5 mil vagas disponíveis em cursos da Ufes com nota do Enem
Com seleção pela nota do Enem, candidatos podem cursar graduação de forma gratuita. Inscrições devem abrir em janeiro
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) divulgou o número de vagas e a quantidade de cursos que serão oferecidos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Ao todo, a instituição vai disponibilizar 5.007 vagas, distribuídas em 99 cursos de graduação.
As inscrições devem ser abertas em janeiro, logo após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, no site do Ministério da Educação (MEC). O processo é gratuito e on-line, e pode se inscrever quem realizou o Enem dos anos 2023, 2024 ou 2025.
Segundo a pró-reitora de Graduação da Ufes, Regina Godinho, a principal novidade para 2026 é a ampliação da oferta do curso de Medicina.
“A grande novidade é a abertura de 60 vagas para o curso de Medicina no campus de São Mateus, o Ceunes, com início das aulas no segundo semestre de 2026”, destaca a pró-reitora.
Medicina, Psicologia e as Engenharias continuam aparecendo entre os cursos mais disputados da instituição.
Regina reforça que todo o processo de inscrição e matrícula será realizado de forma on-line. “A Ufes já publicou o edital regulamentador no portal do candidato. Todo o processo é on-line, desde a inscrição até o envio da documentação. O estudante não precisa ir presencialmente à universidade”, afirma.
Das vagas, metade é obrigatoriamente destinada a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.
“Essas 5.007 vagas seguem a legislação federal, garantindo que 50% sejam destinadas a estudantes da escola pública. Dentro desse percentual, o próprio sistema do Sisu faz a subdivisão das vagas em subcotas”, ressalta Regina.
As cotas contemplam estudantes pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas e candidatos de baixa renda, além daqueles que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública e não se enquadram nas demais categorias.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, um portal para as instituições públicas de ensino superior disponibilizarem suas vagas para quem participou do Enem.
Nota será usada para Medicina
A estudante Eduarda Viega, de 24 anos, vai se inscrever para o Sisu no ano que vem para uma vaga de Medicina na Ufes. Ela fez o Enem neste ano e vai usar a nota, que ainda não foi divulgada, para concorrer à vaga.
Mas essa não é a primeira vez que Eduarda participa de uma seleção do Sisu. “Faço Enem desde 2018, mas tento para Medicina desde 2020. Estou atenta aos prazos e esperando divulgarem as datas”.
Ela conta que, antes de querer Medicina, no final do ensino médio, cogitou cursar Odontologia.
“Mas estava em dúvida. Eu já me interessava por Medicina e adorava séries que envolviam o dia a dia médico. A decisão veio em 2020, quando fazia cursinho pré-vestibular.”
Candidato pode escolher dois cursos
Calendário Sisu 2026
O calendário oficial do Sisu ainda não foi divulgado. As inscrições costumam ocorrer a partir da segunda quinzena de janeiro.
Inscrições
Durante o período de inscrições, o candidato deve entrar no site do Sisu, utilizando o login do Gov.br. O acesso é gratuito e feito exclusivamente pela internet.
Após o login, o sistema exibirá todas as instituições participantes. O candidato deve selecionar a Ufes como opção de universidade.
Escolha de cursos
O estudante poderá escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, informando o turno, o campus e a modalidade de concorrência.
No momento da inscrição, o candidato deve indicar se vai concorrer pela ampla concorrência ou por alguma das modalidades de cotas, conforme seu perfil (escola pública, renda, raça, pessoa com deficiência ou quilombola).
No último dia de inscrições, o Sisu divulga a última nota de corte parcial.
O resultado final (a lista de aprovados) costuma sair de 2 a 4 dias após o fechamento do sistema, para que o Ministério da Educação (MEC) possa processar os dados finais.
Matrícula
Todos os candidatos classificados, que tenham interesse em ingressar na Ufes, deverão realizar a Solicitação de Matrícula On-line e o Envio da Documentação obrigatória, via Internet, na qual o candidato confirmará seu interesse pela vaga.
É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar, por meio da página eletrônica www.sisu.ufes.br, as etapas, as convocações e os comunicados da Ufes quanto ao Processo Seletivo Sisu/Ufes 2026.
Todas as etapas, comunicados e eventuais pendências serão informados pelo portal do candidato, e-mail ou telefone.
Fonte: Regina Godinho e pesquisa AT.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários