Calor deixa 1.284 cidades do País em alerta até segunda-feira
A área sob o aviso vermelho abrange São Paulo e Rio de Janeiro, o norte do Paraná, o sul de Minas Gerais e o Espírito Santo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para uma onda de calor que atinge 1.284 municípios no Brasil.
A área sob o aviso vermelho abrange os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o norte do Paraná e o sul de Minas Gerais e Espírito Santo.
A categoria é a terceira e a mais grave do instituto, e segue até amanhã. O aviso superou o anterior, laranja (perigo), e indica risco à saúde com temperatura 5°C acima da média por mais de cinco dias.
Com a aproximação de uma frente fria, que leva chuvas ao Sudeste no início da semana, pode haver mudança nos termômetros, embora o tempo continue quente.
Especialistas alertam que ficar exposto ao calor extremo pode fazer com que o organismo sinta alguns efeitos que vão além do desconforto e do cansaço.
A prática pode causar desidratação, queimaduras solares, insolação, descompensação de doenças crônicas, entre outros.
cuidados
Vitor Brasileiro Fernandes, especialista em Clínica Médica da Unimed Sul Capixaba, conta que o perigo é para todos, de todas as faixas etárias.
“A gente tem, claro, alguns perfis de pessoas mais suscetíveis, como bebês, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, como cardiopatias e hipertensão. Mas de maneira geral, o risco é para todos”, destaca.
A recomendação é para evitar o sol. Além disso, fazer refeições leves e, caso queira aproveitar o dia ao ar livre, preferir horários em que o sol não esteja tão forte.
A dermatologista Karina Mazzini ressalta que a exposição ao sol sempre deve ser feita de maneira indireta.
“Além de bonés ou chapéus, preferir sombras, ombrelones, roupas claras, finas e de proteção, e sempre usar filtro solar”.
SAIBA MAIS
Perigo potencial
A vigência do aviso se mantém até amanhã, às 18h.
Leve risco à saúde.
Temperatura 5ºC acima da média por período de 2 a 3 dias.
Os municípios
Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Brejetuba, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Muniz Freire, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
Grande perigo
A vigência do aviso se mantém até amanhã, às 18h.
Risco à saúde.
Temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
Os municípios
Receberam alertas as cidades: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Fonte: Inmet.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários