Fenômeno deve trazer chuvas intensas ao ES na próxima semana
Previsão é que chova entre 200 e 400 mm, que poderão ser acumulados no período de cinco dias
O Espírito Santo deve voltar a receber chuvas intensas a partir da próxima segunda-feira (19). A previsão é de que a segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do ano chegue ao Estado trazendo seus característicos volumes de chuvas, que perduram por vários dias consecutivos.
De acordo com a empresa Climatempo, o fenômeno deve ficar no Estado entre os dias 19 e 23 de janeiro, causado pelo deslocamento de uma nova frente fria pela costa do Sudeste. No Espírito Santo, são esperados grandes volumes de chuvas, entre 200 e 400 mm, que poderão ser acumulados no período de cinco dias.
Isso significa que, em muitos municípios capixabas, pode chover em cinco dias o equivalente à média de chuva para todo o mês de janeiro.
Os grandes volumes de chuva esperados durante o episódio podem causar muitos transtornos para a população como enchentes, alagamentos nos centros urbanos e deslizamentos de terra, por causa do encharcamento do solo. Por isso, fique atento:
Antes do temporal
Fique atento às previsões do tempo e alertas meteorológicos emitidos por fontes oficiais.
Evite deixar objetos soltos em áreas externas, como vasos, telhas soltas ou antenas, que podem ser arremessados pelo vento.
Em áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos, mantenha-se informado sobre os planos de emergência locais.
Durante o temporal
Evite sair de casa enquanto a chuva e os ventos fortes persistirem.
Não se abrigue debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas.
Em caso de raios, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Se estiver dirigindo, reduza a velocidade, mantenha distância de outros veículos e nunca atravesse ruas alagadas.
Em áreas urbanas, fique longe de bueiros, córregos e rios, que podem transbordar rapidamente.
Em situações de risco
Ao perceber rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, ou aumento rápido do nível da água, procure um local seguro imediatamente.
Siga sempre as orientações da Defesa Civil e, em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários