Cursos gratuitos para transformar empresas
Sebrae oferece capacitação gratuita para quem quer transformar a empresa em franquia
Siga o Tribuna Online no Google
Há empresários e empresárias que possuem um modelo de negócio consolidado, e vislumbram a oportunidade de tornar a própria empresa uma franquia. Pensando nisso, o Sebrae criou um curso gratuito sobre o tema.
Disponível no site https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline, o curso “Como tornar sua empresa uma franquia” é virtual e tem duração máxima de cinco horas.
Nele, os participantes podem conhecer os diferentes modelos de franquia e compreender as vantagens e desvantagens de se tornar um franqueador. Também pode aprender os passos para estruturar sua franquia e conferir dicas para manter um bom relacionamento com os franqueados.
Todos os cursos têm certificado digital com verificação de autenticidade. Após a conclusão da capacitação, basta acessar a área logada, no portal do Sebrae, para emitir o certificado de participação.
“A transmissão de conhecimento e a educação empreendedora fomentam ainda mais o franchising sustentável em nosso País. Nessa nova trilha, consolidamos o conhecimento basilar para que potenciais franqueadores entrem no sistema com mais organização e segurança”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Além disso, a própria ABF oferece, por meio do endereço eletrônico www.abfeducacao.com.br, 17 conteúdos para quem deseja investir no setor de franquias, tendo como objetivo capacitar empreendedores – potenciais e atuais franqueados e franqueadores – em todas as fases de sua jornada, promovendo conhecimento, inovação e profissionalização do setor.
“O franchising tem muito de educação em sua essência, uma vez que um empreendedor mais experiente, o franqueador, repassa os seus conhecimentos e sua experiência a outro empresário de menor porte, o franqueado”, afirma Claudia Vobeto, diretora de capacitação da entidade.
Além dos cursos, a entidade disponibiliza a ABF Academy, uma plataforma de educação digital repleta de conteúdos imersivos e atualizados para franqueados, franqueadores e futuros empreendedores.
Saiba mais
Modelos
Há quatro modelos de franquias que fazem sucesso no mercado atualmente. São eles:
Loja em shopping
Esse é o modelo mais completo e, consequentemente, precisa de um planejamento mais amplo e detalhado. O custo é maior, mas a possibilidade de retorno também é maior. Esse tipo de franquia normalmente está inserido em uma rede de franquias com restrição de território.
Quiosque
As franquias desse tipo são mais simples e exigem investimento inicial menor. Sua montagem é fácil e rápida e ainda permite a troca de localização, ou seja, mobilidade.
São comumente encontradas em shoppings, mas também podem ocupar espaços em rodoviárias e feiras, entre outros ambientes.
Micro e Minifranquias
Se você pensa que para ser um franqueado é preciso investir muito dinheiro, saiba que existe um modelo que não exige grande investimento inicial. Estamos falando de micro e minifranquias.
Legalmente, elas são parecidas com os demais modelos, mas exigem um investimento inicial mais baixo, além de precisar de poucos colaboradores e espaço reduzido para funcionamento.
Home based
Com a chegada da pandemia, muitas áreas do mercado adaptaram seu formato de trabalho para o home office, e essa transformação também foi vista no mundo das franquias. Hoje existem modelos de franquias que funcionam com operação totalmente home office.
Planejamento
Segundo Antonio Bortoletto, diretor regional da ABF no Espirito Santo, e o economista-chefe do Ibef-ES Felipe Storch, o caminho para ser franqueado tende a passar pelas seguintes etapas:
Escolher o segmento e o perfil de operação: franquias variam muito em tamanho, necessidade de presença do dono, carga operacional e margem.
Análise do pacote de investimento e do modelo de negócios.
Diligência prática: conversar com franqueados da rede, entender rotina, sazonalidade, custos reais e aderência do ponto.
Em seguida, vêm a avaliação financeira, a assinatura do contrato e o treinamento para padronização operacional.
Cuidados
Bortoleto acrescenta que o empreendedor deve analisar o negócio com critérios técnicos, considerando rentabilidade, custos operacionais e potencial do mercado local.
“No Espírito Santo, fatores como perfil do consumidor, localização do ponto e concorrência regional são determinantes para o desempenho da unidade. Também é fundamental compreender as obrigações contratuais, avaliar a qualidade do suporte oferecido pela franqueadora e manter reserva financeira para a fase inicial de maturação do negócio”, afirma.
Vantagens
O franchising permite empreender com um modelo já testado, marca reconhecida e processos padronizados, o que reduz riscos e acelera a entrada no mercado.
O franqueado conta ainda com treinamento contínuo, apoio operacional e estratégias de marketing estruturadas, elementos importantes para aumentar a competitividade da unidade.
Além disso, a atuação em rede proporciona ganhos de escala, acesso a boas práticas e troca permanente de experiências com outros empresários.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários