Corpo de Bombeiros alerta para maior chance de alagamentos na volta para casa
Maré alta unida ao acúmulo de chuvas do dia aumenta risco de alagamentos
Siga o Tribuna Online no Google
Após as fortes chuvas que atingem o território capixaba nesta quarta-feira (21), a Defesa Civil realizou uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação climática no Estado.
Diante dos transtornos que podem ser causados, como alagamentos e deslizamentos de terra, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, alertou a população sobre a possibilidade de dificuldades no tráfego de volta para a casa.
Segundo ele, além do volume de chuva acumulado em todo o dia, um outro fator pode provocar pontos de alagamento. O horário em que a maré vai estar mais alta está previsto nesta quarta para acontecer por volta de 17h30. A preamar (maré alta), unida ao acúmulo de chuva, aumenta o risco de que o capixaba enfrente pontos de alagamentos no trânsito.
"A preamar é a maré alta e a gente tem justamente esse horário em que as pessoas estão saindo de seus trabalhos. Então informar que as pessoas nesse horário devem ter um cuidado a mais porque está muito alagado, na rua tem buraco, tem galhos, uma série de coisas, então é importante ter esse cuidado", alertou Cerqueira.
PREVISÃO
Mais cedo, a Defesa Civil divulgou um boletim de avisos meteorológico, alertando para a previsão de chuvas persistentes de intensidade moderada a forte, com chances de descargas elétricas, trovoadas e vento intenso.
A situação é mais alarmante no setor Oeste, Caparaó, Sul e Regiões Serrana e Central do Estado, onde há alto risco excepcional devido a condições de tempo severo nesta quarta-feira (21).
Em todo o território capixaba, segundo o aviso da Defesa Civil, há chances de chuva persistentes de forte intensidade, acompanhada de raios, trovoadas e vento intenso, também sendo esperados acúmulos de água expressivos em todo o Estado ao longo do dia.
Dentre os riscos associados estão alagamentos frequentes, enxurradas, inundações, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e deslizamento de terra. Já na quinta (22) e sexta-feira (23), a previsão indica uma leve redução na intensidade e na frequência das chuvas.
Comentários