Polícia Federal faz operação contra fraudes em benefícios do INSS no ES
Servidora do instituto foi afastada das suas funções; prejuízo aos cofres públicos pode chegar a casa dos milhões
A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (11) uma operação contra um esquema de fraudes na concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Espírito Santo. De acordo com a corporação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e uma servidora do órgão foi afastada temporariamente das suas funçòes.
As investigações tiveram início após o Núcleo de Inteligência da Previdência Social identificar que a servidora havia autorizado benefícios de maneira irregular utilizando certidões falsas de casamento e em nome de um beneficiário que já tinha falecido.
Diante da constatação, foi feita uma varredura em processos com suspeita de irregularidades. Durante a verificação, foi constatado que a funcionária realizava agendamentos fora do horário de expediente e utilizava dados cadastrais de uma despachante que também estava envolvida diretamente com o esquema.
Ainda segundo a Polícia Federal, as fraudes identificadas até o momento alcançaram a cifra de cerca de R$ 200 mil. No entanto, a corporação estima que, com o avanço das investigações, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a casa dos milhòes de reais.
Os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação de documentos, uso de documentos falsos, estelionato previdenciário e inserção de dados falsos em sistema de informações.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários