Ifes de Venda Nova investiga caso de injúria racial envolvendo estudantes
Vítima foi uma mulher que trabalhava entregando panfletos nas proximidades do instituto
O campus de Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) investiga um episódio de injúria racial envolvendo estudantes ocorrido nas proximidades da instituição na última segunda-feira (24). De acordo com o instituto, a vítima foi uma mulher que trabalhava entregando panfletos no local.
Logo após o ocorrido, o instituto usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso. "O Ifes condena, de forma veemente, quaisquer atos de preconceito, discriminação ou violência que atentem contra a dignidade humana e os valores que norteiam nossa instituição", disse a nota.
O campus afirmou ainda que, apesar de o fato ter ocorrido fora do ambiente institucional, irá apurar o caso e aplicar medidas educativas disciplinares aos alunos envolvidos. "Não compactuamos com atitudes que contrariem nossos princípios institucionais e reforçamos que o Ifes seguirá empenhado na promoção de ações educativas, preventivas e de enfrentamento a todas as formas de preconceito e discriminação", completou.
Em uma nova nota publicada nessa quinta-feira (27), o ifes informou que, na quarta (26), uma ação educativa foi realizada com todos os alunos do campus para orientação e conscientização relacionadas às temáticas das identidades, das relações étnico-raciais e do racismo.
O Ifes de Venda Nova informou, ainda, que uma equipe acolheu a vítima do episódio. Nas redes sociais, a mulher publicou um desabafo sobre o caso.
"Fiquei quieta por muito tempo em uma sociedade que via muitos sofrer racismo, eu mesmo acreditava que nunca tinha sofrido pois sou muito bem resolvida com minha cor! E chegou a hora de correr atrás dos nossos direito por mim e por todos que sofrem diversas formas de preconceitos não só em sua cor, é levantar a cabeça e aproveitar o apoio que estou tendo de tantas pessoas e mostrar ao mundo que se você ofende alguém tem consequências e que tem que ser punido pelas suas atitudes!", escreveu.
Leia a nota na íntegra:
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informa que condena, de forma veemente, quaisquer atos de preconceito, discriminação ou violência que atentem contra a dignidade humana e os valores que norteiam a instituição. O momento é de acolhimento, orientação e apuração dos fatos.
O Campus Venda Nova do Imigrante teve conhecimento das atitudes realizadas por um grupo de alunos nas proximidades do local. A vítima foi acolhida pela equipe do campus e, no momento, está sendo conduzida a identificação dos alunos envolvidos no episódio de injúria racial. Na quarta-feira (26), foi realizada ainda uma ação educativa com todos os alunos do campus, reforçando as atividades já realizadas regularmente para orientação e conscientização relacionadas às temáticas das identidades, das relações étnico-raciais e do racismo.
No caso de identificação dos estudantes envolvidos , a gestão do Campus Venda Nova, juntamente com o Conselho de Ética e Disciplina do Corpo Discente, atuará para a instauração de processo para a apuração da conduta dos alunos e aplicação de medidas educativas disciplinares.
O Ifes não compactua com atitudes que firam a dignidade das pessoas e contrariem os princípios institucionais, e reforça que seguirá empenhado na promoção de ações educativas, preventivas e de enfrentamento a todas as formas de preconceito e discriminação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários