“Mangás” fazem sucesso em bibliotecas do Transcol
Quadrinhos japoneses são os preferidos dos adolescentes que utilizam o projeto. Mais de 2 mil empréstimos já foram realizados
Você já ouviu falar dos “mangás”? Os quadrinhos orientais, fenômeno na cultura pop e entre a juventude, estão fazendo sucesso na Biblioteca Transcol, projeto que oferece livros gratuitamente para usuários do Sistema Transcol.
Mais de dois mil empréstimos de mangás foram registrados nas oito unidades da Biblioteca Transcol desde a reinauguração do projeto, em julho do ano passado.
Os quadrinhos orientais foram muito procurados por crianças e adolescentes, conta o coordenador do projeto Biblioteca Transcol e bibliotecário, Igor Souza.
“Fomos muito demandados por esse tipo de leitura. Então, em dezembro do último ano, adquirimos 297 novos mangás e manhwas, assim como novas unidades para completar a coleção do Harry Potter”, disse.
Mangá é um tipo de história em quadrinhos japonesa, tradicionalmente em preto e branco, e lido da direita para a esquerda. Já manhwa é a versão sul-coreana, geralmente colorido.
É comum ver estudantes frequentando as unidades do projeto Biblioteca Transcol, que é administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), em horários de entrada e saída escolar, explica o coordenador.
“É muito gratificante saber que nosso jovens, mesmo com tantas telas à disposição, estão pegando os mangás emprestados diariamente. Os maiores pico de jovens são nos horários de entrada e saída da escola, e geralmente um divulga para o outro, e isso gera um efeito cascata”, contou Igor.
Além de livros, mangás e manhwas, a biblioteca também conta com livros em áudio, pensados para atender pessoas com baixa visão e deficientes visuais. Os audiobooks podem ser conferidos no catálogo on-line no site do projeto.
Carlos Antonio dos Anjos, de 13 anos, conta que já pegou 11 mangás emprestados no projeto, todos da série One Piece, que conta a história de piratas aventureiros.
“Pego mangás e livros emprestados desde o ano passado, e desde então, estou lendo mais. É fácil ter acesso aos exemplares, já peguei com meus irmãos também. Eu pego um mangá atrás do outro e vou lendo, me considero um leitor contumaz”, contou.
De acordo com a Secult-ES, o projeto Biblioteca Transcol conta atualmente com 738 títulos e 9.674 exemplares. Já no caso dos mangás, são 77 títulos e 690 exemplares.
Fique por Dentro
Demon Slayer é um dos destaques
Quadrinhos orientais
Mangás e manhwas são histórias em quadrinhos orientais, populares entre crianças, adolescentes e jovens no Brasil e em todo o mundo.
Dos 7.039 empréstimos de mangás, manhwas e livros registrados de julho do ano passado até 15 de janeiro deste ano no projeto Biblioteca Transcol, 2.108 foram de mangás.
30% do total de empréstimos nas categorias infantil e juvenil foram de mangás/manhwas.
297 novos exemplares de quadrinhos do gênero foram adquiridos em dezembro do ano passado, após alta demanda de usuários.
Destaques para mangás
10 títulos de mangás e manhwas compõem o acervo do projeto.
Dandadan, Os Sete Pecados Capitais, Death Note, Jujutsu Kaisen, One Piece, Spy x Family, Demon Slayer, Amor Imaturo, Sem Sorte para Amar e O Único Destino dos Vilões é a Morte estão disponíveis.
Os destaques são Demon Slayer e One Piece, que agora contam com volumes contínuos do 1 ao 18.
O acervo também conta com os volumes de 1 ao 10 de Jujutsu Kaisen e Spy x Family.
Saiba mais
Projeto também tem livros em áudio
Livros nos terminais
O projeto Biblioteca Transcol foi reinaugurado em 15 de julho do ano passado, e a primeira unidade foi reaberta no Terminal de Jardim América, em Cariacica.
A proposta do projeto é oferecer empréstimo de livros gratuitos para usuários do Sistema Transcol.
Nove unidades estão em funcionamento até o momento, nos terminais de Jardim América, Itacibá e Campo Grande, em Cariacica; Itaparica, São Torquato e Vila Velha, em Vila Velha; Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe, na Serra.
Nova unidade e audiobooks
O Terminal do Ibes, em Vila Velha, receberá uma unidade da Biblioteca Transcol, que só deve ser entregue após a conclusão das reformas no local.
O projeto também conta com audiobooks, livros em áudio, pensados para usuários com baixa visão e pessoas com deficiência (PCD).
Para escutar os livros em áudio, basta acessar o site do projeto www.bibliotecatranscol.com.br
Programação em janeiro
Nesta sexta-feira (23), a banda de congo Vira Mundo vai se apresentar no Terminal de Jacaraípe, das 11 horas às 12 horas.
Já no dia 29, a cantora e compositora Eloá Puri vai fazer um show de MPB no Terminal de Campo Grande, também das 11 horas às 12 horas.
Os eventos são gratuitos para usuários do Sistema Transcol. A roleta dos terminais não ficará aberta para pessoas de fora.
Como se cadastrar?
Para pegar um livro emprestado, o leitor deve se cadastrar presencialmente ou através de formulário on-line encontrado nas redes sociais do projeto @bibliotecatranscol.
Dos cinco até os 11 anos, o usuário precisa ser cadastrado por um responsável legal. A partir dos 12 anos de idade, o usuário pode se cadastrar sozinho.
Prazo de devolução
Cada CPF pode pegar emprestado um livro por vez durante 20 dias. É possível renovar pelo mesmo tempo.
E se não devolver?
O cadastro fica restrito. A pessoa só poderá pegar um exemplar novamente quando doar outro livro.
Unidades reformadas
Os módulos do projeto passaram por reformas de marcenaria e de mobiliário.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários