Agências do INSS não terão atendimento entre quarta e sexta-feira desta semana
Sistema passará por manutenção e serviços ficarão indisponíveis
O sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passará por manutenção entre esta quarta-feira (28) e sexta-feira (30). Durante o período, não haverá atendimento a aposentados e pensionistas de forma presencial, pelo portal e aplicativo Meu INSS nem pela Central 135.
O Meu INSS e a Central Telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h de quarta.
A manutenção envolve a migração de dados de um sistema computacional antigo para um mais recente. A Dataprev, empresa responsável pela infraestrutura tecnológica do INSS, conduzirá a atualização que, segundo o órgão, deve trazer mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos segurados.
Nos dois últimos fins de semana, o INSS abriu agências como parte de uma força-tarefa para desafogar a agenda e permitir que beneficiários que dependem de serviços presenciais —como perícias médicas e atendimento administrativo— não fossem prejudicados pela interrupção técnica. Segundo o instituto, mais de 21 mil atendimentos foram antecipados apenas no último fim de semana.
O INSS também disse que será garantido reencaixe para quem preferir atendimento em dia útil após o restabelecimento dos sistemas.
SISTEMA COM LENTIDÃO
Nas últimas duas semanas, o Meu INSS tem apresentado instabilidade e lentidão. Desde a noite de segunda-feira, há relatos nas redes sociais sobre dificuldades para acessar os serviços do instituto, tanto pelo aplicativo quanto pelo site.
Segundo a Dataprev, a instabilidade foi causada por um aumento atípico no volume de acessos. Segundo a empresa, a média diária costuma ser de aproximadamente 3,5 milhões de acessos, mas os registros consolidados apontaram alta de 202,9% na segunda-feira passada (19), com 10,6 milhões de acessos; de 208,6% na terça (20), chegando a 10,8 milhões; e, até as 13h da última quarta-feira (21), aumento de 68,6%, totalizando 5,9 milhões.
A Dataprev afirma que há três motivos principais para o aumento no fluxo. O primeiro é a maior procura pela consulta da margem disponível para empréstimo consignado, em decorrência do reajuste do salário mínimo a partir deste mês, que passou para R$ 1.621.
A empresa também diz que há maior fluxo de desbloqueio de empréstimos após a virada da folha de
pagamento, procedimento que passa a depender do cadastramento da biometria, conforme as regras do INSS em vigor desde novembro.
"A concentração ocorre também após a divulgação da ocorrência de uma indisponibilidade programada dos sistemas, entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro", adiciona a Dataprev.
PRAZO PARA CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Nesta segunda-feira (26), o INSS também anunciou que aposentados e pensionistas que desejam contestar descontos indevidos em seus benefícios terão até o dia 20 de março para registrar o pedido nos canais oficiais do instituto. O prazo, que se encerraria no dia 14 de fevereiro, foi prorrogado, segundo o instituto para garantir o amplo direito dos beneficiários.
O instituto reconheceu que desde semana passada beneficiários enfrentam instabilidades no Meu INSS, diz que foi surpreendido com a situação e que vem mantendo contato diário com a Dataprev.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários