Expresso GV: novo corredor exclusivo de ônibus vai reduzir viagens em até 1 hora
O Expresso GV vai ter 6,5 km de extensão e será implantado no canteiro central da avenida Carlos Lindenberg
O governo do Espírito Santo anunciou na última quinta-feira (27) o início das obras do Expresso GV, corredor exclusivo para ônibus do Transcol que irá ligar Vila Velha a Cariacica. O modelo é o BRT, a sigla inglesa de Bus Rapid Transit, um corredor rápido para ônibus.
O corredor foi projetado para reduzir em mais de 50% do tempo de deslocamento dos passageiros que circulam pelos terminais de Jardim América, Ibes, São Torquato e Vila Velha.
Ele terá 6,5 km de extensão, será implantado no canteiro central da avenida Carlos Lindenberg e contará com 12 estações.
A velocidade hoje no trecho para ônibus atinge de 10 km/h a 12 km/h e poderá chegar a quase 25 km/h com a conclusão das obras.
“É como na Terceira Ponte, a gente ganhou 40 minutos. Você vai ganhar meia hora, 40 minutos, tem linha que ganha até 1 hora no corredor”, afirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
O projeto também prevê uma ciclovia e novos viadutos para readequação de fluxos e acesso à Segunda Ponte e requalificação de toda a avenida Lindenberg, com pistas laterais concebidas como corredor logístico para veículos de até 45 toneladas. O investimento é de R$ 298 milhões, com recursos do governo do Estado.
O governador Renato Casagrande afirmou que o cidadão terá a opção de mobilidade para se deslocar a pé e de bicicleta com mais segurança também, pois haverá a calçada cidadã e a ciclovia.
“É uma obra que prioriza o pedestre, o ciclista, o usuário do transporte público, mas também organiza o trânsito, o que é muito bom para os motoristas”, afirmou.
A primeira fase da obra começou da ponte do bairro Aribiri em direção à Segunda Ponte. A previsão de conclusão, segundo o governador, é de dois anos.
“Vai reduzir o tempo nesse trecho de 6,5 km, como a gente fez também na Terceira Ponte, como nós estamos fazendo agora no binário da Rodovia do Sol. Então, tudo isso vai ajudando a organizar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento de todo mundo”, destacou Casagrande.
Os Números
- 50% será a redução do tempo de deslocamento dos passageiros
- 25 km/h será a velocidade dos ônibus no trecho após as obras
Pontos vão sair das calçadas e ir para o canteiro central
Com as obras de revitalização ao longo dos 6,5 km, os pontos de ônibus sairão das calçadas e irão para o canteiro central do BRT.
“Essa é uma obra feita com engenharia em planejamento. Nenhum ônibus vai ser trocado. Justamente por isso a gente tem as estações”, disse o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Planejamento
Ele destacou que a obra vai ter todo um planejamento de remanejamento e informação que a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) vai trabalhar junto com as prefeituras de Vila Velha e Cariacica para organizar as mudanças.
“Nós vamos ter um transtorno grande no trânsito. É pavimento, é, é complexo, mas a gente vai tentar agora nas férias. Esse primeiro trecho do Aribiri foi escolhido porque tem menos desvio. Nas férias cai muito o trânsito, então a gente vai aproveitar para vencer o primeiro trecho e aí depois vem para os mais fáceis”, destacou o secretário.
O que muda
Expresso GV
Foi assinada na quinta-feira (27) a ordem de serviço para início das obras de implantação do Corredor Metropolitano Sul – o Expresso GV.
A obra vai conectar os municípios de Vila Velha e Cariacica por meio de um corredor exclusivo para ônibus.
Como será o corredor
O corredor será construído no canteiro central da avenida Carlos Lindenberg e terá plataformas para o embarque e desembarque dos passageiros.
As faixas destinadas a ônibus não poderão ser usadas para outros veículos, como motos e táxis.
Nova Lindenberg
Para a obra, a avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, terá requalificação do pavimento. No corredor para ônibus, será em concreto.
Calçadas
A obra contará com melhorias de calçadas e ciclovias, com retirada dos abrigos de ônibus e liberação dos espaços para o pedestre.
Para os demais veículos
Carros, caminhões e motos passarão a ter, em geral, outras três faixas de rolamento por sentido.
Em alguns pontos, os demais veículos que não circulam pelo corredor exclusivo terão duas faixas por sentido para trafegarem.
Ciclovia
Uma ciclovia será implantada no eixo central da Carlos Lindenberg.
Estações
Ao longo do trecho que vai da Glória, em Vila Velha, até o Terminal de Jardim América, em Cariacica, serão construídas estações de ônibus para embarque e desembarque em seis pontos.
Elas terão 12 plataformas de 40 metros (duas em cada estação, para atender os ônibus que passam em cada sentido da via), capazes de acomodar três ônibus convencionais simultaneamente.
As estações vão ficar na altura do Ibes, Ataíde (Colina), Santa Rita, Alecrim, Cobilândia e Cobi.
Apesar das plataformas serem no canteiro central, o traçado permitirá que o embarque e o desembarque sejam feitos pela porta da direita, sem necessidade de mudança para ônibus com portas pela esquerda.
Todas as estações serão cobertas, fechadas e iluminadas.
Serão instalados sistemas de videomonitoramento e painéis de informação em tempo real para os passageiros nas estações.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários