X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 21°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES
  • ENEM
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 21°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • RADAR ECONÔMICO
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

“Mangás” fazem sucesso em bibliotecas do Transcol

Quadrinhos japoneses são os preferidos dos adolescentes que utilizam o projeto. Mais de 2 mil empréstimos já foram realizados

Nicolas Nunes
Nicolas Nunes
22/01/2026 - 13:36
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem “Mangás” fazem sucesso em bibliotecas do Transcol
Leitura no ônibus: Pedro Ângelo Fantin, de 17 anos, morador da Serra, vai entrar no segundo ano do ensino médio. Ele aproveita o trajeto para a escola, em Vitória, para ler. O adolescente conta que em seis meses já pegou 23 mangás emprestados na Biblioteca Transcol. “Meu título favorito é o One Piece, e o personagem que mais gosto é o Usopp. Nós, adolescentes, acabamos tendo certo tempo ocioso. Devemos ler durante o ócio, aproveitar esse tempo”, disse. |  Foto: Fábio Nunes/at

Você já ouviu falar dos “mangás”? Os quadrinhos orientais, fenômeno na cultura pop e entre a juventude, estão fazendo sucesso na Biblioteca Transcol, projeto que oferece livros gratuitamente para usuários do Sistema Transcol.

Mais de dois mil empréstimos de mangás foram registrados nas oito unidades da Biblioteca Transcol desde a reinauguração do projeto, em julho do ano passado.

Os quadrinhos orientais foram muito procurados por crianças e adolescentes, conta o coordenador do projeto Biblioteca Transcol e bibliotecário, Igor Souza.

“Fomos muito demandados por esse tipo de leitura. Então, em dezembro do último ano, adquirimos 297 novos mangás e manhwas, assim como novas unidades para completar a coleção do Harry Potter”, disse.

Mangá é um tipo de história em quadrinhos japonesa, tradicionalmente em preto e branco, e lido da direita para a esquerda. Já manhwa é a versão sul-coreana, geralmente colorido.

É comum ver estudantes frequentando as unidades do projeto Biblioteca Transcol, que é administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), em horários de entrada e saída escolar, explica o coordenador.

“É muito gratificante saber que nosso jovens, mesmo com tantas telas à disposição, estão pegando os mangás emprestados diariamente. Os maiores pico de jovens são nos horários de entrada e saída da escola, e geralmente um divulga para o outro, e isso gera um efeito cascata”, contou Igor.

Além de livros, mangás e manhwas, a biblioteca também conta com livros em áudio, pensados para atender pessoas com baixa visão e deficientes visuais. Os audiobooks podem ser conferidos no catálogo on-line no site do projeto.

Carlos Antonio dos Anjos, de 13 anos, conta que já pegou 11 mangás emprestados no projeto, todos da série One Piece, que conta a história de piratas aventureiros.

“Pego mangás e livros emprestados desde o ano passado, e desde então, estou lendo mais. É fácil ter acesso aos exemplares, já peguei com meus irmãos também. Eu pego um mangá atrás do outro e vou lendo, me considero um leitor contumaz”, contou.

De acordo com a Secult-ES, o projeto Biblioteca Transcol conta atualmente com 738 títulos e 9.674 exemplares. Já no caso dos mangás, são 77 títulos e 690 exemplares.


          Imagem ilustrativa da imagem “Mangás” fazem sucesso em bibliotecas do Transcol
Carlos Antonio dos anjos, de 13 anos, conta que pega mangás e livros emprestados desde o ano passado e, por isso, está lendo mais |  Foto: Kadidja Fernandes/at

Fique por Dentro

Demon Slayer é um dos destaques

Quadrinhos orientais

Mangás e manhwas são histórias em quadrinhos orientais, populares entre crianças, adolescentes e jovens no Brasil e em todo o mundo.

Dos 7.039 empréstimos de mangás, manhwas e livros registrados de julho do ano passado até 15 de janeiro deste ano no projeto Biblioteca Transcol, 2.108 foram de mangás.

30% do total de empréstimos nas categorias infantil e juvenil foram de mangás/manhwas.

297 novos exemplares de quadrinhos do gênero foram adquiridos em dezembro do ano passado, após alta demanda de usuários.

Destaques para mangás

10 títulos de mangás e manhwas compõem o acervo do projeto.

Dandadan, Os Sete Pecados Capitais, Death Note, Jujutsu Kaisen, One Piece, Spy x Family, Demon Slayer, Amor Imaturo, Sem Sorte para Amar e O Único Destino dos Vilões é a Morte estão disponíveis.

Os destaques são Demon Slayer e One Piece, que agora contam com volumes contínuos do 1 ao 18.

O acervo também conta com os volumes de 1 ao 10 de Jujutsu Kaisen e Spy x Family.

Saiba mais

Projeto também tem livros em áudio

Livros nos terminais

O projeto Biblioteca Transcol foi reinaugurado em 15 de julho do ano passado, e a primeira unidade foi reaberta no Terminal de Jardim América, em Cariacica.

A proposta do projeto é oferecer empréstimo de livros gratuitos para usuários do Sistema Transcol.

Nove unidades estão em funcionamento até o momento, nos terminais de Jardim América, Itacibá e Campo Grande, em Cariacica; Itaparica, São Torquato e Vila Velha, em Vila Velha; Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe, na Serra.

Nova unidade e audiobooks

O Terminal do Ibes, em Vila Velha, receberá uma unidade da Biblioteca Transcol, que só deve ser entregue após a conclusão das reformas no local.

O projeto também conta com audiobooks, livros em áudio, pensados para usuários com baixa visão e pessoas com deficiência (PCD).

Para escutar os livros em áudio, basta acessar o site do projeto www.bibliotecatranscol.com.br

Programação em janeiro

Nesta sexta-feira (23), a banda de congo Vira Mundo vai se apresentar no Terminal de Jacaraípe, das 11 horas às 12 horas.

Já no dia 29, a cantora e compositora Eloá Puri vai fazer um show de MPB no Terminal de Campo Grande, também das 11 horas às 12 horas.

Os eventos são gratuitos para usuários do Sistema Transcol. A roleta dos terminais não ficará aberta para pessoas de fora.

Como se cadastrar?

Para pegar um livro emprestado, o leitor deve se cadastrar presencialmente ou através de formulário on-line encontrado nas redes sociais do projeto @bibliotecatranscol.

Dos cinco até os 11 anos, o usuário precisa ser cadastrado por um responsável legal. A partir dos 12 anos de idade, o usuário pode se cadastrar sozinho.

Prazo de devolução

Cada CPF pode pegar emprestado um livro por vez durante 20 dias. É possível renovar pelo mesmo tempo.

E se não devolver?

O cadastro fica restrito. A pessoa só poderá pegar um exemplar novamente quando doar outro livro.

Unidades reformadas

Os módulos do projeto passaram por reformas de marcenaria e de mobiliário.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Carlos Antonio dos anjos, de 13 anos, conta que pega mangás e livros emprestados desde o ano passado e, por isso, está lendo mais

CIDADES

Cartórios passam a autenticar postagens feitas na internet para servir como prova

Carlos Antonio dos anjos, de 13 anos, conta que pega mangás e livros emprestados desde o ano passado e, por isso, está lendo mais

CIDADES

Bombeiros concluem trabalho em escombros de casa que desabou em Rio Bananal

Carlos Antonio dos anjos, de 13 anos, conta que pega mangás e livros emprestados desde o ano passado e, por isso, está lendo mais

CIDADES

Barra da Lagoa de Carapebus se rompe após dia de fortes chuvas

Carlos Antonio dos anjos, de 13 anos, conta que pega mangás e livros emprestados desde o ano passado e, por isso, está lendo mais

CIDADES

Corpo de Bombeiros alerta para maior chance de alagamentos na volta para casa

Ícone tags Tags audiobooks Biblioteca Transcol cultura pop leitura juvenil mangás manhwas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

ENEM

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
ENEM
Prêmio Band Cidades Excelentes
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM