Governo vai investir em ressocialização de detentos no ES
O objetivo é reduzir a reincidência criminal e fortalecer a segurança cidadã, além de buscar uma política penal mais humanizada
Os serviços de ressocialização em todo o Espírito Santo serão ampliados pela Secretaria da Justiça (Sejus). O objetivo é reduzir a reincidência criminal e fortalecer a segurança cidadã, além de buscar uma política penal mais humanizada.
O conjunto de ações contempla desde a ampliação do atendimento direto às pessoas egressas, por meio dos Escritórios Sociais, até a implementação de metodologias internacionais de gestão penal, como o modelo Risco-Necessidade-Responsividade (RNR).
Além disso, o programa prevê o fortalecimento das alternativas penais, com a implantação das Centrais Integradas de Alternativas Penais (CIAPEs), que oferecem mecanismos modernos e restaurativos para responsabilização sem encarceramento.
De acordo com o coordenador-geral da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, essas iniciativas formam o pilar do programa.
“O principal indicador do Moderniza-ES é a redução da reincidência criminal. Esses serviços de ressocialização, notadamente o modelo de avaliação de risco e tratamento, são essenciais para o Espírito Santo alcançar a meta pactuada com o BID”, destacou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários