Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

RELIGIÃO

Louvor e emoção no Retiro de Carnaval Vinde e Vede

Retiro de Carnaval católico chega ao último dia hoje com pregação, missa e música com Ministério Adoração e Vida

Will Anholetti | 17/02/2026, 16:20 h | Atualizado em 17/02/2026, 16:20
Religião

Redação A Tribuna

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

          Imagem ilustrativa da imagem Louvor e emoção no Retiro de Carnaval Vinde e Vede
Fiéis lotaram o Pavilhão de Carapina para acompanhar a programação do Vinde e Vede, que está na sua 32ª edição |  Foto: Fábio Nunes/AT

Ao som do cantor Cosme, quase quatro mil cristãos se encontraram no terceiro dia do Vinde e Vede, retiro de Carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Vitória no Pavilhão de Carapina, na Serra.

Com o tema “É Ele quem dá a todos a vida”, o evento, que está em sua 32ª edição, reúne fiéis em momentos de louvor, oração e formação espiritual até hoje.

A programação começa às 7h30 e segue ao longo de todo o dia, com pregações, momentos de animação, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa às 17 horas, que marca o encerramento. Além do show de Cosme e Banda, que movimentou a tarde de ontem, o evento recebe hoje o Ministério Adoração e Vida, às 13h40.

Sabrina Brito, presidente da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Vitória, destaca que o objetivo principal do evento é evangelizar, especialmente a juventude.

“O objetivo é atrair principalmente os jovens, para que possam viver os quatro dias inteiros de Carnaval cercados de oração, da palavra e de momentos de animação”, afirmou. Ela reforça, no entanto, que o encontro é voltado para toda a família. “É um ambiente para adultos, idosos e crianças. Temos também o Vinde e Vede Kids, para crianças e adolescentes.”

Sobre o tema deste ano, a presidente explica que a proposta é reforçar a fé e a centralidade de Cristo. “Esse tema nos remete ao senhorio de Jesus sobre a nossa vida. É reconhecer que ele é a fonte da vida e quem nos concede uma vida plena”, disse.

A dona de casa Ana Lúcia Antunes, de 62 anos, integra a organização do Vinde e Vede. Há 20 anos participando do evento, ela afirma que foi ali que encontrou força para recomeçar. “Quando eu comecei a frequentar foi como se eu tivesse pisado na terra prometida”, relembra.

Gratuito e aberto ao público, o retiro pede apenas a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a famílias e instituições assistidas pela organização. Criado em 1994, em Guarapari, o encontro nasceu do desejo de oferecer uma alternativa cristã aos dias de folia.

“O Vinde e Vede surgiu durante uma reunião de servos, que sentiram no coração o desejo de promover um encontro que pudesse atrair os jovens nesses dias de Carnaval, para que pudessem viver uma alegria saudável na presença de Deus”, contou Sabrina.

Valores cristãos para as filhas

A pedagoga Michely Medeiros, 39 anos, aproveitou o terceiro dia do Vinde e Vede com as filhas Clara Liz, 7, Ana Cecília, 5, e Melina, 4.


          Imagem ilustrativa da imagem Louvor e emoção no Retiro de Carnaval Vinde e Vede
Michely Medeiros e as filhas Clara Liz, Ana Cecília e Melina |  Foto: Fábio Nunes/AT

“É um prazer estar aqui proporcionando às minhas filhas a oportunidade de vivenciar o Carnaval de uma maneira diferente, alinhada aos valores cristãos e católicos, que elas apreciam muito”, destacou.


          Imagem ilustrativa da imagem Louvor e emoção no Retiro de Carnaval Vinde e Vede
Grupo de oração Despertai, da Comunidade São Pedro |  Foto: Fábio Nunes/AT

Grupo de adoração

O estudante Claudio Adão, de 22 anos, não perdeu nenhum dia de evento junto com o grupo de oração Despertai, da Comunidade São Pedro. “Estivemos presentes todos os dias. Começamos no sábado e, no domingo, estivemos a serviço do grupo de oração. Hoje (ontem), mais uma vez, viemos para participar. E amanhã (hoje) estaremos aqui novamente”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Religião

Religião, por Redação A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Religião

Religião,por Redação A Tribuna

Religião

Redação A Tribuna

PÁGINA DO AUTOR

Religião