Médica pediatra do Himaba orienta cuidados para proteger as crianças no Carnaval
Siga o Tribuna Online no Google
Com a chegada do Carnaval, é normal que as famílias se reúnam para irem à praia e aproveitarem, porém, é preciso ficar atento para que a folia não termine no pronto-socorro. O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) preparou algumas orientações sobre os cuidados que as famílias precisam ter, especialmente sobre alimentação das crianças e com a exposição prolongada ao Sol.
Quem elaborou tais orientações foi a médica pediatra e diretora assistencial do Himaba, Vanuza Guasti. “Muitas famílias aproveitam o período de folia em praias, piscinas e também acompanhando bloquinhos infantis com as crianças, mas é preciso tomar cuidado, porque a exposição excessiva ao Sol é um dos principais riscos à saúde das crianças neste período”, explicou a profissional.
A médica alerta que o calor intenso favorece a perda de líquidos e sais minerais, aumentando o risco de desidratação, insolação e exaustão pelo calor. “Além disso, a radiação solar direta também pode causar queimaduras na pele”, disse.
De acordo com a pediatra, os horários entre 10h e 16h devem ser evitados pelos pais e responsáveis devido a maior radiação emitida. Para garantir mais proteção, é recomendável o uso de roupas leves, chapéus, uso de protetor solar adequado para a idade e oferta constante de líquidos.
Atenção à alimentação
A médica pediatra e diretora assistencial do Himaba, Vanuza Guasti, destacou que aglomerações de pessoas podem favorecer a transmissão da gastroenterite, geralmente causada por vírus, além de que o contágio também possa acontecer pelo consumo de água ou alimentos contaminados, ou até pelo contato com superfícies contaminadas.
Buscando prevenir a gastroenterite nas crianças, os pais e responsáveis devem sempre explicar às crianças a importância de lavar as mãos com frequência e mantê-las limpas, especialmente antes das refeições e após o uso do banheiro.
“Recomendamos também evitar o compartilhamento de talheres, copos, utensílios e toalhas, mantendo esses itens sempre higienizados. Outro cuidado essencial é com o armazenamento e o consumo de alimentos, que devem ser mantidos em condições adequadas para evitar a contaminação e proteger a saúde da família”, destacou a médica.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários