Corpo de Bombeiros oferece colônia de férias educativa a crianças
Projeto completa dois anos em 2026, e consiste basicamente em oferecer atividades educativas e saudáveis no período de férias
Janeiro é o mês das férias, e para não passar em branco, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) lançou a edição 2026 do Projeto "BOM Peixinho", que começou na segunda-feira (26). A colônia de férias vai durar sete dias, e reunirá cerca de 40 crianças de 9 a 12 anos, que residem em Vila Velha.
O projeto completa dois anos em 2026, e consiste basicamente em oferecer atividades educativas e saudáveis no período de férias escolares para crianças que vivem em comunidades socialmente vulneráveis. O Projeto é desenvolvido em municípios priorizados no Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente.
O principal objetivo é ensinar métodos de prevenção a afogamentos, oferecendo aos pequenos, dicas de primeiros socorros e salvamento aquático. Além disso, os participantes também aprendem sobre outros assuntos ligados ao Corpo de Bombeiros. Prevenção e combate a incêndios, educação ambiental e consciência ecológica são alguns dos temas abordados. Outros assuntos importantíssimos também são abordados, como prevenção ao uso de drogas e cuidados pessoais com higiene e saúde.
As aulas acontecem das 13 horas às 18h, durante uma semana. São inclusos aulas práticas em piscinas e praias, visitas ao Projeto Tamar, ao Projeto Baleia Jubarte e a unidades policiais e de bombeiros, além das palestras sobre temas relevantes. Serão disponibilizados, gratuitamente, roupas de banho e itens de uso pessoal. Quem finalizar o curso, poderá comemorar com um lindo certificado.
Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) indicam que, em 2025, 141 pessoas morreram afogadas no Espírito Santo. É por esse motivo que o projeto BOM Peixinho é essencial para diminuir esses dados, a fim de compartilhar educação e conhecimento sobre temas relevantes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários