Fies: inscrições para financiar faculdade começam nesta terça
Ao todo, são oferecidas mais de 67 mil vagas. Candidato deve ter feito Enem a partir de 2010 e ter renda de até três salários mínimos
De terça-feira (3) até sexta-feira (6) estarão abertas as inscrições para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa, do governo federal, financia graduações em instituições particulares a juros zero.
O processo seletivo do primeiro semestre irá ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades. Mas é preciso atender a alguns critérios.
O técnico pedagógico da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Nikolai Nunes, explica que o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
“Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos e sem zerar a redação”.
A inscrição é feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Durante o processo, o estudante informa a renda e pode escolher até três opções de curso, considerando turno e instituição. “A partir daí, é possível acompanhar diariamente as notas de corte”, explica Nikolai.
O diretor do Gama Pré-Vestibular, Paulo Victor Scherrer, ressalta que as opções podem ser alteradas até o fim do prazo. “O processo funciona como um ‘leilão de vagas’, mas o que vale são as escolhas registradas no sistema ao final do período”, afirma.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro com os pré-selecionados, que deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Quem não for convocado entra automaticamente na lista de espera.
“Os pré-selecionados são os que têm grande chance de conseguir o financiamento, desde que depois comprovem corretamente todas as informações exigidas”, complementa Paulo Victor.
Uma das novidades do programa é a possibilidade de conseguir até 100% de financiamento pelo Fies Social, voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Para Paulo Victor, a dica de ouro é se antecipar. “Muitos alunos são desclassificados por documentação incompleta. É bom pesquisar e adiantar o que for possível”.
Isabely Almeida, 19 anos, vai se inscrever no Fies para tentar uma vaga em Medicina. “Estou confiante. Sempre gostei da área da saúde e quero ser pediatra”.
Medicina
Boas expectativas
A estudante Sabrina Andrade dos Santos, 18 anos, vai tentar uma vaga pelo Fies para realizar o sonho de cursar Medicina.
“Ainda não sei em qual área quero seguir, mas desde criança tenho o sonho de ser médica”.
A jovem está com boas expectativas para conseguir a vaga. “Eu me dediquei bastante no último ano. Acho que consigo passar”.
Saiba Mais
Inscrições
Estarão abertas entre terça-feira (3) e sexta-feira (6).
Para se inscrever, basta acessar o site acessounico.mec.gov.br/fies.
Critérios
Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 sem ser como treineiro.
Ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas.
Não ter zerado a redação.
Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Resultado
No dia 19 de fevereiro, serão divulgados os candidatos pré-selecionados, que precisam completar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro.
Lista de espera
Quem não estiver na pré-seleção entra automaticamente na lista de espera que terá convocação entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários