Doze mil vagas em 52 cursos de graça para aprender profissão
As oportunidades fazem parte do programa Qualificar ES. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 12
Para quem deseja começar o ano com uma nova profissão ou se aperfeiçoando para o mercado de trabalho, mais de 12 mil vagas em cursos de qualificação estão abertas em 47 cidades do Espírito Santo.
As oportunidades são gratuitas e fazem parte do programa Qualifica ES, do governo do Espírito Santo. São 52 cursos ofertados de maneira presencial, com início previsto para 3 de março.
As inscrições vão até o dia 12 de fevereiro e podem ser feitas pelo site do qualificar.es.gov.br.
Assistente de segurança do trabalho, auxiliar de laboratório, barbeiro, cuidador de idosos, design de sobrancelhas e cuidados com a pele, marketing digital e unha em gel, são algumas das opções oferecidas pelo programa.
O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, explica que serão 32 aulas, com total de 120 horas, sendo que cada candidato pode escolher até dois cursos por CPF.
Para se inscrever o candidato deve ter, no mínimo, 16 anos completos na data da matrícula, residir no município onde o curso será ofertado e ser alfabetizado.
Bruno explicou que o Qualificar ES trabalha com eixo, como Gastronomia, Estética, Beleza, Gestão e Saúde, que tem alto grau de empregabilidade e de empreendedorismo.
“Para a escolha dos cursos olhamos a demanda e as características locais, além de termos todo cuidado para fazermos um ciclo e o mercado não ficar saturado”.
Segundo Bruno, os participantes dos cursos dos eixos Estética, Hospitalidade e Lazer, Produção Industrial e Produção Alimentícia vão receber um Kit Empreendedor de acordo com o curso concluído, mediante certificado de conclusão.
“A seleção é feita por ordem de inscrição. Se o candidato chegou na frente e preencheu os requisitos, a vaga é dele”, explicou.
De acordo com Bruno Lamas, quem participa do programa e deseja empreender após completar o curso e ganhar o certificado, pode pegar uma linha de crédito de até R$ 10 mil para pagar em três anos, com seis meses de carência.
Há ainda a oportunidade dos participantes fazerem o Qualificar Pré-Enem, programa que oferece plataforma de estudos on-line e gratuita. “Estamos em um momento de mobilização para construir um Estado mais desenvolvido economicamente”, destacou Bruno Lamas.
Aperfeiçoamento
“Tendências”
Gleicy Ellen Barbosa, de 35 anos, trabalha há 10 anos com unha de gel, um dos cursos oferecidos no Qualificar ES. No início da carreira, ela conta que fez muitos cursos para se qualificar e melhorar sua técnica.
Ainda hoje, Gleicy continua participando de workshops para aprender novas técnicas de decoração, sempre se atentando às tendências do mercado. “Quem atua na área tem que se aperfeiçoar, porque é um mercado que está em constante inovação”.
Saiba Mais
Qualificar ES
O programa oferta cursos de qualificação profissional gratuitos de forma presencial e on-line em várias áreas, com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação.
As vagas são ofertadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Para este edital, o governo está ofertando 12.245 vagas para a modalidade presencial.
Onde se inscrever
As inscrições podem ser feitas pelo site https://qualificar.es.gov.br. Os candidatos devem ler as orientações no edital e preencher o formulário de cadastro. As inscrições vão até o próximo dia 12.
Cada CPF poderá realizar até duas inscrições, desde que sejam para cursos diferentes e em turnos distintos.
Quem pode se inscrever
Podem se inscrever pessoas com mais de 16 anos, que residam no município onde o curso será realizado e sejam alfabetizadas.
A relação dos candidatos classificados e suplentes será divulgada no site do qualificar.es.gov.br no dia 25 deste mês.
Cronograma
Os cursos têm duração de 90 a 120 horas (média de dois meses e meio).
As aulas terão início no dia 3 de março e o término está previsto para o dia 14 de maio.
Ao final, os alunos com a presença de no mínimo 75% da carga horária terão direito ao certificado de conclusão do curso.
Kit
Os participantes dos cursos dos eixos Estética (Maquiagem; Design de Sobrancelhas e Cuidados com a Pele, Barbeiro, Escova e Penteados, Unha em Gel); Hospitalidade e Lazer (Decoração de Festas e Balonista Designer); Produção Industrial (subárea Moda); e Produção Alimentícia (subárea Gastronomia) vão receber um Kit Empreendedor de acordo com o curso concluído, mediante o certificado.
Onde estão as vagas
Nesta edição, serão ofertadas vagas em 47 municípios diferentes do Estado, com opção de 52 cursos.
Municípios
Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
Os cursos
Agente comunitário de saúde.
Agente de combate às endemias.
Argiloterapia e revitalização facial.
Assistente administrativo.
Assistente de contabilidade.
Assistente de logística.
Assistente de logística portuária.
Assistente de planejamento, programação e controle de produção.
Assistente de secretaria escolar.
Assistente de segurança do trabalho.
Atendente de estabelecimento dos serviços de saúde.
Auxiliar de departamento financeiro.
Auxiliar de estoque e armazenamento.
Auxiliar de laboratório.
Auxiliar de recursos humanos e departamento pessoal.
Balconista de farmácia.
Barbeiro.
Berçarista.
Biscoitos caseiros.
Comandos elétricos.
Comida de boteco.
Comida de festa.
Cozinha básica.
Cuidador de idosos.
Cuidador de Pessoas com Deficiência.
Cuidador infantil.
Design de sobrancelhas e cuidados com a pele.
Doces para festas.
Eletricista instalador predial de baixa tensão.
Inclusão digital.
Informática avançada.
Informática básica.
Informática e redes sociais.
Informática intermediária.
Inglês básico.
Maquiagem.
Marmitas congeladas.
Marketing digital.
Massagem relaxante.
Massas italianas
Montador e reparador de computadores.
Panificação.
Pizzaiolo.
Porteiro.
Preparação de salgados.
Recepcionista.
Socorrista nível básico.
Técnicas de atendimento e vendas.
Tortas doces e salgadas.
Unha em gel.
Vendas no e-commerce e marketplace.
Word e Excel.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários