Mali vai às oitavas sem vencer na primeira fase
Com três pontos, a seleção assegurou o segundo lugar na chave, atrás apenas do Marrocos, que chegou a sete após vencer a Zâmbia por 3 a 0
Em duelo de pouca inspiração, Comores e Mali ficaram no empate por 0 a 0 ontem à tarde, em jogo na cidade de Casablanca (Marrocos) pela terceira rodada do Grupo A da Copa Africana de Nações 2025.
O resultado valeu uma vaga nas oitavas de final do torneio ao malineses, que encerraram a primeira fase sem vitórias. Antes, a equipe havia contabilizado outros dois empates, com Zâmbia (1 a 1) e Marrocos (1 a 1).
Com três pontos, no entanto, o Mali assegurou o segundo lugar na chave, atrás apenas do Marrocos, que chegou a sete após vencer a Zâmbia por 3 a 0. Comores e Zâmbia ficaram com dois pontos cada.
Com a vaga garantida, o Mali agora tenta a primeira vitória em duelo pelas oitavas de final no próximo sábado. O adversário será o vice-líder do Grupo C, a definir – Tunísia (três pontos), Tanzânia (um ponto) e Uganda (um ponto) brigam pela vaga.
África do Sul
A África do Sul também garantiu vaga ontem. Jogando em Marrakesh pela segunda rodada do Grupo B, os Bafana Bafana tiveram trabalho, mas conseguiram vencer o Zimbábue por 3 a 2 e asseguraram presença entre as 16 melhores equipes do torneio.
Com o resultado, os sul-africanos chegaram aos seis pontos e terminaram na segunda posição da chave – o Egito, com sete pontos, ficou com a liderança. O Zimbábue, por sua vez, foi eliminado e se despediu na lanterna do grupo com apenas um ponto.
A África do Sul precisou de pouco tempo para abrir ao placar. Logo aos 7 minutos do primeiro tempo, Tshepang Moremi recebeu de Lyle Foster dentro da área e chutou – a bola ainda desviou e enganou o goleiro Washington Arubi.
Mas os zimbabuanos chegaram ao 1 a 1 pouco tempo depois, logo aos 19 minutos: Tawanda Maswanhise fez jogada individual e bateu com categoria no canto esquerdo de Ronwen Williams para empatar.
Com tranquilidade, os sul-africanos souberam esperar para voltar à frente no marcador – e o fizeram em uma cabeçada de Lyle Foster aos 5 minutos do segundo tempo. Só que o Zimbábue empatou de novo aos 29 minutos em gol contra de Aubrey Modiba, que não conseguiu se esquivar após o rebote do goleiro.
Aos 35 minutos, o árbitro Mustapha Kechchaf assinalou pênalti para a África do Sul após checagem no VAR que atestou um toque de mão na área do Zimbábue. Oswin Appollis foi para a cobrança e mandou para o fundo das redes: 3 a 2.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários