Tutora é presa após cão ser resgatado em situação de maus-tratos em Viana
Mulher mulher havia sido notificada há mais de um mês, sendo orientada a adequar as condições de habitação do animal, mas não seguiu as orientações
A tutora de um cão, 47 anos, que mantinha o animal em situação de maus-tratos, foi presa na última terça-feira (16), no bairro Caxias do Sul, em Viana. O cão foi resgatado pela equipe de Bem-Estar Animal da Prefeitura do município.
Segundo o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, delegado Leandro Piquet, a mulher foi notificada há mais de um mês, sendo orientada a adequar as condições de manejo, abrigo, alimentação e bem-estar do animal.
No local, a equipe verificou que o cão vivia acorrentado, de forma ininterrupta, por um guia com menos de meio metro, em uma área externa, com mobilidade restringida, o que o impedia de ter descanso adequado e afastamento de situações de desconforto. Além disso, o animal estava sem acesso à água e comida.
Durante avaliação clínica e comportamental, a médica veterinária da equipe de Bem-Estar Animal, concluiu os maus-tratos oriundos da restrição extrema de liberdade de movimentos, da ausência de condições mínimas de bem-estar e do risco à integridade física e psíquica do animal
A tutora foi conduzida à 4ª Delegacia Regional de Cariacica. Ela deve responder pelo crime de maus-tratos a animal doméstico, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/98.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários