Homem é preso suspeito de coordenar esquema de exploração sexual de menores
Três adolescentes foram resgatadas. Outras cinco menores exploradas pelo suspeito, incluindo uma menida de 11 anos, foram identificadas
Um homem, 52 anos, foi preso em flagrante suspeito de comandar um esquema de exploração sexual de menores, que funcionava em sua propriedade, localizada no bairro Barramares, em Vila Velha. O esquema foi desarticulado na última segunda-feira (22), quando duas adolescentes, de 16 anos, e uma de 14 anos foram resgatadas.
Após uma denúncia anônima, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), deu início às investigações que, além das três vítimas resgatadas, conseguiu identificar outras cinco menores exploradas pelo suspeito, incluindo uma menina de 11 anos. Duas das vítimas identificadas são do Estado de Minas Gerais.
Segundo o titular da DPCA, delegado Marcelo Cavalcanti, o suspeito aliciava as vítimas por meio das redes sociais. Quando as meninas já estavam no local, eram obrigadas a cobrar R$ 250,00 pelos serviços, sendo que R$ 50,00 era destinado ao suspeito.
"Quem denunciou, além de colocar foto, denunciou prints de que esse indivíduo tentava também coagir as meninas, por rede social, pelo Instagram especificamente. Chamava elas, aliciava, tentava fazer com que elas fossem colocadas ali", destacou Cavalcanti.
De acordo com as investigações, a casa onde o esquema funcionava era utilizada por indivíduos ligados ao tráfico de drogas da Região de Barramares, para promover festas que incluíam alto consumo de entorpecentes.
Na residência, que, conforme o delegado expôs, estava em condições totalmente inadequadas, foram encontrados indícios de que o local era utilizado como uma casa de prostituição.
O subsecretário de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Jordano Leite, afirmou que o órgão tem trabalhado de forma mais intensificada nos períodos noturnos e aos finais de semana, turnos em que crimes de exploração sexual são mais recorrentes.
"Passamos a disponibilizar e investir em escalas operacionais para que possibilite essas unidades não só a concluir inquéritos de forma mais rápida como também realizar operações. Operações noturnas e em finais de semana, que são os horários que mais ocorrem algumas das formas de exploração sexual", pontuou Leite.
O homem foi autuado por manter casa de prostituição, por rufianismo e por exploração sexual de criança e adolescente. Ele deve passar por audiência de custódia.
Já as vítimas foram acolhidas e encaminhadas para a Delegacia de Proteção à Criança e o Adolescente. Elas passaram por atendimento do setor do Instituto Social. Os responsáveis legais pelas menores poderão ser responsabilizados, de forma dolosa ou culposa, pela ocorrência.
As investigações seguem em andamento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários