Primeira médica da família relembra: “Atravessei o luto, mas sustentei meu sonho”
Da formatura à liderança acadêmica, uma história de força, propósito e transformação
Há 10 anos, após ter perdido os pais, Taynah Repsold viveu um dos momentos mais simbólicos: a formatura em Medicina.
Tornou-se a primeira médica e, mais tarde, também a primeira mestre de sua família. Em 2019, concluiu a residência médica na Santa Casa de Vitória. Em 2022, tornou-se mestre pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Médica de família e comunidade, Taynah, em 2023, inaugurou com o irmão a Clínica Castanheiras. “O projeto nasceu de um sonho antigo: oferecer uma medicina mais humana, de excelência e enraizada em valores familiares”.
Nesses 10 anos, Taynah, que tem 35 anos, ingressou no doutorado, assumiu cargos de gestão na residência médica do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi/Sesa), publicou artigos e capítulo de livro, lecionou, orientou residentes e fez estágios no Sírio-Libanês e em Nova Iorque. Casou-se, teve dois filhos e deve concluir o doutorado pela Ufes neste ano.
“Ao olhar para a Taynah de 2016, eu sinto, acima de tudo, respeito pela resiliência que precisei desenvolver tão cedo. Era muito jovem, atravessando o luto, mas ao mesmo tempo sustentando um sonho. Segui em frente mesmo diante de todas as dificuldades, apenas com a decisão firme de aprender e de me tornar a melhor médica que eu pudesse”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários