Novas medidas para evitar falta de água no verão em Guarapari
Ampliação da frota de caminhões-pipa e ações de combate a vazamentos estão entre as medidas do Plano Verão 2026
Com a expectativa de receber nos próximos dias um número de turistas até 10 vezes maior que sua população habitual – ultrapassando 1 milhão de pessoas –, Guarapari tem intensificado as articulações para evitar o desabastecimento de água, problema histórico da cidade, sobretudo durante a alta temporada.
Para isso, a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) apresentou ontem o Plano Verão 2026 para o município.
O anúncio foi feito durante reunião com lideranças comunitárias e empresários, que contou com a presença do presidente da companhia, Munir Abud, e do prefeito Rodrigo Borges.
Entre as medidas anunciadas está a transferência do Gabinete da Presidência da Cesan para Guarapari a partir desta semana, com permanência até o fim do verão. A proposta é acompanhar de perto as demandas locais e agilizar a solução de eventuais problemas.
“A população de Guarapari pode esperar com otimismo o trabalho da Cesan. A estratégia é que possamos passar este verão sem crise de desabastecimento. Sabemos que, eventualmente, alguns incidentes podem ocorrer, como problemas internos em prédios, mas estaremos prontos para resolver da forma mais célere possível”, afirmou Munir.
Além da maior proximidade no atendimento, a companhia informou que dará continuidade à implantação de Estações de Tratamento de Água (ETAs) modulares, com o objetivo de reforçar o abastecimento.
Também estão previstas a ampliação da frota de caminhões-pipa, a criação de uma equipe específica para atender registros de desabastecimento e ações de combate a vazamentos.
Munir destacou ainda que a empresa pretende repetir o modelo adotado no último verão, considerado o mais eficiente no enfrentamento do problema.
“Algumas dessas ações já mostraram resultados no verão passado, quando não registramos crises de falta de água. Queremos que este ano seja ainda melhor”, concluiu.
Prefeito da cidade, Rodrigo Borges reforçou a expectativa para um verão com menos problemas de abastecimento. “Esperamos que a Cesan faça como no ano passado e consiga entregar o serviço como no último verão, quando não faltou água devido às medidas eficazes”.
Usina para transformar água do mar em potável
Durante o lançamento do Plano Verão, o presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, adiantou detalhes do projeto da primeira usina de dessalinização do Espírito Santo, prevista para ser instalada em Guarapari. A unidade está sendo projetada para transformar até 1.200 litros de água do mar por segundo em água potável.
Segundo Munir, quando entrar em operação, a planta deverá ser a maior do Brasil e uma das maiores da América Latina.
“Não é uma realidade para este verão, mas seguramente para os próximos anos. Será de extrema importância para combater e acabar de vez com a crise de desabastecimento”, afirmou.
De acordo com o presidente da Cesan, o projeto já foi entregue e passará por ajustes antes de ser submetido à consulta pública.
“Embora seja a maior usina de dessalinização do País, não vai contar com um centavo de dinheiro público. Será toda em parceria com a iniciativa privada”, destacou.
Ainda segundo o presidente da companhia, a empresa também prevê investimentos de cerca de R$ 300 milhões em saneamento básico a partir de 2026, com início pela implantação de um novo sistema de esgotamento sanitário em Santa Mônica, na região Norte da cidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários