Entenda o que vai mudar na seleção das universidades com a nota do Enem
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai passar a considerar o resultado das três últimas edições do Enem em 2026
A partir de 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá mudanças no cálculo das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos candidatos que fizeram a prova.
A novidade é que o sistema vai passar a considerar o resultado das três últimas edições do Enem (2025, 2024 e 2023), levando em conta a nota da edição que resulte na melhor média ponderada, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
O sistema escolherá automaticamente as notas que geram a melhor média ponderada para cada curso escolhido, desde que não tenha obtido zero na Redação e que o candidato não seja treineiro. O candidato que não for selecionado na chamada regular pode manifestar interesse na lista de espera.
As inscrições começam no dia 19 de janeiro e podem ser feitas exclusivamente pela internet, até 23 de janeiro, de forma gratuita. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vagas pelo portal de acesso único ao ensino superior.
O Sisu funciona em três etapas: período de inscrição, da chamada regular e a lista de espera. “Essa fase é decisiva, pois as instituições de ensino superior realizam convocações sucessivas para preencher as vagas que não forem ocupadas”, afirmou a professora de Química Jenifer Rigo, da EEEM Professor Renato Pacheco.
De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, e a matrícula junto às instituições começa a partir de 2 de fevereiro.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera no mesmo período.
Reações
Jenifer Rigo contou que as reações dos alunos para a novidade foram diferentes.
“Quem já concluiu o ensino médio enxergou uma chance de aproveitar notas anteriores. Mas quem está fazendo o Enem pela primeira vez ficou preocupado”, contou.
A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Regina Godinho, destaca que todo o processo de inscrição e matrícula será realizado de forma on-line.
“A Ufes já publicou o edital regulamentador no portal do candidato. Todo o processo é on-line, desde a inscrição até o envio da documentação. O estudante não precisa ir presencialmente à universidade”, afirma.
Mais oportunidade
O estudante Luiz Felipe Brandão, 18, fez o Enem pela primeira vez neste ano e conta que está com boas expectativas com a mudança no cálculo de notas do Sisu.
“Espero o melhor resultado. Quero cursar Design Gráfico na Ufes. Com as mudanças, acho que vou ter mais oportunidade para entrar onde eu quero, estou com muita fé nisso”, disse. Ele conta que neste ano teve muita dedicação para fazer o Enem, assim como em todo o ensino médio.
Entenda
Novo cálculo de nota
Em 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a considerar o resultado das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, de 2023, 2024 e 2025, considerando a nota da edição que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso.
Em caso de empate na utilização das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que o estudante obteve a maior nota em uma das disciplinas, conforme a ordem de prioridade.
As inscrições serão do dia 19 até 23 de janeiro, e podem ser feitas gratuitamente no site www.acessounico.mec.gov.br.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários