Jovem sobre trabalho voluntário: “Recompensa é ver a felicidade das crianças”
Grupo Super Amigos Solidários atua em todo o Espírito Santo, com voluntários que se fantasiam de heróis e visitam hospitais e outras instituições
Não é só em revistas em quadrinhos e filmes que jovens super-heróis ajudam quem precisa. O grupo Super Amigos Solidários atua em todo o Espírito Santo, com voluntários que se fantasiam de heróis e visitam hospitais e outras instituições.
“Eu estudo para cursar Medicina, mas já cheguei a faltar aula para fazer visitas junto com o projeto, que conheci nas redes sociais. A gente não recebe para estar lá, a recompensa é ver a felicidade no rosto das crianças que visitamos”, contou Maria Eduarda Celestino, de 18 anos, o “Homem de Ferro” do grupo.
Ramon Pimentel, 23, é servidor público e cursa duas faculdades, mas não deixa de se vestir de “Flash” para levar alegria para crianças internadas em hospitais.
“Quero transformar momentos de tristeza em alegria, por mais que seja apenas por um dia. Isso transforma a criança, faz a diferença na vida de uma pessoa que a gente não tem noção”, disse.
Tatiana Massariol, 23, é farmacêutica, faz doutorado em Biotecnologia e também é professora de curso técnico. A “Princesa” do grupo conta que se dedica para levar um pouco da magia de contos de fadas para quem precisa.
“Minha maior motivação é saber que estou levando felicidade, alívio, tranquilidade, e um pouco da magia que histórias de princesas e contos de fadas trazem, principalmente para crianças”, disse.
Marcelo Miranda, 50, fundador do grupo e professor de Educação Física, conta que teve como primeiros voluntários ex-alunos.
“A formação original é de ex-alunos meus, mas hoje temos pessoas de todos os lugares. Os jovens que participam contam que o voluntariado muda a forma deles enxergarem a vida. Dizem que se sentem mais úteis, mais responsáveis e conectados com o próximo”, explicou.
Além de ajudar a desenvolver empatia, o fundador do grupo também afirma que o trabalho voluntário “desperta maturidade, ensina trabalho em equipe e desenvolve competências como organização, comunicação e capacidade para resolver problemas reais do dia a dia”.
Ações voluntárias espontâneas trazem efeitos para o bem-estar emocional dos jovens participantes, explica o psicólogo Gerson Abarca.
“Ações voluntárias espontâneas trazem benefícios para qualquer idade. No caso dos jovens, ajudam a quebrar uma tendência natural de comportamento de estarem mais preocupados consigo mesmos. Por isso, com certeza, o voluntariado vai fazer a diferença no processo de desenvolvimento do jovem”, destacou o psicólogo.
Roupas para crianças
Aos 9 anos de idade, Marina Cunico abdicou de uma festa de aniversário para criar a Lojinha da Marina.
O projeto, que existe há 10 anos, e tem espaço no Boulevard Shopping, em Vila Velha, ajuda seis mil crianças em situação de vulnerabilidade da Grande Vitória com doações de roupas e sapatos, explicou Marina, hoje com 19 anos.
“Foco em fazer solidariedade e reduzir desigualdades. Entre os dias 12 e 14 de dezembro faremos uma ação e queremos conseguir 15 mil itens e apoio financeiro. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelas redes sociais @marinacunico e @obemquecontagia”, disse.
Três mil voluntários e ações mensais
Atendimento médico, odontológico, nutricional, de fonoaudiologia, assessoria jurídica e pintura de fachadas. Esses são alguns dos serviços oferecidos pelo Super Voluntários, grupo com mais de 3 mil voluntários que atuam em ações solidárias em toda a Grande Vitória, conta o fundador Lucas Gazzinelli.
“Nosso objetivo é levar acesso à saúde e cuidados básicos para crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social. No próximo sábado, faremos uma ação com 150 voluntários no Morro do Quadro, em parceria com o Instituto Serenata d'Favela”, avisou.
Como participar
Super Amigos
Interessados podem procurar o grupo por meio do perfil do Instagram @superamigossolidarios.
Semeando Sorrisos
Novos voluntários recebem orientação antes de começar as atividades. Mais informações com o integrante Natan Neves: (27) 98802-0834.
Super Voluntários
Profissionais de qualquer área podem se voluntariar por meio de cadastro eletrônico através do perfil de Instagram do grupo @supervoluntarios.
Lojinha da Marina
O projeto aceita doações em pontos físicos de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra. Para mais informações, basta procurar os perfis de Instagram @marinacunico e @obemquecontagia.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários