Aposentados perdem até R$ 80 mil com golpe da falsa prova de vida
Vigaristas fingem ser servidores do INSS e entram em contato por vídeo dando supostas orientações, no objetivo de invadir contas
Golpistas se passando por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm enganado aposentados no Espírito Santo e causado prejuízos de até R$ 80 mil. A ação criminosa usa o pretexto de “corrigir dados” ou regularizar a “prova de vida”.
Uma das vítimas, um aposentado de 69 anos, relatou que o golpe começou com uma ligação recebida na terça-feira (2). Do outro lado da linha, criminosos diziam ser do INSS e que ele precisava fazer a prova de vida, sob risco de ter o benefício bloqueado. “Eles sabiam tudo sobre mim: nome, endereço, tipo de benefício. Por isso acreditei”.
Por dois dias, ele ficou horas em chamadas de vídeo com os criminosos — sempre com a logo do INSS exibida na tela, simulando oficialidade. “Eles mandaram eu compartilhar a tela e instalaram o aplicativo Meu INSS. Eu ia seguindo as orientações porque achava que estava fazendo o procedimento”.
Ao longo desse tempo, os criminosos foram acessando contas de outros bancos e financeiras. Ao final, além de retirar o valor da aposentadoria de R$ 984, eles ainda pegaram um empréstimo consignado em seu nome, no valor de R$ 912: “Eles tentaram outras transações, mas não tinha limite”.
O aposentado contou que, ao perceber o golpe, fez boletim de ocorrência. Na delegacia, ficou sabendo que outra vítima havia perdido R$ 80 mil dias antes.
Outra aposentada, de 65 anos, contou que criminosos se passaram por advogados ligados a um processo no qual ela é parte. “A mensagem inicial me parabenizava por uma suposta decisão favorável. Os golpistas disseram que, para que eu não tivesse o benefício bloqueado, era necessário realizar imediatamente uma prova de vida e transferir valores entre contas para 'liberar pendências'”.
A aposentada revelou que a argumentação era convincente, bem estruturada e acompanhada de falsos protocolos e instruções. “Acabei realizando o PIX conforme solicitado”. Ela ressaltou que o prejuízo financeiro foi de R$ 441, mas o impacto emocional foi maior.
“A sensação de vulnerabilidade, constrangimento, revolta por ter sido induzida sob manipulação”.
O advogado Christiano Menegatti também citou o caso de um cliente que foi vítima de um golpe da “falsa prova de vida”. O prejuízo chegou a R$ 22 mil.
“Era um cliente já em situação de vulnerabilidade por outras questões. Nesse caso, ligaram dizendo ser do INSS e que teria que fazer a prova de vida para que não corresse o risco de suspensão do benefício”, contou.
Para ganhar a confiança do aposentado, os golpistas chegaram a citar o nome do advogado, como se o contato tivesse sido passado por ele.
“Prova de vida não é feita por telefone”, alerta polícia
Diante de golpes aplicados por falsos servidores do INSS, titular do 7º Distrito Policial de Vila Velha, delegado Carlos Vitor de Almeida Silva, alerta que o INSS não entra em contato por telefone para realizar prova de vida.
Segundo ele, qualquer ligação, mensagem de WhatsApp ou SMS pedindo atualização de dados devem ser considerados golpe.
Carlos Vitor destacou que prova de vida passou por mudanças e é confirmada automaticamente por meio de qualquer interação que o beneficiário tiver com o INSS ou com o banco. “Isso já pode ser conferido no site do INSS ou no aplicativo Meu INSS”, explica.
Para o delegado, a participação da família é fundamental na prevenção. “Os familiares precisam orientar os idosos para que não passem dados pessoais, fotos de documentos ou códigos”.
Análise
“Vulnerabilidade digital dos idosos”
“O envelhecimento coincide, hoje, com o período de maior vulnerabilidade digital. E isso não é por falta de capacidade intelectual, mas por uma combinação de fatores sociais, emocionais e tecnológicos que aumentam risco de fraudes e violações de direitos.
Quem cresceu em um mundo menos marcado pela desconfiança tende a acreditar mais na palavra do outro. Golpistas se aproveitam disso, simulando ser funcionários de bancos, familiares pedindo ajuda ou supostos atendentes de serviços públicos.
A aparência “oficial” das mensagens e sites engana até mesmo pessoas com bom nível de escolaridade.
Como combater essa vulnerabilidade? Proteger o idoso no ambiente digital é uma responsabilidade compartilhada entre família, Estado, empresas e sociedade. Não basta dizer “tome cuidado”; é preciso criar condições concretas de segurança e acolhimento”.
Saiba Mais
O que é a Prova de Vida?
É a comprovação de que o aposentado, pensionista ou quem recebe benefício do governo ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário.
O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, deve ocorrer periodicamente.
Quem precisa comprovar?
Atualmente, a comprovação de vida dos beneficiários é feita de forma segura e automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal.
Com o novo sistema, 80% dos beneficiários já estão com a prova de vida válidas automaticamente, o que mostra que a grande maioria já não precisa se preocupar com o procedimento neste momento.
Para os demais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notifica os beneficiários. O aviso é enviado pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício.
Como regularizar a Prova de Vida?
Pelo o site ou aplicativo Meu INSS.
Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida on-line, pelo aplicativo ou site do banco;
Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.
Como funcionam os golpes?
Criminosos se passam pela Central 135 (do INSS).
Em alguns casos, instruem a pessoa a digitar “1” ou “2” para confirmar dados ou manter o benefício ativo.
A partir desse momento, os “falsos” servidores passam a solicitar dados pessoais, senhas ou transferências de dinheiro.
Também dão um passo a passo com instruções para que o benefício não seja suspenso. Dessa forma, eles realizam saques e empréstimos consignados em nome dos aposentados.
Como se proteger?
O INSS alertou que o órgão não realiza contatos diretos para solicitar a Prova de Vida.
Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.
Além disso, o INSS não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a Prova de Vida.
Desconfie de mensagens, ligação ou visita realizadas fora dos canais oficiais.
Jamais compartilhe dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas. Essas situações são tentativas de golpe!
Em caso de dúvida, confirme sempre nos canais oficiais do INSS: site gov.br/inss, aplicativo Meu INSS e Central 135 (de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas).
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