicou.
Segundo ele, a mistura de referências históricas e mitológicas é uma “licença poética” para refletir temas atuais de forma lúdica, mantendo o espírito crítico do Carnaval.
O público ainda conferiu, ao final do trajeto, uma encenação entre Medusas e Guerreiras.
Frequentadora assídua, a aposentada Andrea Cristina Vicente, 52, participa há quase três décadas e não esconde o entusiasmo. “Todo ano é maravilhoso, é um Carnaval seguro e muito animado”, disse.
O que rolou no bloco
Bloco das amigas
As amigas Aline Leão, 46, Liliane Leão, 40, Juliana Correia, 43, e Joice Rosa, 37, aproveitaram a terça-feira para curtir juntas pelas ruas da Barra do Jucu.
“Temos nosso 'bloco' de amigas e fazemos questão e todo ano organizar nossa fantasia para brincarmos juntas”, afirmou Juliana.
“Camarote”
A varanda de casa virou um “camarote” para a aposentada Lindalva Rocha de Carvalho, 75 anos, e sua irmã, a assistente social Maria Elisabete Rocha Valadares, 56, que curtiram juntas o bloco Surpresa.
“Gosto muito dessa folia e admiro o trabalho do bloco. Acho que não tenho mais idade para estar no meio do povo, mas não deixo de curtir aqui da minha varanda”, brincou Lindalva.
Clima familiar
A pensionista Angeli Brandão, 57, aproveitou o evento ao lado da neta Ayla, de 6 anos, e destacou o clima familiar: “É tranquilo, dá para curtir com as crianças, e ainda consigo levá-la para brincar na praça. Todo ano ela vem comigo”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários